Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Bolsas de pós-graduação para cidadãos latino-americanos para realização de estágio de pesquisa e/ou especialização para o ano de 2021

A Organização Internacional ítalo-latino-americana - IILA está com edital aberto para Bolsas de pós-graduação para cidadãos latino-americanos. O projeto refere-se a realização de estágios de pesquisa e/ou especialização para o ano de 2021. As bolsas serão  financiadas pela Direção Geral de Cooperação em Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores da Itália.

As áreas de pesquisas relacionadas ao projeto são:  setores agroalimentar e de tecnologia de alimentos; sustentabilidade ambiental e energias renováveis; ciências da vida e biotecnologia; conservação, proteção e restauração do patrimônio cultural; e ciências da terra e uso de tecnologias espaciais para observação da terra.

A bolsa de estudo, que terá duração mínima de 3 meses e máxima de 6 meses, inclui:

a) um orçamento mensal de € 1.200 para as despesas de alimentação e alojamento;

b) seguro contra doenças, infortúnios e responsabilidade civil.

O custo de ida e volta do país de origem para a Itália ficarão totalmente a cargo do bolsista ou da Instituição da qual faz parte.

REQUISITOS INDISPENSÁVEIS:

• Ser cidadão de um dos países latino-americanos membros da IILA;

• Ter uma idade máxima de 40 anos. No caso de candidatos com filhos, o limite de idade estende-se de um ano por cada filho (até 3 anos/crianças);

• Ter obtido um diploma universitário em uma matéria diretamente relacionada ao setor para o qual se pede a bolsa e ter comprovada experiência;

• Apresentar um projeto concreto de trabalho/pesquisa/curso, que possa ser realizados nos tempos requeridos pela bolsa de estudo indicando a carga horária semanal do mesmo. No caso dos cursos, será preciso enviar o programa do curso;

• Obter uma carta de aceitação por parte da Instituição a qual se deseja fazer o estágio.

• A estadia e o curso devem terminar o mais tardar no dia 31/01/2022.

• Estar envolvido em atividades de trabalho, pesquisa ou colaboração com instituições públicas (preferenciais), privadas ou ONGs de setor na América Latina relacionadas com o tema da bolsa solicitada, com uma carta de apresentação dessas instituições como referência.

CONDIÇÕES DESEJÁVEIS:

• Conhecer a língua italiana.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

• Perfil acadêmico, mérito e background acadêmicos e profissionais.

• O potencial impacto do curso/pesquisa realizada pelo solicitante de volta ao próprio país.

• A distribuição geográfica dos candidatos, com especial atenção aos países prioritários para a cooperação italiana e o índice de desenvolvimento humano referidos pelo Programa de desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP).

• O tipo de instituição na qual se deseja realizar os próprios estágios, dando prioridade às instituições públicas de renomada experiência e àquelas que têm acordos de cooperação com a IILA (podem ser consultados em https://iila.org/it/accordi-sottoscritti-dalliila-dal-1966-ad-oggi/).

PROCEDIMENTO DE CANDIDATURA:

O candidato escolherá por sua conta e na base do projeto a ser realizado, uma instituição italiana ou internacional com sede na Itália, pública ou privada, e entrará em contato diretamente com a mesma sem a intervenção da IILA.

Em caso de aceitação por parte desta instituição, é necessário pedir uma carta de aceitação (em papel timbrado e com detalhes do projeto/curso a ser realizado) assinado em original por um representante/autoridade.

A inscrição pode ser feita somente preenchendo o formulário on-line disponível no site web IILA: www.iila.org

As candidaturas devem ser apresentadas em uma qualquer das línguas oficiais da IILA (espanhol, italiano, português ou francês). As candidaturas apresentadas em outras línguas não serão consideradas.

Todas as informações pedidas deverão ser enviadas até o dia 13 de Julho de 2020 (h24.00 GMT + 2).

CONFIRA AQUI O EDITAL

*informações obtidas no site da Organização.