Você está aqui: Página Inicial > Sobre o ERI

Sobre o Escritório de Relações Internacionais - ERI/UNESPAR

Apresentação

A internacionalização encontra-se na ordem do dia no cenário global, sinalizada como a paradigma central do ensino superior no Brasil. Neste sentido, O ERI/UNESPAR dedica-se à implementação de políticas e ações de internacionalização na Universidade com foco no desenvolvimento institucional em seu sentido estrutural, político e de circulação de conhecimento, bem como no usufruto dos benefícios de ações e mecanismos de cooperação internacional e suas sinergias nos âmbitos  acadêmico, científico, tecnológico e de inovação com o intuito de formar cidadãos íntegros, com habilidades interculturais e competências globais.

 

Anteriormente à criação da UNESPAR, as ações de internacionalização ocorriam pontualmente em alguns campi, ainda enquanto Faculdades, impulsionados por práticas isoladas ou individualizadas do corpo docente e mediante contatos personalizados realizados com docentes de universidades estrangeiras. Entre 2011 e 2014, com a implantação do Programa Ciências sem Fronteiras - CsF[1] do Governo Federal, as então FECILCAM, atual campus de Campo Mourão, e FAP, atual campus de Curitiba II, promoveram as primeiras mobilidades outgoing para universidades da Europa e dos Estados Unidos. Com a formalização e o credenciamento da UNESPAR em 2013, no mês de setembro daquele mesmo ano foi instituído uma Assessoria de Relações de Internacionais para atender, inicialmente, os estudantes em situação de mobilidade pelo Programa CsF e alguns projetos docentes e demandas pontuais da Reitoria. Posteriormente, em agosto de 2016, foi implementado o ERI – Escritório de Relações Internacionais, que passou a vigorar no organograma da universidade como órgão suplementar da Reitoria por meio de uma Diretoria. Em 2017 a equipe foi ampliada com a implementação do organograma a ocupação das Chefias de Programas e Projetos e de Convênios e Mobilidade, além do apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI com a contratação de um bolsista técnico para assistir as atividades administrativas do escritório. Em 2019, com recursos próprios da instituição, o escritório conquistou uma vaga de estágio que desde então tem auxiliado na comunicação e na divulgação interna e externa de iniciativas e ações de internacionalização da UNESPAR.

 

Gisele Miyoko Onuki – Assessora e Diretora do Escritório de Relações Internacionais da UNESPAR entre 2013 e 2020.

 



[1] Ciência sem Fronteiras – CsF, é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. (MEC, online)

Equipe

Equipe do ERI
DiretoraProf.ª Dr.ª Juliane D'Almas
Chefe da Divisão de Programas e ProjetosProf.ª Dr.ª Marila Annibelli Vellozo
Chefe da Divisão de Convênios e MobilidadeProf. Dr. Fernando Henrique Lermen
Assessoria linguística 
Agente técnicaClarisse Di Núbila
Agente técnicaGeissa Cristina Franco
Residente TécnicoDaniel Pereira
Estagiário de comunicaçãoGiovanna Flores Mourão