Você está aqui: Página Inicial > Sobre a UNESPAR

Sobre a UNESPAR

Apresentação

A Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) é uma instituição pública mantida pelo Governo do Estado do Paraná. É formada por sete campi nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Oferta cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, contando com mais de 12 mil estudantes, atingindo 150 municípios que, juntos, formam uma população média de 4,5 milhões de pessoas.

A UNESPAR é jovem, mas sua origem remonta a instituições centenárias, pois nasceu da junção de sete faculdades estaduais: Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ambas em Curitiba, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv), além da Escola Superior de Segurança Pública (APMG) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), vinculados academicamente à UNESPAR.

Cada uma delas conta com uma longa trajetória, marcando notadamente a história e a cultura dos municípios onde foram criadas e convergiram em favor da ciência, da educação e da cultura. Hoje, constituem os sete campi da Universidade, atingindo a maior parte do território paranaense. A natureza de sua origem contribui para que a UNESPAR seja multicultural, para que tenha várias cores e diferentes sotaques.

Com sede da reitoria em Paranavaí, a UNESPAR é uma das sete universidades estaduais públicas do Paraná, vinculada à Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Oferta mais de 60 cursos de graduação. Metade das vagas de ingresso na UNESPAR são reservadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Governo Federal, e a outra metade por processos seletivos de ingresso próprios.

Também oferta cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização) e Stricto Sensu (mestrado) em diversas áreas do conhecimento. Em sua grande maioria, o corpo docente é constituído por mestres(as) e doutores(as) em suas áreas, oferecendo a melhor formação nos cursos da Universidade. Conta com quase 1000 docentes e 114 agentes universitários.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, a UNESPAR oferta programas e projetos de pesquisa, de extensão, de cultura e de direitos humanos.

A UNESPAR é multicultural, é pública, é gratuita, é para você!

 

LEGISLAÇÃO

Criada pela Lei Estadual nº 13.283, de 25/10/2001, allterada pela Lei Estadual nº 13.385, de 21/12/2001, Lei Estadual nº 15.300, de 28/09/2006 e pela Lei Estadual nº 17.590, de 12/06/2013.

Credenciada pelo Decreto nº 9.538 de 05/12/2013 e recredenciada pelo Decreto nº 2374 de 14/08/2019.

Catálogo institucional

Acesse abaixo as versões: