Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Bolsas de 5.000 reais mensais para autoras negras e indígenas no Conectas Direitos Humanos

A 31ª edição da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos será publicada em novembro deste ano. Sob o tema principal Direitos humanos no contexto de pandemia, a edição propõe um debate englobando três temas relevantes para o atual momento, a saber, “A pandemia de Covid-19 e seus impactos sobre os direitos humanos”; “Povos originários, justiça climática e meio ambiente”; e “Vigilantismo e segurança”. Para participar deste edital, as propostas de texto deverão se enquadrar em um desses três eixos temáticos. O objetivo da bolsa é incentivar e apoiar ativistas e/ou pesquisadoras/es negras/os e indígenas a escrever sobre sua atuação, pesquisa ou projeto de direitos humanos, envolvendo de modo especial respostas e estratégias de enfrentamento à pandemia e seus efeitos.

Os requisitos para se candidatar às bolsas são:

Autodeclarar-se preta(o) ou parda(o) no momento da inscrição; ou Autodeclarar-se indígena no momento da inscrição, indicando etnia/povo indígena de origem; Ter histórico de ativismo ou pesquisa na área de direitos humanos, promoção da igualdade racial e da luta por direitos indígenas, comprovado mediante biografia resumida; Justificar de que forma a bolsa ajudará a(o) candidata(o) a escrever um texto para a Revista Sur; Escolher um dos três eixos temáticos da Sur 31 para a sua proposta de texto; Disposição para manter contato com a mentora e a equipe editorial ao longo do período da bolsa.

Cada bolsa terá um valor total bruto de R$ 5,000,00 (cinco mil reais) pago em três parcelas mensais, com duração de setembro a novembro de 2021. Além do valor em dinheiro, o apoio se dará também por meio de mentoria durante o processo de escrita, a qual estará a cargo da Profa. Dra. Vera Rodrigues (UNILAB/ ABPN).* O resultado final será a publicação das contribuições selecionadas na edição 31 da revista.

Para mais informações e inscrição acesse: https://sur.conectas.org/convocatoria/bolsas-para-autoras-es-negras-os-e-indigenas-sur-31/