Você está aqui: Página Inicial > Mobilidade Internacional > Procedimentos e submissão: Mobilidade Internacional Outbound para Estudantes de Graduação e Pós-graduação da Unespar

Procedimentos e submissão: Mobilidade Internacional Outbound para Estudantes de Graduação e Pós-graduação da Unespar

Solicitação de Saída para Mobilidade internacional de estudantes de Graduação e Pós-graduação da Unespar.

Mobilidade Internacional - Estudante de Graduação ou Pós-graduação

I. Como iniciar a busca de uma oportunidade de Mobilidade Internacional? 

1. Explore as informações disponibilizadas sobre nas abas "Convênios Vigentes", "Bolsas e Incentivos externos" e "Parcerias", disponíveis neste site.

  • Os Convênios Vigentes estabelecidos entre instituições estrangeiras e a UNESPAR, podem oferecer facilidades para a realização de Mobilidade Internacional. No entanto, é possível ampliar a busca para outras instituições (que poderão ou não solicitar a realização de um convênio). 
  • Em Bolsas e Incentivos externos estão disponibilizados os links de diferentes instituições que oferecem bolsas de estudo para estudantes brasileiros/as. A UNESPAR não possui convênios com essas instituições, mas as bolsas oferecidas podem ser usadas para a realização da Mobilidade Internacional de estudantes da UNESPAR.
  • Em Parcerias é possível encontrar as diferentes instituições parceiras da UNESPAR que podem fomentar ou  oferecer oportunidades de Mobilidade Internacional com e sem bolsa para estudantes de graduação e pós-graduação, a exemplo da Zicosur Universitário, uma rede formada por universidades públicas do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Chile e que tem como objetivo fortalecer a integração regional, propiciar o intercâmbio de experiências em Ensino, Pesquisa e Extensão, além de fomentar e de consolidar redes temáticas de docência/pesquisa, entre outras ações e o Santander Universidades, um programa que oferece esporadicamente oportunidades para mobilidade estudantil nacional e internacional em diferentes programas e editais específicos.

 2. Converse com os/as docentes do Curso de Graduação ou Pós-graduação que você está matriculado/a sobre o seu interesse em realizar Mobilidade Internacional. 

  • Você poderá contar com a experiência e o conhecimento dos/as docentes para aconselhamento sobre quais seriam os cursos e universidades de maior interesse na sua área de estudos. A Mobilidade Internacional deve ser realizada observando a área de seus estudos na UNESPAR.

  

3. Ao selecionar os cursos e universidades de maior interesse no exterior, busque as seguintes informações no site de cada instituição de interesse: 

    3.1. O calendário de submissão de candidatura de Mobilidade Internacional estabelecido pela instituição;

    3.2 Os tipos de Mobilidade Internacional que você poderá usufruir;

    3.3 Se existe exigência de convênio e de fluência pela apresentação de certificados de proficiência no idioma local.

  3.4 Estudantes interessados/as e/ou postulantes à candidatura de Mobilidade Internacional com ou sem bolsa lançados por parceiros da UNESPAR devem observar as informações nos editais específicos, quando houver

    3.5 Informe-se sobre os prazos e as documentações migratórias exigidas pela Polícia Federal brasileira e pelos órgãos competentes no país de destino com antecedência de no mínimo seis meses. Toda a documentação e realização do processo migratório, bem como os custos decorrentes deles, são de exclusiva responsabilidade do/a estudante postulante à Mobilidade Internacional. 

 

II. Como preparar uma Solicitação de Saída para Mobilidade Internacional? 

1. Definição do/a Tutor/a da UNESPAR e Carta de Aceite: para realização da Mobilidade Internacional é necessário definir um/a docente do seu Curso de Graduação ou Pós-graduação como seu/sua Tutor/a de Mobilidade Internacional na UNESPAR. Esse/a docente será responsável por acompanhar todos os processos acadêmicos e burocráticos relativos ao seu processo de Mobilidade Internacional.

    Obs: A declaração de Aceite de Tutoria do/a docente da UNESPAR consta no documento "Outbound Grad - Formulário Mobilidade Internacional" (observar o item os itens 2.1 Professor/a Tutor/a da Unespar e 5.2 Declaração de Responsabilidade do/a Professor/a Tutor/a da Unespar).

         1.1 Observar solicitações específicas do Edital em questão, quando houver, sobre a definição do/a Tutor/a da Instituição Estrangeira e a Carta de Aceite.

            1.1.1 Em caso de aplicação para um edital de candidatura em geral (da UNESPAR, de Parceiros ou de uma instituição estrangeira) com calendário próprio, observar, junto ao/à seu/sua Tutor/a da UNESPAR, as exigências de elaboração e submissão do plano de estudos e da proposta de candidatura, com ou sem a definição de um/a Tutor/a externo.     

                 1.1.2 Em caso de candidaturas independentes, que não dependem de um edital específico, estabelecer, junto ao/à seu/sua Tutor/a da UNESPAR, um/a Tutor/a da instituição estrangeira, que deverá fornecer uma Carta de Aceite de Mobilidade Internacional elaborada com base no modelo disponível e será responsável por acompanhar todos os processos acadêmicos e burocráticos relativos à Mobilidade Internacional na instituição estrangeira.

    • Obs: Todos os procedimentos de imigração exigidos pelo país pretendido devem ser realizados pelo/a estudante em mobilidade sem obrigatoriedade de acompanhamento pelo/a Tutor/a.


         1.2 Elaboração do Plano de Estudos:

             1.2.1 Aplicação por edital específicoCaso seja exigido um Plano de Estudos para a submissão da proposta de candidatura, o mesmo deverá ser realizado junto ao/à Tutor/a da UNESPAR, conforme modelo da UNESPAR ou outro específico do edital em questão, e ser previamente submetido Pelo Tutor/a da UNESPAR para apreciação, ciência e emissão de parecer do Colegiado de Curso de Graduação ou Programa de pós-graduação na UNESPAR. Uma vez aceita a candidatura, qualquer alteração no Plano de Estudos deverá ser acompanhada pelo/a Tutor/a da UNESPAR e informada ao Colegiado de Curso ou Programa de pós-graduação e ao ERI.

               1.2.2 Candidaturas independentesUma vez recebida a Carta de Aceite de Tutoria, o Plano de Estudos deverá ser realizado em diálogo entre  o/a estudante, o/a Tutor/a da UNESPAR e o/a Tutor/a da instituição estrangeira, conforme Roteiro disponível. Para tanto, é importante fazer o planejamento com base na grade curricular do Curso da UNESPAR e do Curso da universidade estrangeira. O Plano de Estudos deverá ser previamente submetido pelo/a Tutor/a da UNESPAR para apreciação, ciência e emissão de parecer do Colegiado de Curso de Graduação ou Programa de pós-graduação.

                        1.2.2.1 O Plano de Estudos deverá conter, obrigatoriamente, as etapas, os objetivos, o cronograma de estudos no período, a duração da Mobilidade Internacional com as datas de início e fim, considerando o calendário acadêmico das duas instituições e a programação de disciplinas e demais atividades a serem realizadas, incluindo o plano de equivalência de disciplinas para que, no retorno da Mobilidade Internacional, seja realizada a convalidação e o registro no histórico acadêmico do/a estudante

     

    III. Calendário de envio de Solicitações de Autorização de Saída para Mobilidade Internacional? 

    Será disponibilizado em breve um calendário permanente e válido para todo os tipos de mobilidade. No momento, devem ser seguidos os calendários específicos dos Editais disponíveis quando houver.

    A Mobilidade Internacional permite que o período de estudos na instituição estrangeira seja formalizado como parte de seus estudos na UNESPAR e, portanto, seja absorvido no seu histórico acadêmico. Contudo, é necessário realizar todos os procedimentos exigidos antes de realizar a mobilidade, incluindo a aprovacão da SOLICITAÇÃO DE SAÍDA PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL DE ESTUDANTES emitida pela.

    As etapas devem ser realizadas conforme o tipo de mobilidade pretendida (observar os itens 1.1 e 1.2 acima).

     

    IV. Envio da documentação ao Escritório de Relações Internacionais


    ETAPA 1 

    Escolha o tipo de mobilidade relacionada à sua solicitação e prossiga conforme orientado abaixo.

    Submissão por Edital Específico ou Candidatura Individual

    Depois de recebida a Carta de Aceite da instituição estrangeira, preencha o formulário de SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE SAÍDA PARA O EXTERIOR. A submissão deve ser realizada, via e-protocolo pelo/a Tutor/a na UNESPAR IMEDIATAMENTE APÓS a recepção da Carta de Aceite da Universidade estrangeira, contendo os seguintes documentos digitalizados (mínimo de 300dpi) :

             a) Carta de Aceite da instituição estrangeira (seguindo o roteiro disponibilizado).

             b)Plano de Estudos elaborado conforme o Manual de preenchimento ou modelo específico.

             c) Parecer de aprovação do Plano de Estudos da Mobilidade Internacional emitido pela Coordenação do Curso de Graduação ou Programa de Pós Graduação, com indicação da Ata em que consta a referida aprovação.

             d) Histórico acadêmico atualizado emitido pela SAC do Campus da UNESPAR.

             e) Comprovante de matrícula atualizado emitido SAC do Campus da UNESPAR.

             f) Cópia completa dos documentos submetidos à universidade estrangeira.

             g) Páginas de identificação do Passaporte válido (6 meses de validade além do período da mobilidade).

             h) Declaração de Custeio das Despesas de Mobilidade Internacional preenchida e comprovante de Bolsa de Estudos, se houver.

    i) Formulário de Solicitação de Saída para Mobilidade Internacional preenchido e assinado pelo/a estudante e pelo/a Tutor/a da UNESPAR.

    Observação: Uma vez recebido o aceite da instituição estrangeira, atente-se para as providências migratórias, que estão sob sua responsabilidade.

     

     

    ETAPA 2

     

    Recebido o retorno, via e-protocolo, da APROVAÇÃO NA ETAPA 1 pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) da UNESPAR, ENCAMINHE OS DOCUMENTOS ABAIXO AO ERI EM ATÉ 10 DIAS ÚTEIS.

         a) Comprovante da hospedagem no país de destino;
         b) Seguro Saúde referente ao período de estadia da Mobilidade Internacional no país de destino;
         c) Passaporte com visto de estudos do país de destino.
         d) Comprovante de bolsa de estudos, se houver.

    • ENVIO: Os documentos digitalizados (mínimo de 300dpi) solicitados neste item devem ser enviados para o email: mobilidade@unespar.edu.br, com o título: "Documentos da Etapa 2" e anexados, pelo/a Tutor/a na Unespar, ao e-protocolo do processo. 

    AGUARDE O AVISO DE RECEBIMENTO DOS DOCUMENTOS DA ETAPA 2. APÓS A CONFERÊNCIA E A APROVAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO DA ETAPA 2, A CARTA DE AUTORIZAÇÃO DE SAÍDA PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL SERÁ EMITIDA PELO ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNESPAR E ENVIADA AO SEU E-MAIL.


    IMPORTANTE: O ENVIO DOS DOCUMENTOS LISTADOS NAS ETAPAS 1 E 2 É OBRIGATÓRIO E EFETIVA PARA A SOLICITAÇÃO DO PROCESSO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL. O NÃO ENVIO DE TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS, PELOS MEIOS E PRAZOS AQUI ESTABELECIDOS, ANULA A SOLICITAÇÃO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL.

    V. Observações sobre o Processo Migratório e a Chegada ao País de Destino

    1. É de inteira responsabilidade do/a estudante arcar com todos os custos e realizar todos os procedimentos de obtenção de documentos, vacinas, vistos ou quaisquer outros, relativos ao processo migratório de saída do Brasil e entrada e permanência no país de destino para Mobilidade Internacional.

    2. O ERI recomenda fortemente que o/a estudante obtenha todas as informações necessárias sobre os documentos e procedimentos migratórios de saída do Brasil e de entrada e permanência no país de destino com a antecedência mínima de 6 meses da data pretendida para a Mobilidade Internacional. Especificamente sobre o passaporte, recomenda-se solicitar com antecedência ainda maior.

    3. As dúvidas sobre o processo migratório de saída do Brasil devem ser solucionadas junto ao Posto da Polícia Federal mais próximo da cidade em que o/a estudante tem residência. Sobre o processo de entrada e permanência no país de destino, as dúvidas devem ser solucionadas junto ao Consulado/Embaixada deste país.

    4. Após a chegada ao país de realização da Mobilidade Internacional informe seus meios de contato (como um novo número de telefone, por exemplo) ao Escritório de Relações Internacionais, ao/à seu/sua docente Tutor/a da Unespar e aos seus familiares.

     

    VI. Retorno à Unespar após a realização do período de Mobilidade Internacional

    1. Lembre-se que o período de afastamento do Curso de Graduação ou de Pós-graduação da Unespar para realização da Mobilidade Internacional é exclusivamente aquele previsto no Plano de Trabalho, incluindo o tempo de viagem de retorno ao Brasil, com prazo de 10 dias para reapresentação à Secretaria Acadêmica de seu Campus de origem. Fora desse prazo, uma vez que o calendário acadêmico esteja em andamento, faltas/presenças em atividades de Ensino, Pesquisa ou Extensão serão atribuídas como habitualmente.

    12. Munido/a de documentação que comprova a realização das atividades previstas no Plano de Trabalho da Mobilidade Internacional (como histórico escolar para comprovação de disciplinas cursadas e aprovadas; carta do/a Tutor/a internacional; certificados de atividades realizadas no exterior entre outros), elabore o Relatório de Atividades em Mobilidade Internacional.

    Observe: é importante que você providencie todos os documentos comprobatórios junto à universidade em que você realizou a Mobilidade Internacional e traga os documentos com você ao retornar ao Brasil.

    • ENVIOo Relatório de Atividades em Mobilidade Internacional (relatório de retorno da Mobilidade Internacional) deverá ser enviado ao ERI pelo email mobilidade@unespar.edu.br, incluindo as cópias digitalizadas (mínimo de 300dpi) de todos os documentos comprobatórios.

     

    3. Toda e qualquer tradução de documentação (tradução juramentada) que venha a ser solicitada  pela Unespar para efetivação das equivalências de disciplinas ocorrerão sob responsabilidade do/a estudante incluindo tanto as providências para obtenção da tradução quanto os custos decorrentes dela.

     

    VII. Observações Gerais

    1. As atividades da Mobilidade Internacional somente poderão ter início após a conclusão do trâmite total do processo de Mobilidade Internacional na instituição estrangeira e na Unespar.

    2. Caso a universidade estrangeira exija um convênio previamente firmado com a Unespar para realização da Mobilidade Internacional, você deverá aguardar a conclusão do trâmite para solicitar seu pedido de Mobilidade.

    3. Providencie todos os documentos imprescindíveis para sua viagem ao exterior, pois eles são de sua responsabilidade: passaporte, visto de estudante, vacinas, seguro de viagem e seguro saúde, exceto quando este seguro estiver previsto como item financiável no acordo interinstitucional. Você deverá enviá-los ao ao ERI antes de sua saída do Brasil (Etapa 2).

    4. Informe-se e cumpra os prazos estipulados para todos os processos envolvendo a Mobilidade Internacional (entrega de documentos; data de início e final da Mobilidade Internacional; entregas de relatórios e avaliações entre outros).

    5. Mantenha-se informado/a sobre os processos e procedimentos oficiais relativos à Mobilidade Internacional e em  comunicação ativa com seus/suas Tutores/as (Tutor/a da sua universidade estrangeira e Tutor/a da Unespar) e com o ERI da Unespar.

    6. Considere que as despesas relativas ao cumprimento da Mobilidade Internacional correm por sua conta, sem prejuízo de bolsas que possa obter das agências de fomento nacionais e internacionais.

    7.Informe-se sobre os costumes do país de destino com antecedência e aproveite o período de Mobilidade Internacional.

    8. Lembre que você é responsável pela veracidade de todas as informações e documentos fornecidos por você à Unespar.

     

    Dúvidas ou maiores esclarecimentos pelo e-mail mobilidade@unespar.edu.br