Você está aqui: Página Inicial > Programas e Projetos

Programas e Projetos

O Programa de Internacionalização da UNESPAR tem por objetivo atender à Política de Internacionalização da Universidade, estabelecida pela resolução 001/2018/COU UNESPAR.

A Política de Internacionalização visa princípios e objetivos que impactem positivamente o desenvolvimento da universidade no âmbito da gestão, do ensino de graduação, da pesquisa e pós-graduação e da extensão e cultura, ao compreender que o processo de internacionalização envolve múltiplos agentes e interesses por meio de práticas que promovem melhor compreensão dos direitos humanos, do pensamento crítico e do respeito à diversidade sociocultural.

Programa de Internacionalização da UNESPAR (PIU) envolve, assim, frentes de Cultura e Extensão, Pesquisa e Gestão, articulando-se com as diversas Pró-Reitorias universitárias.

Projetos atualmente desenvolvidos (gestão ERI 2020-21)

DESCENTRALIZAÇÃO do Escritório de Relações Internacionais, pela criação do Comitê de Internacionalização da UNESPAR – COMINT.

 MAPEAMENTO:

- elaboração e aplicação de formulário mapeando ações de internacionalização empreendidas pela comunidade acadêmica nos últimos anos, bem como de projetos atuais que envolvam ações de internacionalização, nos setores da Pesquisa, Extensão e Cultura, docência e capacitação, a título de registro e divulgação dos dados de internacionalização.

DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE INTERNACIONALIZAÇÃO:

 Circuito de conversas do ERI (Campi);

- apresentação de palestra sobre a internacionalização e suas modalidades;

- instituição de COMINT e Embaixadores: prospecção de reuniões ordinárias com os representantes de cada campus.

-se você perdeu o encontro no seu campus, pode assistir através dos links:

Paranavaí:                https://youtu.be/InXecrm7DVc

União da Vitoria:     https://youtu.be/UlpLL1wMZUA

Paranaguá:              https://youtu.be/ji2rGkiYJwA

Curitiba I:                 https://youtu.be/UbOFFGuKaNU

Campo Mourão:     https://youtu.be/-WAqHPTZTW4

Apucarana:              https://youtu.be/DpqWDKRtW90

Curitiba II: Parte 1: https://youtu.be/nLEhVRCwAys

                   Parte 2: https://youtu.be/Zm56OyLvBmc

 

Inserção de campo de internacionalização no histórico escolar e nos formulários de Pesquisa e Extensão:

- implementação, junto às Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Extensão e Cultura (PROEC), de um campo de internacionalização no histórico escolar e nos formulários de projetos e relatórios;

- inclusão do ERI no fluxograma dos projetos e relatórios de pesquisa e extensão que contemplem ações de internacionalização, bem como de saídas de docentes do país.

INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO:

 - estudos de internacionalização de currículos e de históricos escolares, junto às Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD);

- promoção de workshop sobre English as a Medium of Instruction (EMI) para docentes da UNESPAR - 24 e 26/05/2021;

-  estabelecimento de parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para oferta de curso de EMI para docentes da UNESPAR de setembro a dezembro de 2021. Informações na página do PFI/UEM.

 MOBILIDADE: 

 - reformulação do regulamento de mobilidade;

- atualização e renovação dos convênios internacionais da UNESPAR.

COMUNICAÇÃO e DIVULGAÇÃO:

 - tradução do site do ERI para inglês, contribuindo para dar visibilidade internacional à UNESPAR

- difusão constante  do conceito de internacionalização e suas características e desdobramentos nas redes sociais do ERI;

- elaboração e envio de Newsletter com oportunidades de internacionalização.

 UNESPAR internacional 

 - dar visibilidade a ações de internacionalização já realizadas pela comunidade acadêmica da UNESPAR (hidden internationalization), através de postagens constantes nas redes sociais do ERI, englobando:

Doses de Saber – conteúdos  relativos a atividades ligadas à pesquisa ou à mobilidade internacional de estudantes, agentes ou docentes pesquisadores ;

Pílulas Culturais – conteúdos de atividades ou ações de extensão ou cultura em âmbito internacional;

Tempos e Destinos – conteúdos relativos a curiosidades ou experiências turísticas ou culturais internacionais de membros da comunidade acadêmica;

Pérolas Linguísticas – conteúdos referentes a atividades, curiosidades e dicas culturais em idiomas diversos;

Arte e Lazer – dicas artísticas e culturais de eventos e apresentações musicais ou teatrais, performances, exposições ou instalações internacionais.