Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar recebe 1º Seminário Internacional Zicosur Universitário - Energias Renováveis - 1º SIZU 2019

General

Unespar recebe 1º Seminário Internacional Zicosur Universitário - Energias Renováveis - 1º SIZU 2019

Curitiba recebeu  em 09 de maio de 2019 o 1º Seminário Internacional Zicosur Universitário - Energias Renováveis 2019, em Curitiba, realizado na sede do Governo do Estado do Paraná, o Palácio Iguaçu.

Organizado pela Rede Zicosur Universitário e pela Universidade Estadual do Paraná em parceria com o Centro Universitário de Estudos  e Pesquisas sobre Desastres do Paraná - CEPED; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná - SETI; Fundação Araucária de Apoio ao  Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná;   Fundação do Parque Tecnológico Itaipú - PTI, UNICENTRO e Consulado Argentino em Curitiba. 

Fizeram parte da mesa de abertura o Superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Nelson BonaDr.  Mariano Adolfo Pacher, Reitor da Universidad Nacional de Canindeyú (Paraguai) e Presidente da Rede Zicosur Universitário; Prof. Antonio Carlos Aleixo, Reitor da Universidade Estadual do Paraná e da Profa. Gisele Onuki, Diretora do Escritório de Relações Internacionais da Unespar.

O evento teve o objetivo de difundir pesquisas, conhecimentos e tecnologias sobre energias renováveis desenvolvidas no Centro-Oeste da América do Sul, buscando integração regional, desenvolvimento econômico-social e o intercâmbio de experiências entre ensino, pesquisa e extensão.

O seminário é destinado a pesquisadores vinculados às universidades que participam da Rede Zicosur Universitário, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e empresas públicas e privadas, para incentivar o intercâmbio de conhecimento, e institucionalizar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias sustentáveis.

Após a abertura do evento aconteceu a mesa redonda “Zicosur Governo e Rede Zicosur Universitário: Sinergias para o desenvolvimento de políticas e ações em Energias Renováveis” com participação do assessor do Viceministerio de Industria de Paraguay Juan Manuel Cabral e do Presidente Zicosur Governo Juan Luis Manzur.