Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Bolsa para mestrado em administração de empresas ou administração pública (EUA - EUROPA)

O Programa START MBA/MPA do Instituto Ling, oferece bolsas de estudo parciais para MBA - Mestrado em Administração de Empresas e MPA - Mestrado em Administração Pública em universidades de primeira linha nos Estados Unidos e na Europa. Para concorrer às bolsas, o candidato precisa já ter sido aprovado para um mestrado de tempo integral na universidade .

O valor de cada bolsa concedida varia de acordo com a classificação dos candidatos no processo seletivo e com a necessidade individual de apoio financeiro. As bolsas do Programa Start MBA/MPA provêm de um fundo financeiro que é mantido com o apoio dos próprios bolsistas. Espera-se que os contemplados, ao concluírem os estudos e retornarem ao mercado de trabalho, retribuam a doação a este fundo, em valor equivalente ao recebido, possibilitando que novos participantes usufruam da mesma oportunidade.

Para participar do processo seletivo, você precisa:

1. Já ter sido aprovado para o MBA ou MPA nos Estados Unidos ou na Europa;

2. Ser brasileiro;

3. Comprovar a necessidade de apoio financeiro para realizar seu mestrado.  A situação familiar é critério de desempate – o programa dá preferência ao candidato com menos alternativas para viabilizar o projeto de estudo no exterior;

4. Nunca ter participado da etapa das dinâmicas de processos seletivos anteriores do Instituto Ling;

5. Garantir que o curso para o qual foi aprovado seja:

• Seja um mestrado full time;

• Tenha excelência reconhecida (preferencialmente, listado entre os 20 melhores classificados em um dos rankings disponibilizados pelo instituto);

• Tenha como data limite para início das aulas o dia 1º de fevereiro do ano imediatamente posterior ao de concessão da bolsa.

A inscrição no Programa Start MBA/MPA será feita mediante preenchimento de formulário:

a) informações pessoais e profissionais;

b) upload dos seguintes documentos:

1) Foto de rosto recente e colorida (Tamanho Passaporte - 5x7);

2) Currículo em uma página (em português ou inglês);

3) Carta de apresentação pessoal, em português e endereçada ao Instituto Ling, na qual expressará as razões pelas quais está solicitando uma bolsa de estudos e por que é merecedor de receber uma bolsa do Instituto Ling (limite de extensão: 2 páginas);

4) Carta de recomendação, preferencialmente do empregador ou liderança imediata;

5) Carta de aceitação da Universidade;

6) Cópia dos resultados do GMAT ou, na ausência deste, do GRE;

7) Cópia do “application”, incluindo “essays”;

• a. Despesas anuais do curso (tuition, fees, pre-term, material, etc.);

• b. Despesas anuais pessoais (moradia, alimentação, seguro-saúde, lazer, etc.);

• c. Despesas de viagem;

• d. Descrição dos recursos disponíveis (poupança, empréstimos, ajuda financeira dos pais, venda de bens, etc.);

• e. Valor da bolsa pretendida.

10) Cópia da Declaração do Imposto de Renda completa mais recente, discriminando a relação de bens móveis e imóveis e o comprovante de entrega:

• a. do candidato;

• b. dos seus pais; e

• c. do seu cônjuge (quando houver).

11) APENAS PARA MPA: Elaborar um texto respondendo à questão: "Que reformas institucionais seriam necessárias para tornar o Brasil um país mais justo e progressista?". Instruções:

• a. extensão mínima de uma página e máxima de duas;

• b. 30 linhas por página; e

• c. fonte Arial, tamanho 12;

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição

Clique aqui para acessar o edital completo

*Informações obtidas do Instituto Ling.