Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ERI/UNESPAR apoia ações de internacionalização durante a Semana da Consciência Negra

General

ERI/UNESPAR apoia ações de internacionalização durante a Semana da Consciência Negra

O Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), apoiou nesta semana duas ações voltadas à internacionalização e à valorização da cultura angolana, em celebração ao Dia da Consciência Negra. As atividades aproximaram a comunidade acadêmica da arte, da história e das práticas culturais de Angola, fortalecendo o compromisso da instituição com a diversidade e o diálogo intercultural.

No dia 12 de novembro de 2025 foi realizado o evento IntercâmbioDançante, conduzido pela professora Eliseth Rodrigues, docente da Faculdade de Artes (FAARTES) da Universidade de Luanda. A atividade ocorreu no Campus Curitiba II, e ofereceu aos participantes um workshop que integrou aquecimento baseado na Técnica Moderna e Contemporânea da Escola Cubana de Dança e a vivência da Kabetula, dança folclórica recreativa angolana. Esse momento proporcionou um espaço de troca artística e aproximação cultural, contribuindo para as reflexões da Semana da Consciência Negra. Além do ERI/UNESPAR, o evento contou com apoio do Grupo de Dança, do curso de Bacharelado em Dança, do curso de Licenciatura em Dança, do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA) e da Universidade de Luanda (UniLuanda).

Hoje, dia 19 de novembro de 2025, aconteceu o evento “A voz docente, batuque da resistência: trajetória, ensino e o legado de Angola”, ministrado pelo professor Catimba Matias Anacleto. Realizada às 13h30 no Campus Curitiba II, a palestra abordou aspectos históricos, pedagógicos e culturais da resistência angolana, discutindo a formação docente e o papel das manifestações artísticas na preservação de identidades e na transmissão de saberes. A atividade contou com o apoio da Universidade de Luanda (UniLuanda) e do ERI, e foi organizada pelo Grupo Música Popular, NERA, CEDH e pelo Campus Curitiba I da UNESPAR.

Com o apoio do ERI/UNESPAR, os eventos contribuíram para ampliar o contato da comunidade acadêmica com produções artísticas e reflexões sobre a história e a cultura angolana.