Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Governo do Japão oferece bolsas de estudo de nível superior, técnico e profissionalizante

General

Governo do Japão oferece bolsas de estudo de nível superior, técnico e profissionalizante

O Consulado Geral do Japão, em Curitiba, realizará, ainda neste ano, o Processo Seletivo 2021 para as Bolsas de Estudo oferecidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), nas modalidades de Pesquisa, Graduação, Técnico Superior e Curso Profissionalizante, para moradores do Paraná e Santa Catarina que preencham os requisitos. 

‘’Devido ao cenário atual de pandemia os períodos de inscrições foram adiados. As inscrições para as Bolsas de Graduação, Técnico Superior e Curso Profissionalizante terão início no dia 3 de agosto (segunda-feira), já as inscrições para a Bolsa de Pesquisa (Pós-Graduação) terão início no dia 1 de setembro (terça-feira). Ainda, dependendo da evolução do COVID-19 no Brasil, o cronograma pode sofrer alteração ou até mesmo ser cancelado. ‘’

Para se inscrever é necessário encaminhar para o Consulado Geral do Japão, em Curitiba, os formulários e a documentação exigida.  Os documentos podem ser enviados por Correio, ou entregues diretamente na recepção do consulado. Não será cobrado taxa para inscrição.

A bolsa oferece ainda passagem aérea de ida e volta, isenção total de taxas de matrícula e mensalidade, e ainda, curso inicial de língua japonesa (6 meses a um ano), dependendo da modalidade escolhida. 

Fique atento para o período de inscrição de cada modalidade:

 

1) PESQUISA (PÓS-GRADUAÇÃO)

Para pessoas com formação no Ensino Superior (Bacharelado ou Licenciatura), ou que irão se formar no ano da inscrição, com idade até 35 anos incompletos.

*Período de Inscrições: setembro/2020

2) GRADUAÇÃO

Para pessoas formadas no Ensino Médio (ou em fase de conclusão) e idade entre 17 e 24 anos.

*Período de Inscrições: agosto/2020

3) TÉCNICO SUPERIOR

Para pessoas formadas no Ensino Médio (ou em fase de conclusão) e idade entre 17 e 24 anos.

*Período de Inscrições: agosto/2020

4) CURSO PROFISSIONALIZANTE

Para pessoas formadas no Ensino Médio (ou em fase de conclusão) e idade entre 17 e 24 anos.

*Período de Inscrições: agosto 2020

*Vale lembrar, que o período de inscriçao de todas as modalidades pode sofrer alterações, por conta da pandemia coronavírus.