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Procedimentos e submissão: Mobilidade Internacional Inbound para Estudantes de Graduação e Pós-graduação na Unespar

Solicitação de Mobilidade Internacional a ser realizada na Unespar. Interessados/as: estudantes de instituições estrageiras.

A Universidade Estadual do Paraná 


Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) é uma instituição multicampi e suas unidades estão dispostas em diferentes cidades do Estado do Paraná.

A UNESPAR é uma instituição pública, gratuita, laica e de qualidade que oferta um significativo conjunto de  de cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação em cada um de seus Campi. 

 

Submissão de candidatura de Mobilidade Internacional na UNESPAR para estudantes internacionais: passo-a-passo

1. Você é estudante de Graduação ou Pós-graduação em uma universidade fora do Brasil e está interessado/a em realizar Mobilidade Internacional na UNESPAR? 

Obtenha informações sobre o corpo docente e grade curricular de cada curso de Graduação da Unespar por meio do site de cada Campus:  ApucaranaCampo MourãoCuritiba ICuritiba IIParanaguáParanavaí União da Vitória.

 Obtenha informações sobre o corpo docente e grade curricular de cada curso de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrados) da Unespar por meio do site da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação: Cursos de Mestrado

2. Estabeleça contato com o Curso de Graduação ou Pós-graduação da Unespar que você pretende em cursar por meio destes canais

  • Coordenação do Curso de eu interesse (emails disponívels no site de cada Campus);
  • Um/a docente do Curso de seu interesse;
  • Escritório de Relações Internacionais - ERI, que poderá intermediar o contato com o(s) Curso(s) de seu interesse, pelo email: mobilidade@unespar.edu.br.

Exponha seu interesse na Mobilidade Internacional. Inclua informações específicas como: a universidade e o curso em que você estuda; o período que está cursando; que tipo de estudo gostaria de realizar durante a mobilidade e outras informações que considerar relevante.

 

3. É necessário receber uma Carta de Aceite e ter um/a docente Tutor/a de Mobilidade Internacional na UNESPAR

3.1 Uma vez estabelecido o contato com o/a Curso de Graduação ou Pós-graduação de seu interesse e, uma vez acordada a realização de Mobilidade Internacional, deverá ser estabelecido um/a docente da Unespar que será seu/sua Tutor/a de Mobilidade Internacional. 

3.2 O/a docente Tutor/a da UNESPAR acompanhará todo o seu processo de Mobilidade Internacional e deve fornecer a você uma Carta de Aceite de Tutoria de Mobilidade Internacional.


4. É necessário ter um/a Tutor/a na sua universidade de origem

4.1 Você deverá ter um/a Tutor/a na sua universidade de origem, preferencialmente do Curso no qual você está matriculado/a. 

4.2 Este/a Tutor/a será responsável por acompanhar todos os processos acadêmicos e burocráticos relativos ao seu processo de Mobilidade Internacional e que poderá dialogar com o/a docente Tutor/a da UNESPAR ou com o Escritório de Relações Internacionais da UNESPAR (ERI) sempre que necessário.

 

5. O Plano de Trabalho para a Mobilidade Internacional

5.1 Você e o/a docente Tutor/a da Unespar, em diálogo com o/a Tutor/a de sua universidade de origem, deverão desenvolver o Plano de Trabalho de Mobilidade Internacional na UNESPAR. 

5.2 O Plano de Trabalho deverá conter as etapas, os objetivos, as disciplinas e demais atividades a serem cursadas, e o cronograma de estudos a ser realizado nesse período.

 

6.  Documentação necessária para a submissão da candidatura para Mobilidade Internacional:

     1ª Etapa de envio de documentos

6.1  Formulário de Solicitação de Mobilidade Internacional Inbound prenchido e assinado pelo/a estudante e pelo/a docente Tutor/a.

6.2  Carta de Aceite do/a Tutor da Unespar.

6.3  Plano de Trabalho elaborado junto ao/à Tutor/a da Unespar e com aval do/a Tutor/a da instituição de origem.

6.4  Documento da instituição de origem com descrição dos conteúdos de todas as disciplinas incluídas no Plano de Trabalho da Mobilidade Internacional.

6.5  Carta de aval de sua instituição de origem (proveniente da Reitoria, Assessoria de Relações Internacionais, Coordenação de Curso de Graduação ou Pós-graduação ou equivalente institucional) para a participação na Mobilidade Internacional.

6.6  Declaração de matrícula da sua universidade de origem (atualizada).

6.7 Histórico de disciplinas cursadas na Graduação ou Pós-graduação da instituição de origem (atualizado).

6.8  Curriculum Vitae (incluir portfólio, caso solicitado pelo/a Tutor/a da Unespar).

6.9  Certificado de proficiência linguística (quando solicitado no convênio ou solicitado pelo Curso da Unespar).

6.10  Passaporte: incluir as páginas de identificação e o Visto Temporário de Estudo brasileiro (Lei Nº13445/2017, Art. 14) - observar que a validade do passaporte deverá ultrapassar o período de Mobilidade Internacional na Unespar.

6.11  Declaração de Custeio das Despesas de Mobilidade Internacional e Comprovante de bolsa de estudos (quando se tratar de aprovação em Programa de Bolsa).

6.12  Seguro Saúde e Seguro Viagem referente ao período de estadia no Brasil para Mobilidade Internacional.

6.13   01 Foto tamanho passaporte ou 3x4. 

6.14  Apenas para estudantes postulantes à Mobilidade Internacional pela RED ZICOSUR, incluir: Formulário de Candidatura/Formulário 1 de Mobilidade Internacional pela RED ZICOSUR. 

 

7. Inscrição e submissão de candidatura de Mobilidade Internacional 

A inscrição deverá ser realizada por meio do FORMULÁRIO ELETRÔNICO, onde também devem ser enviados os documentos solicitados no item 6. O Formulário Eletrônico será recebido pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) da UNESPAR

    1º Passo: Digitalize todos os documentos listados (arquivos em PDF com resolução mínima de 300dpi) no item 6. As imagens devem ter boa qualidade, sendo possível a correta e fácil leitura das informações.

     2º Passo: Realize a inscrição por meio do FORMULÁRIO ELETRÔNICO (para acessar o Formulário, utilize uma conta Gmail), incluindo toda a documentação digitalizada. Seu Formulário será recebido pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI)  da UNESPAR.

     3º Passo: Aguarde o resultado de sua submissão, que será enviado pelo ERI para o seu email.

 

8. Calendário permanente para submissão de candidatura de Mobilidade Internacional

Calendário válido para todo os tipos de mobilidade.

Acesse aqui o novo Calendário Permanente, publicado no Edital 05/2019-ERI/UNESPAR, em vigor a partir de 29 de março de 2019.

 

 

9. Caso sua candidatura de Mobilidade Internacional na UNESPAR tenha sido APROVADA, envie os seguinte documentos em até 10 dias antes de sua chegada ao Brasil

2ª Etapa de envio de documentos

8.1 Informe o local de sua hospedagem no Brasil durante a realização da Mobilidade Internacional;

8.2 Envie as cópias digitalizadas (arquivos em PDF com um mínimo de 300dpi) dos seguintes documentos para o Escritório de Relações Internacionais pelo email mobilidade@unespar.edu.br

     a) Cópia do Seguro Saúde, com cobertura para todo o período de Mobilidade Internacional.

     b) Passaporte: envie cópias das páginas de identificação e do Visto temporário para estudo fornecido por um Consulado ou Embaixada Brasileiro.

     c) Envie a cópia da passagem aérea ou terrestre de IDA ao Brasil e de RETORNO ao seu país, e a data de previsão de chegada na cidade do Campus da UNESPAR em que será realizada a Mobilidade Internacional.


Todas as informações e documentos enviados por você para a UNESPAR devem ser fidedignos, sem rasuras ou alterações e são de sua inteira responsabilidade.

O ENVIO DOS DOCUMENTOS É OBRIGATÓRIO E EFETIVA O PROCESSO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL. O NÃO ENVIO NO PRAZO DETERMINADO GERA O CANCELAMENTO DA MOBILIDADE INTERNACIONAL. 

 

10. Na chegada ao Brasil para a realização da Mobilidade Internacional

10.1 Em até três dias após a chegada à cidade do Campus da Unespar em que será realizada a Mobilidade Internacional, realize seu registro acadêmico na Secretaria Acadêmica do Campus. Esse registro é obrigatório, oficializa seu vínculo com o Campus da Unespar e dá início acadêmico a sua Mobilidade Internacional. 

10.Informe o Escritório de Relações Internacionais, pelo e-mail mobilidade@unespar.edu.br, e seu/sua docente Tutor/a da Unespar sobre seu número de telefone brasileiro. 

10.3 Após a chegada ao Brasil, é de responsabilidade do/a estudante realizar o agendamento online para atendimento presencial no Posto da Polícia Federal mais próximo da cidade em que fixou residência, com a finalidade obter a Carteira de Registro Nacional Migratório


     Orientações básicas para obter a Carteira de Registro Nacional Migratório, salvo outros procedimentos e orientações provenientes da Polícia Federal do Brasil:

           a. Acesse <http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao> para obter todas as informações sobre o registro de imigração na Polícia Federal. 

           b.  Acesse a lista de postos e contatos da Polícia Federal no Paraná e escolha o mais próximo de sua cidade de residência para o agendamento do atendimento presencial: <http://www.pf.gov.br/institucional/unidades/superintendencias-e-delegacias/parana>.  

          c. Para preencher o formulário e realizar o pagamento da taxa para obter a Carteira de Registro Nacional Migratório, observe atentamente as Orientações Gerais sobre emissão da Carteira de Registro Nacional Migratório: <http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao/cedula-de-identidade-de-estrangeiro> 

          d. Importante: não perder a data de atendimento presencial, não se atrasar e levar todos os documentos solicitados. 

          e. O contato telefônico com o Posto de Polícia Federal antes do agendamento online ou antes se dirigir ao atendimento presencial pode ser um aliado importante para garantir uma melhor comunicação sobre as exigências demandadas para realização da documentação migratória na chegada ao país.


10.4 O Escritório de Relações Internacionais recomenda fortemente que o/a estudante realize o agendamento durante a primeira semana de permanência no país. A não realização do registro durante o prazo legal acarreta a cobrança de multa significativa e outras sanções aplicadas pela Polícia Federal do Brasil.   

10.5 Toda a documentação, todos os custos e toda a realização do processo migratório é de responsabilidade exclusiva do/a estudante. 

 10.As dúvidas sobre o processo migratório devem ser solucionadas junto ao Posto da Polícia Federal mais próximo da cidade em que o/a estudante fixou residência.


11. Observações gerais

11.1 As atividades da Mobilidade Internacional somente poderão ter início após a conclusão do trâmite total do processo na Unespar e na sua universidade de origem.

11.2 Caso sua universidade de origem exija um convênio previamente firmado com a Unespar para realização da Mobilidade Internacional, você deverá aguardar a conclusão do trâmite para solicitar seu pedido de mobilidade.

11.3 Providencie todos os documentos imprescindíveis para sua viagem ao Brasil, pois é sua responsabilidade: passaporte, visto de estudante, vacinas, seguro de viagem e seguro saúde, exceto quando este seguro estiver previsto como item financiável no acordo interinstitucional. Você deverá enviá-los digitalizados antes de sua chegada ao Brasil e deverá portá-los quando chegar ao Brasil.

11.4 Informe-se sobre a existência ou não de exigências sobre capacidade de comunicação em língua portuguesa na Mobilidade Internacional que pretende cursar (observar se o convênio ou o Curso de Graduação ou Pós-graduação da Unespar que irá recepcioná-lo solicitam fluência em Língua Portuguesa).

11.5 Informe-se e cumpra os prazos estipulados para todos os processos envolvendo a Mobilidade Internacional (entrega de documentos; data de início da Mobilidade Internacional; entregas de relatórios e avaliações, entre outros).

11.6 Mantenha-se informado/a sobre os processos e procedimentos oficiais relativos à Mobilidade Internacional e em comunicação ativa com seus/suas tutores/as (Tutor/a da sua universidade de origem e Tutor/a da UNESPAR) e com o Escritório de Relações Internacionais da UNESPAR.

11.7 Considere que as despesas relativas ao cumprimento da Mobilidade Internacional correm por sua conta, sem prejuízo de bolsas que possa obter das agências de fomento nacionais e internacionais.

11.8 Respeite as normas da UNESPAR e a legislação em vigor no Brasil.

11.9 Informe-se sobre os costumes locais com antecedência e aproveite a grande oportunidade de aprender uma outra cultura e estudar na Unespar!