Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Bolsas de pós-graduação em Arquitetura, Artes Cênicas/Dança, Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema e Música

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) concede bolsas de estudos para cursos de pós-graduação na Alemanha em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt) nas seguintes áreas: Arquitetura, Artes Cênicas/Dança, Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema, e Música. Podem se candidatar à bolsa estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira, e também recém-formados com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado.

Os selecionados receberão bolsa mensal de 861 euros pelo período de 10 a 24 meses, dependendo do curso escolhido, passagem aérea e seguro-saúde.

Os interessados devem escolher a(s) instituição(ões) de sua preferência e se candidatar ao(s) curso(s) desejado(s) diretamente junto à instituição para o semestre 2023/24. Paralelamente, deve ser feita a candidatura no portal do DAAD para a bolsa de estudos. Verifique abaixo os prazos de inscrição à bolsa em cada área e visite o respectivo link com as orientações completas do edital (em inglês):

O portal do DAAD (MyDAAD) já está aberto para inscrições nas três primeiras áreas. No caso do edital de Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema, as candidaturas começarão a ser recebidas cerca de seis semanas antes do encerramento do respectivo prazo.

Envio do portfólio por meio de plataforma online

Os portfólios devem ser enviados por meio do upload na plataforma DAAD Media Database. Após realizada a inscrição no portal do DAAD (MyDAAD), os candidatos receberão um link para fazer o upload do portfólio. É importante que fiquem atentos aos prazos para o envio do material, que podem ser consultados nos editais de cada área. Consulte neste link orientações (em inglês ou alemão) sobre a montagem do portfólio de cada área.

O nível de conhecimento de alemão deve ser no mínimo B1 para os cursos de Arquitetura ministrados no idioma. Já no caso do inglês, o nível exigido dos candidatos é definido pelo(a) professor(a) orientador(a) ou por normas da universidade.