General
Lemann Center (Stanford) oferta bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros
O programa Lemann Center, oferta anualmente bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros realizarem seus trabalhos no instituto, possibilitando a troca de experiências, a cooperação internacional, além de fomentar a pesquisa em projetos que envolvam escolas brasileiras e que promovam a educação no Brasil. O instituto oferece a chance de publicações de artigos acadêmicos, a experiência de aulas com pesquisadores renomados, e debates com profissionais de diferentes áreas das ciências sociais, como: economia, ciências políticas, sociologia, antropologia, geografia, estudos de gênero, estudos étnicos, educação tecnológica, entre outros.
O instituto possui três modalidades de bolsa:
1 - Recursos próprios;
2 - Parcialmente financiado pelo Lemann Center ou
3 - Totalmente financiado pelo Lemann Center
A decisão em relação a quais candidatos recebem a bolsa do programa varia de acordo com os recursos disponíveis, e necessidades individuais de cada candidato. O instituto Lemann Center encoraja todos os candidatos a buscarem recursos no Brasil, em instituições como a CAPES, CNPq e Ciências Sem Fronteiras, para que os recursos da instituição possam ser direcionados aqueles que realmente precisem da ajuda financeira.
Modalidades:
Programa Acadêmico - Visitante
-
Os candidatos devem ter terminado o doutorado antes da inscrição no programa. Serão aceitos professores, pesquisadores, empresários, com pelo menos 4 anos de experiência em áreas relacionadas a educação;
-
O número de bolsistas visitantes pode variar a cada ano, sendo o mais frequente entre 1 e 30 pesquisadores;
-
Os candidatos ao programa são fortemente encorajados a solicitar financiamento no Brasil e combinar esses recursos com o financiamento da instituição.
Programa Pesquisador - Visitante
-
Candidatos devem estar devidamente matrículados em um programa de doutorado no Brasil durante o período em Stanford.
-
Os candidatos ao programa devem estar preparados para estudar e fazer pesquisas no campo da educação, amplamente concebidas e alinhadas com os objetivos de pesquisa do centro;
-
Candidatos receberão a bolsa que cobre a maioria das despesas para uma pessoa, durante os 3 meses de estadia em Stanford;
-
Os candidatos ao programa VSR são fortemente incentivados a solicitar financiamento no Brasil e combinar esses fundos com o financiamento do instituto;
-
Candidatos financiados parcial ou totalmente por uma universidade no Brasil ou por uma agência de fomento - como CAPES ou FAPESP - devem apresentar comprovante de financiamento;
-
Candidatos qualificados para o programa parcialmente financiados serão admitidos, aguardando comprovação de fundos;
-
O número de bolsistas visitantes pode variar a cada ano, sendo o mais frequente entre 1 e 3 pesquisadores.
Processo de aplicação e requisitos:
Primeira etapa
Os candidatos - Pesquisadores visitantes e Acadêmicos Visitantes - devem preencher um formulário de inscrição on-line e enviar os seguintes documentos:
1) Currículo: O documento deve ter 2 páginas e ser escrito em inglês. O arquivo deve ser salvo no formato PDF ou Word. Os aplicantes que não seguirem essas condições serão desclassificados sem revisão.
2) Declaração de finalidade e interesses de pesquisa. O documento deve abordar os seguintes itens:
-
seu compromisso com o campo da educação;
-
sua experiência no campo da educação;
-
seus objetivos e ambições a longo prazo;
-
seus objetivos como pesquisador visitante / acadêmico visitante no Centro Lemann;
-
perguntas ou projetos de pesquisa que pretende investigar enquanto estiver em Stanford;
-
como os professores do Centro Lemann poderiam ajudar com a pesquisa;
-
os desafios e o potencial da pesquisa durante a estadia em Stanford;
-
como sua pesquisa podem contribuir para a melhoria da educação no Brasil.
O documento deve ter no máximo 3 páginas e ser escrito em inglês. O arquivo deve ser salvo no formato PDF ou Word. Os aplicativos que violarem essas condições serão desclassificados sem revisão.
3) No formulário de inscrição online, o candidato deve enviar pelo menos uma amostra do seu trabalho, uma publicação acadêmica (por exemplo, um capítulo de papel ou livro) e / ou um portfólio de uma patente ou invenção e / ou outras publicações (como um relatório ou um site).
4) Referências:
Candidatos a bolsistas visitantes - não é necessária uma carta de recomendação. É necessário que o candidato insira dois nomes e informações de contato para referência no formulário de inscrição.
Candidato a Pesquisador Visitante - são necessárias no máximo duas cartas de recomendação. É recomendado que as cartas sejam escritas por alguém que tenha trabalhado e conheça bem o candidato, não por profissionais renomados que não o conheçam bem. As cartas devem ter no máximo 2 páginas e devem ser escritas em inglês. O arquivo deve ser salvo no formato PDF ou Word. As cartas devem ser enviadas no seu formulário de inscrição ou enviadas diretamente pelos quem o recomenda.
Os candidatos que violarem as condições estabelecidas pelo programa serão desclassificados sem revisão.
Formulário de inscrição: Os candidatos ao programa Visitante de Acadêmico e Visitante de Pesquisador Visitante devem usar este formulário para inserir suas informações e fazer upload dos documentos necessários (currículo, declaração de objetivo, declaração de interesses de pesquisa e publicações).
Segundo etapa
Os candidatos selecionados serão contatados por e-mail para uma entrevista pelos professores do Lemann Center. A entrevista será realizada em inglês.
* Os candidatos interessados devem se increver até o dia 1 de Maio de 2020 no link abaixo.
* Os candidatos devem comprovar a proficiência em língua englesa, para assim, dar entrada no visto J-1 de pesquisador.
Para mais informações: https://lemanncenter.stanford.edu/lemann-center-visiting-fellowship-program-stanford