Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Lemann Center (Stanford) oferta bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros

General

Lemann Center (Stanford) oferta bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros

O programa Lemann Center, oferta anualmente bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros realizarem seus trabalhos no instituto, possibilitando a troca de experiências, a cooperação internacional, além de fomentar a pesquisa em projetos que envolvam escolas brasileiras e que promovam a educação no Brasil. O instituto oferece a chance de publicações de artigos acadêmicos, a experiência de aulas com pesquisadores renomados, e debates com profissionais de diferentes áreas das ciências sociais, como: economia, ciências políticas, sociologia, antropologia, geografia, estudos de gênero, estudos étnicos, educação tecnológica, entre outros. 

 O instituto possui três modalidades de bolsa:

1 - Recursos próprios;

2 - Parcialmente financiado pelo Lemann Center ou

3 -  Totalmente financiado pelo Lemann Center

A decisão em relação a quais candidatos recebem a bolsa do programa varia de acordo com os recursos disponíveis, e necessidades individuais de cada candidato. O instituto Lemann Center encoraja todos os candidatos a buscarem recursos no Brasil,  em instituições como a CAPES, CNPq e Ciências Sem Fronteiras, para que os recursos da instituição possam ser direcionados aqueles que realmente precisem da ajuda financeira. 

Modalidades: 

Programa Acadêmico -  Visitante

  • Os candidatos devem ter terminado o doutorado antes da inscrição no programa. Serão aceitos professores, pesquisadores, empresários, com pelo menos 4 anos de experiência em áreas relacionadas a educação;

  • O número de bolsistas visitantes pode variar a cada ano, sendo o mais frequente entre 1 e 30 pesquisadores;

  • Os candidatos ao programa são fortemente encorajados a solicitar financiamento no Brasil e combinar esses recursos com o financiamento da instituição. 

Programa Pesquisador - Visitante

  • Candidatos devem estar devidamente matrículados em um programa de doutorado no Brasil durante o período em Stanford.

  • Os candidatos ao programa devem estar preparados para  estudar e fazer pesquisas no campo da educação, amplamente concebidas e alinhadas com os objetivos de pesquisa do centro;

  • Candidatos receberão a bolsa que cobre a maioria das despesas para uma pessoa, durante os 3 meses de estadia em Stanford;

  • Os candidatos ao programa VSR são fortemente incentivados a solicitar financiamento no Brasil e combinar esses fundos com o financiamento do instituto; 

  • Candidatos financiados parcial ou totalmente por uma universidade no Brasil ou por uma agência de fomento - como CAPES ou FAPESP - devem apresentar comprovante de financiamento;

  • Candidatos qualificados para o programa parcialmente financiados serão admitidos, aguardando comprovação de fundos;

  • O número de bolsistas visitantes pode variar a cada ano, sendo o mais frequente entre 1 e 3 pesquisadores.

Processo de aplicação e requisitos:

Primeira etapa

Os candidatos - Pesquisadores visitantes e Acadêmicos Visitantes - devem preencher um formulário de inscrição on-line e enviar os seguintes documentos:

1) Currículo: O documento deve ter 2 páginas e ser escrito em inglês. O arquivo deve ser salvo no formato PDF ou Word. Os aplicantes que não seguirem essas condições serão desclassificados sem revisão.

2) Declaração de finalidade e interesses de pesquisa. O documento deve abordar os seguintes itens:

  • seu compromisso com o campo da educação;

  • sua experiência no campo da educação; 

  • seus objetivos e ambições a longo prazo;

  • seus objetivos como pesquisador visitante / acadêmico visitante no Centro Lemann;

  •  perguntas ou projetos de pesquisa que pretende investigar enquanto estiver em Stanford;

  •  como os professores do Centro Lemann poderiam ajudar com a pesquisa;

  •  os desafios e o potencial da pesquisa durante a estadia em Stanford; 

  • como sua  pesquisa podem contribuir para a melhoria da educação no Brasil.

O documento deve ter no máximo 3 páginas e ser escrito em inglês. O arquivo deve ser salvo no formato PDF ou Word. Os aplicativos que violarem essas condições serão desclassificados sem revisão.

3) No formulário de inscrição online, o candidato deve enviar pelo menos uma amostra do seu trabalho, uma publicação acadêmica (por exemplo, um capítulo de papel ou livro) e / ou um portfólio de uma patente ou invenção e / ou outras publicações (como um relatório ou um site).

4) Referências:

Candidatos a bolsistas visitantes - não é necessária uma carta de recomendação. É necessário que o candidato insira dois nomes e informações de contato para referência no formulário de inscrição.

Candidato a Pesquisador Visitante - são necessárias no máximo duas cartas de recomendação. É recomendado que as cartas sejam escritas por alguém que tenha trabalhado e conheça bem o candidato, não por profissionais renomados que não o conheçam bem.  As cartas devem ter no máximo 2 páginas e devem ser escritas em inglês. O arquivo deve ser salvo no formato PDF ou Word. As cartas devem ser enviadas no seu formulário de inscrição ou enviadas diretamente pelos quem o recomenda.

Os candidatos que violarem as  condições estabelecidas pelo programa serão desclassificados  sem revisão.

Formulário de inscrição: Os candidatos ao programa Visitante de Acadêmico e Visitante de Pesquisador Visitante devem usar este formulário para inserir suas informações e fazer upload dos documentos necessários (currículo, declaração de objetivo, declaração de interesses de pesquisa e publicações).

Segundo etapa

Os candidatos selecionados serão contatados por e-mail para uma entrevista pelos professores do Lemann Center. A entrevista será realizada em inglês.

* Os candidatos interessados devem se increver até o dia 1 de Maio de 2020 no link abaixo.

* Os candidatos devem comprovar a proficiência em língua englesa, para assim, dar entrada no visto J-1 de pesquisador.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 

Para mais informações: https://lemanncenter.stanford.edu/lemann-center-visiting-fellowship-program-stanford