Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Estão abertas as inscrições para intercâmbio universitário através do Programa de Mobilidade Estudantil da Rede Universitária Zicosur

General

Estão abertas as inscrições para intercâmbio universitário através do Programa de Mobilidade Estudantil da Rede Universitária Zicosur

O Programa de Mobilidade Estudantil da Rede Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul Universitário promove a cooperação e integração das Universidades que o compõem, bem como a internacionalização do Ensino Superior na Região, por meio da realização da mobilidade de alunos regulares, para estudar em outra universidade da Rede, com o reconhecimento da atividade acadêmica realizada. A mobilidade estudantil busca criar um espaço acadêmico e intercultural comum na região para contribuir com o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os países, favorecendo a formação integral dos estudantes por meio da experiência e contato com outras culturas e sociedades. O princípio básico e fundamental do Programa é o cumprimento do pleno reconhecimento das atividades acadêmicas curriculares que o aluno realiza na universidade de destino e devem necessariamente significar um avanço concreto e equivalente no plano de estudos de sua própria carreira. Será exigido que o número mínimo de disciplinas a serem cursadas seja de 02 (duas) por aluno/a. A duração de cada intercâmbio será de um semestre letivo.

O Programa é financiado da seguinte forma: A universidade de origem concederá ao/à aluno/a auxílio financeiro, de acordo com suas possibilidades orçamentárias, para cobrir despesas de viagem e/ou documentação de seguro pertinente. A universidade de destino deve financiar, durante todo o período de permanência, o alojamento e a alimentação dos estudantes que recebe. Além disso, deve isentar os alunos do Programa de todas as taxas relacionadas à atividade acadêmica acordadas entre as universidades e o aluno. O/A estudante deve arcar com as despesas necessárias à obtenção do respectivo visto, contrato de seguro de vida, acidentes, saúde e repatriamento e outras despesas pessoais não cobertas pelo financiamento das universidades, durante o período de mobilidade.

A seleção dos/as alunos/as na UNESPAR ocorrerá garantida a igualdade de oportunidades para todos os candidatos. Será aplicado o procedimento do concurso de mérito e entrevistas, nas quais os candidatos devem apresentar sua formação e trajetória acadêmica, escolaridade e outras certificações que o/a acadêmico considere pertinente para sua classificação. Os/as estudantes que se candidatam devem estar matriculados como alunos/as regulares na universidade de origem, ter aproveitamento mínimo de 40% do curso que estão cursando, ter menos de 30 anos de idade e não exercer cargos docentes. Para mais informações sobre o Programa de Mobilidade Estudantil da Rede Universitária Zicosur, acesse o regulamento clicando no link abaixo.

>ACESSO AO REGULAMENTO DE MOBILIDADE<

As inscrições devem ser realizadas por meio do envio da documentação elencada abaixo, para o e-mail , com o assunto “Inscrição – Mobilidade Zicosur”, até o dia 02 de dezembro de 2022, conforme o cronograma disponível em: https://zicosuruniversitario.com/mobilidade/.

  • Anexo I do Regulamento Geral devidamente preenchido e assinado (Formulario de postulación)
  • Documento de identificação com foto (RG ou carteira de habilitação)
  • Histórico escolar (curso atual)
  • Comprovante de matrícula (curso atual)
  • Currículo Lattes ou Curriculum Vitae

As informações sobre as Universidades internacionais que estão disponibilizando vagas para o início das atividades acadêmicas no primeiro semestre de 2023, neste caso a Universidade Nacional de Formosa e a Universidade Nacional de Salta, ambas localizadas na Argentina, também podem ser acessadas pelo link: https://zicosuruniversitario.com/mobilidade/.

Eventuais dúvidas sobre este edital podem ser sanadas através do e-mail disponibilizado para inscrição, favor enviar no assunto “Dúvidas – Mobilidade Zicosur”.