Você está aqui: Página Inicial > Mobilidade Internacional > Procedimentos e submissão: Mobilidade Internacional Outbound para Estudantes de Graduação e Pós-graduação da Unespar

Procedimentos e submissão: Mobilidade Internacional Outbound para Estudantes de Graduação e Pós-graduação da Unespar

Solicitação de Saída para Mobilidade internacional de estudantes de Graduação e Pós-graduação da Unespar.

Solicitação de Autorização de Saída para Realização de Mobilidade Internacional - Graduação e Pós-graduação

I. Como iniciar a busca de uma oportunidade de Mobilidade Internacional? 

1. Explore as informações disponibilizadas sobre nas abas "Convênios", "Bolsas e Incentivos" e "Mobilidade Zicosur", disponíveis neste site.

  • Os Convênios, estabelecidos entre instituicões estrangeiras e a Unespar, habitualmente oferecem vantagens e facilidades para a realização de Mobilidade Internacional. É possível ampliar a busca para outras instituições (que poderão ou não solicitar a realização de um convênio e, portanto, poderão ou não oferecer algum tipo de vantagem ou facilidade). 
  • Em "Bolsas e Incentivos" estão disponibilizados os links de diferentes instituições que oferecem bolsas de estudo a brasileir@s. A Unespar não possui convênios com essas instituições, mas as bolsas oferecidas podem servir à realização da Mobilidade Internacional. As dúvidas sobre essas oportunidades devem ser solucionadas com a respectiva instituição responsável.
  • A ZICOSUR UNIVERSITÁRIA é uma rede formada por algumas das universidades públicas do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Chile e tem o objetivo de fortalecer a integração regional, de propiciar o intercâmbio de experiências em Metodologia de Ensino, Pesquisa e Extensão, fomentar e de consolidar redes temáticas de docência/pesquisa, entre outras ações. A rede ZICOSUR oferece oportunidades de Mobilidade Internacional com e sem bolsa para estudantes de Graduação.
  • O PROGRAMA DE BOLSAS DO SANTANDER UNIVERSIDADES (chamado PROGRAMA SANTANDER) oferece um conjunto de oportunidades para Mobilidade estudantil nacional e internacional, dispostas em diferentes PROGRAMAS específicos, com abertura de chamadas anuais que ofertam bolsas de estudos, que podem ser conhecidos em https://www.santanderuniversidades.com.br.

 

2. Converse com os/as professores/as do Curso de Graduação ou Pós-graduação que você está matriculado/a sobre o seu interesse em realizar a Mobilidade Internacional. 

  • Você poderá contar com a experiência e o conhecimento dos/as docentes para aconselhamento sobre quais seriam os cursos e universidades de maior interesse na sua área de estudos. A Mobilidade Internacional deve ser realizada observando a área de seu Curso de Graduação ou Pós-graduação na Unespar.

  

3. Ao selecionar os cursos e universidades de maior interesse no exterior, busque as seguintes informações no site de cada instituição de interesse: 

     3.1. O calendário de submissão de candidatura de Mobilidade Internacional estabelecido pela instituição;

     3.2 Os tipos de Mobilidade Internacional que você poderá usufruir;

     3.3 Se existe exigência de fluência e/ou de apresentação de certificados de proficiência no idioma local.

     3.4 Estudantes interessados/as e/ou postulantes à candidatura de Mobilidade Internacional com ou sem bolsa pela RED ZICOSUR: DEVEM OBSERVAR O EDITAL ESPECÍFICO DESTA CHAMADA e devem ler também os seguintes documentos disponíveis no site da RED ZICOSUR:

         3.4.1 Programa de Movilidad Estudantil: Reglamento General. 

         3.4.2 Movilidad Estudiantil: Tabla de Equivalencia de Calificaciones. 

         3.4.3 Resolución Plenaria Nº 02/2013 (29/04/2013): Programa MOVILIDAD ESTUDIANTIL.

      3.5  Estudantes interessados/as e/ou postulantes à candidatura de Mobilidade Internacional com ou sem bolsa pelo PROGRAMA SANTANDER: DEVEM OBSERVAR O EDITAL ESPECÍFICO DESTA CHAMADA e devem ler também os documentos específicos indicados na própria chamada.

     3.6 Informe-se sobre os prazos e as documentações migratórias exigidas pela Polícia Federal brasileira e sobre os prazos e as documentações migratórias exigidas pelo país de destino com antecedência de no mínimo seis meses.Toda a documentação e realização do processo migratório, e os custos decorrentes deles, são de sua exclusiva responsabilidade. 

 

II. Como realizar a preparação de uma Solicitação de Saída para Mobilidade Internacional? 

4. Para definição do/a Tutor/a da Unespar e Carta de Aceite: para realização da Mobilidade Internacional é necessário que um/a docente do Curso de Graduação ou Pós-graduação que você está matriculado/a, torne-se seu/sua Tutor/a de Mobilidade Internacional na Unespar. Esse/a docente será responsável por acompanhar todos os processos acadêmicos e burocráticos relativos ao seu processo de Mobilidade Internacional.

    Obs: A declaração de Aceite de Tutoria do/a docente da Unespar consta no documento "Outbound Grad - Formulário Mobilidade Internacional" (observar o item "5.2 Declaração de Responsablididade do/a Professor/a Tutor/a da Unespar").

         4.1 EDITAIS DA RED ZICOSUR: observar o que é definido e solicitado no Edital específico.

         4.2 PROGRAMA SANTANDER: observar o que é definido e solicitado no Edital específico.

       4.3 DEMAIS EDITAIS: Sobre a definição do/a Tutor/a da Instituição Estrangeira e a Carta de Aceite: você tem duas opções de caminho, conforme o que mais se aplica à sua situação (escolha o Caminho 1 OU o Caminho 2 e siga até o final no mesmo Caminho escolhido). Observe a seguir:

              4.3.1 Caminho 1Para concorrer a um edital de candidatura estabelecido uma instituição estrangeira, via calendário próprio (específico ou permanente): em parceria com o/a seu/sua Tutor/a da Unespar, observe as exigências para elaborar e submeter a proposta de candidatura. Nesse caso, poderá ou não existir a definição de um/a Tutor/a a priori, o aceite da instituição estrangeira dependerá da concorrência e será fornecido pela instituição estrangeira.     

             4.3.2 Caminho 2Em caso de candidaturas que não dependem de um edital de candidatura estabelecido por uma instituição estrangeira, em consonância com o/a seu/sua Tutor/a da Unespar, deverá ser estabelecido, a priori, um/a Tutor/a da instituição estrangeira. O/a Tutor/a da instituição estrangeira deverá fornecer uma Carta de Aceite de Mobilidade Internacional elaborada conforme o Roteiro disponibilizado e será responsável por acompanhar todos os processos acadêmicos e burocráticos relativos ao seu processo de Mobilidade Internacional na instituição estrangeira. Você deverea lizar os procedimentos solicitados pela instituição estrangeira para a candidatura de Mobilidade Internacional.

    • Obs: Todos os procedimentos de imigração do país pretendido devem ser realizados por você e não possui acompanhamento do/a Tutor/a.


         4.4 Sobre a elaboração do Plano de Trabalho: observe os caminhos conforme o item anterior.

             4.4.1 Caminho 1Caso haja a necessidade da elaboração de um Plano de Trabalho para a submissão da proposta de candidatura, conforme exigências da instituição estrangeira, o mesmo deverá ser previamente submetido pelo/a Tutor/a da Unespar para apreciação, ciência e emissão de parecer do Colegiado de Curso da Unespar afeto. Uma vez aceita a candidatura, caso haja necessidade de alteração no Plano de Trabalho, esta alteração deverá ser acompanhada pelo/a Tutor/a da Unespar e informada ao Colegiado de Curso e ao ERI.

            4.4.2 Caminho 2Uma vez que você recebeu a Carta de Aceite de Tutoria, o/a docente Tutor/a da Unespar e o/a Tutor/a da instituição estrangeira, em diálogo com você, deverão desenvolver o Plano de Trabalho, conforme Roteiro disponibilizado [link]a ser realizado na instituição de destino durante a Mobilidade. Para tanto, é necessário ter em mãos a grade curricular do Curso da Unespar e do Curso da universidade estrangeira para fazer o planejamento adequado. O plano de trabalho deve ser aprovado pelo Colegiado de Curso da UNESPAR afeito.

                4.4.2.1 Sobre o Plano de Trabalho no Caminho 2: deverá conter as etapas, os objetivos, as disciplinas e demais atividades a serem cursadas, e o cronograma de estudos a ser realizado nesse período, conforme estabelecido no Roteiro de Plano de Trabalho de Mobilidade Internacional. 

           4.4.2.2 Deverá explicitar a duração da Mobilidade Internacional (ver Art. 42 do Regulamento de Mobilidade Internacional), indicando as datas de início e fim; e considerar o calendário acadêmico das duas instituições para planejamento do período de saída para a MI e retorno à Unespar.

              4.4.2.3 Deverá apresentar a programação de disciplinas e demais atividades a serem realizadas durante a MI. O planejamento de disciplinas já deverá incluir o estudo de equivalência de disciplinas para que, no retorno da MI, seja realizada a convalidação já planejada. Para tanto, é necessário ter em mãos a grade curricular do Curso da Unespar e do Curso da universidade de interesse.

     


    III. Existe um calendário de envio de Solicitações de Autorização de Saída para Mobilidade Internacional? 

    Sim. Este calendário é permanente e é válido para todo os tipos de mobilidade.

    Acesse aqui o novo Calendário Permanente, publicado no Edital 05/2019-ERI/UNESPAR, em vigor a partir de 29 de março de 2019.

    A Mobilidade Internacional permite que o período de estudos na instituição estrangeira seja formalizado como parte de seus estudos na Unespar e, portanto, seja absorvido no seu histórico acadêmico. Contudo, é necessário realizar todos os procedimentos descritos abaixo - ETAPA 1 e ETAPA 2 - antes de viajar, de modo a obter a APROVAÇÃO DA SOLICITAÇÃO DE SAÍDA PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL EMITIDA PELA UNESPAR.

    As etapas devem ser realizadas conforme o Caminho mais adequado à sua solicitação (observar os itens 4 e 4.1 acima citados acima).

     

    IV. Envio da Solicitação de Autorização de Saída para Mobilidade Internacional à Unespar


    ETAPA 1 


    5. Escolha o Caminho 1 OU o Caminho 2 e prossiga conforme orientado a seguir.

    5.1 Caminho 1

    Caso você receba a Carta de Aceite da instituição estrangeira como resultado de sua candidatura, reúna a seguinte documentação para

    SOLICITAR A AUTORIZAÇÃO DE SAÍDA PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL na universidade estrangeira. Realize a submissão IMEDIATAMENTE APÓS a recepção do aceite da universidade estrangeira.

             5.5.1 Documentos a serem encaminhados digitalmente (mínimo 300dpi) na submissão, por meio do FORMULÁRIO ONLINE:

             a) Carta/documento de Aceite de Mobilidade Internacional da instituição estrangeira.

             b)Formulário de Solicitação de Mobilidade Internacional Outbound preenchido e assinado pelo/a estudante e pelo/a Tutor/a da Unespar.

             c) Plano de Trabalho elaborado conforme o Roteiro disponibilizado.

             d) Parecer de aprovação do Plano de Trabalho de Mobilidade Internacional emitido pela Coordenação do Curso de Graduação afeto, com indicação da Ata em que consta a referida aprovação.

             e) Histórico acadêmico atualizado emitido pela Unespar.

             f) Comprovante de matrícula atualizado emitido pela Unespar.

             g) Cópia completa dos documentos submetidos à universidade estrangeira.

             h) Passaporte: incluir as páginas de identificação.

             i) Declaração de Custeio das Despesas de Mobilidade Internacional preenchida e Comprovante de bolsa de estudos (quando houver aprovação em Programa de Bolsa).

    Observação: Uma vez recebido o aceite da instituição estrangeira, atente-se para as providências migratórias, que estão sob sua responsabilidade.

     

    ACESSE O FORMULÁRIO ONLINE:

    A SUBMISSÃO DOS DOCUMENTOS AO ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS deve ser realizada pelo/a estudante que solicita a Mobilidade Acadêmica, por meio do FORMULÁRIO ONLINE (utilize uma conta Gmail para acesso e siga as orientações presentes  no próprio fomulário).

     

    5.2 Caminho 2

    Uma vez definidos/as os/as Tutores/as e preparado o Plano de Trabalho, o Plano de Trabalho e a Carta de Aceite você deverá realizar a submissão da Solicitação de Autorização de Saída para Monbilidade Internacional.

             5.2.2 Documentos a serem encaminhados digitalmente (mínimo 300dpi) na submissão, por meio do FORMULÁRIO ONLINE:

            a) Formulário de Solicitação de Mobilidade Internacional Outbound preenchido e assinado pelo/a estudante e pelo/a Tutor/a da Unespar.

            b) Carta de Aceite do/a Tutor/a da instituição estrangeira contendo as informações descritas no Roteiro de elaboração de Carta de Aceite.

            c) Plano de Trabalho elaborado conforme o Roteiro disponibilizado.

            d) Passaporte: incluir as páginas de identificação.

            e) Declaração de Custeio das Despesas de Mobilidade Internacional preenchida e assinada e Comprovante de bolsa de estudos (quando houver aprovação em Programa de Bolsa).

            f) Histórico acadêmico atualizado emitido pela Unespar.

            g) Comprovante de matrícula atualizado emitido pela Unespar.

    Observação: atente-se para as providências migratórias, pois elas são de sua responsabilidade.

     

    ACESSE O FORMULÁRIO ONLINE:

    A SUBMISSÃO DOS DOCUMENTOS AO ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS deve ser realizada pelo/a estudante que solicia a Mobilidade Acadêmica, por meio do FORMULÁRIO ONLINE (utilize uma conta Gmail para acesso e siga as orientações presentes  no prório fomulário).

      

    Uma vez tendo submetido a Solicitação de Saída para Mobilidade Acadêmica por meio do Formulário Online, aguarde a tramitação do processo e a notificação do ERI sobre o resultado da ETAPA 1.

     

    ETAPA 2

     

    6. Se você rebeceu o aviso de APROVAÇÃO NA ETAPA 1 enviado pelo Escritório de Relações Internacionai (ERI) da Unespar, será solicitado a você que ENCAMINHE OS DOCUMENTOS ABAIXO AO ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EM ATÉ 10 DIAS ÚTEIS DO RECEBIMENTO DA APROVACÃO NA ETAPA 1.

         a) Comprovante do local de sua hospedagem no país de realização da Mobilidade Internacional;
         b) Seguro Saúde referente ao período de estadia da Mobilidade Internacional no país de destino;
         c) Passaporte com visto de estudos do país de destino.
         d) Comprovante de bolsa de estudos, caso tenha recebido.

    • ENVIO: Os documentos digitalizados (mínimo de 300dpi) solicitados neste item devem ser enviados  para o email: mobilidade@unespar.edu.br, com o título: "Documentos da Etapa 2". 

     


    AGUARDE O AVISO DE RECEBIMENTO DOS DOCUMENTOS DA ETAPA 2. APÓS A CONFERÊNCIA E A APROVAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO DA ETAPA 2, A CARTA DE AUTORIZAÇÃO DE SAÍDA PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL SERÁ EMITIDA PELO ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNESPAR E ENVIADA AO SEU E-MAIL.


    IMPORTANTE: O ENVIO DOS DOCUMENTOS LISTADOS NAS ETAPAS 1 E 2 É OBRIGATÓRIO E EFETIVA A SOLICITAÇÃO DO PROCESSO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL. O NÃO ENVIO DE TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS, PELOS MEIOS E PRAZOS AQUI ESTABELECIDOS, ANULA A SOLICITAÇÃO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL.

    V. Observações sobre o Processo Migratório e a Chegada ao País de Destino

    7. É de inteira responsabilidade do/a estudante arcar com todos os custos e realizar todos os procedimentos de obtenção de documentos, vacinas, vistos ou quaisquer outros, relativos ao processo migratório de saída do Brasil e entrada e permanência no país de destino para Mobilidade Internacional.

    8. O ERI recomenda fortemente que o/a estudante obtenha todas as informações necessárias sobre os documentos e procedimentos migratórios de saída do Brasil e de entrada e permanência no país de destino com a antecedência mínima de 6 meses da data pretendida para a Mobilidade Internacional. Especificamente sobre o passaporte, recomenda-se solicitar com antecedência ainda maior.

    9. As dúvidas sobre o processo migratório de saída do Brasil devem ser solucionadas junto ao Posto da Polícia Federal mais próximo da cidade em que o/a estudante tem residência. Sobre o processo de entrada e permanência no país de destino, as dúvidas devem ser solucionadas junto ao Consulado/Embaixada deste país.

    10. Após a chegada ao país de realização da Mobilidade Internacional informe seus meios de contato (como um novo número de telefone, por exemplo) ao Escritório de Relações Internacionais, ao/à seu/sua docente Tutor/a da Unespar e aos seus familiares.

     

    VI. Retorno à Unespar após a realização do período de Mobilidade Internacional

    11. Lembre-se que o período de afastamento do Curso de Graduação ou de Pós-graduação da Unespar para realização da Mobilidade Internacional é exclusivamente aquele previsto no Plano de Trabalho, incluindo o tempo de viagem de retorno ao Brasil, com prazo de 10 dias para reapresentação à Secretaria Acadêmica de seu Campus de origem. Fora desse prazo, uma vez que o calendário acadêmico esteja em andamento, faltas/presenças em atividades de Ensino, Pesquisa ou Extensão serão atribuídas como habitualmente.

    12. Munido/a de documentação que comprova a realização das atividades previstas no Plano de Trabalho da Mobilidade Internacional (como histórico escolar para comprovação de disciplinas cursadas e aprovadas; carta do/a Tutor/a internacional; certificados de atividades realizadas no exterior entre outros), elabore o Relatório de Atividades em Mobilidade Internacional.

    Observe: é importante que você providencie todos os documentos comprobatórios junto à universidade em que você realizou a Mobilidade Internacional e traga os documentos com você ao retornar ao Brasil.

    • ENVIOo Relatório de Atividades em Mobilidade Internacional (relatório de retorno da Mobilidade Internacional) deverá ser enviado ao ERI pelo email mobilidade@unespar.edu.br, incluindo as cópias digitalizadas (mínimo de 300dpi) de todos os documentos comprobatórios.

     

    13. Toda e qualquer tradução de documentação (tradução juramentada) que venha a ser solicitada  pela Unespar para efetivação das equivalências de disciplinas ocorrerão sob responsabilidade do/a estudante incluindo tanto as providências para obtenção da tradução quanto os custos decorrentes dela.

     

    VII. Observações Gerais

    14. As atividades da Mobilidade Internacional somente poderão ter início após a conclusão do trâmite total do processo de Mobilidade Internacional na instituição estrangeira e na Unespar.

    15. Caso a universidade estrangeira exija um convênio previamente firmado com a Unespar para realização da Mobilidade Internacional, você deverá aguardar a conclusão do trâmite para solicitar seu pedido de Mobilidade.

    16. Providencie todos os documentos imprescindíveis para sua viagem ao exterior, pois eles são de sua responsabilidade: passaporte, visto de estudante, vacinas, seguro de viagem e seguro saúde, exceto quando este seguro estiver previsto como item financiável no acordo interinstitucional. Você deverá enviá-los ao ao ERI antes de sua saída do Brasil (Etapa 2).

    17. Informe-se e cumpra os prazos estipulados para todos os processos envolvendo a Mobilidade Internacional (entrega de documentos; data de início e final da Mobilidade Internacional; entregas de relatórios e avaliações entre outros).

    18. Mantenha-se informado/a sobre os processos e procedimentos oficiais relativos à Mobilidade Internacional e em  comunicação ativa com seus/suas Tutores/as (Tutor/a da sua universidade estrangeira e Tutor/a da Unespar) e com o ERI da Unespar.

    19. Considere que as despesas relativas ao cumprimento da Mobilidade Internacional correm por sua conta, sem prejuízo de bolsas que possa obter das agências de fomento nacionais e internacionais.

    20.Informe-se sobre os costumes do país de destino com antecedência e aproveite o período de Mobilidade Internacional.

    21. Lembre que você é responsável pela veracidade de todas as informações e documentos fornecidos por você à Unespar.

     

    VIII. Dúvidas sobre o encaminhamento de processos de Solicitação de Saída para Mobilidade Internacional? Escreva para mobilidade@unespar.edu.br