Você está aqui: Página Inicial > Parcerias

Parcerias

Parcerias firmadas com instituições nacionais e estrangeiras de interesse internacional para fins de promoção e fomento à realização de atividades de cooperação internacional como mobilidades, pesquisas conjuntas e intercâmbios culturais, científicos e tecnológicos entre a UNESPAR e outras instituições internacionais.

Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - SETI

O Escritório de Relações Internacionais da UNESPAR está vinculado à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Paraná. Criada em 2019, com o objetivo de coordenar, implementar e executar políticas e diretrizes nas áreas da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior que possam contribuir com o desenvolvimento da sociedade paranaense. A SETI tem o compromisso de continuar investindo no aprimoramento das universidades estaduais por meio de programas e projetos estratégicos de governo e de interesse da sociedade, bem como no fomento das atividades da área de ciência, tecnologia e inovação. Portanto, a SETI possui o objetivo de valorizar o processo de internacionalização, seja no exterior através da educação transfronteiriça, com a mobilidade de docentes, agentes universitários, pesquisadores, estudantes, programas, cursos, currículos, projetos e cursos conjuntos; e ou a internacionalização “in loco” (em casa) com atividades que auxiliam no desenvolvimento da compreensão internacional e competências interculturais.

Fundação Araucária

Fundada nos anos 2000 a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) é uma agência de fomento a pesquisa que busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.  A Araucária é uma das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Brasil e faz parte do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). Por meio de investimento em ciência, tecnologia e inovação a Fundação busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná. Com o apoio da Fundação Araucária a UNESPAR já desenvolveu e participou dos mais diversos eventos e projetos em várias áreas do conhecimento.

FAUBAI

FAUBAI - Associação Brasileira de Educação Internacional foi criada em 1988 e reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de ensino superior brasileira. Atua na ampliação do processo de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, na promoção do sistema de educação brasileira no exterior e na capacitação profissional de seus associados. A UNESPAR é associada à FAUBAI desde 2013, marcando presença nos mais diversos eventos e buscando cada vez mais caminhos para a internacionalização universitária.

Zicosur Universitário

Fundado no ano de 2008 o Grupo ZICOSUR Universitário foi criado com o objetivo de complementar e potencializar o processo de cooperação universitária da Zona de Integração Centro-Oeste Sul-Americana, a fim de promover maior inserção no contexto internacional e incentivar o desenvolvimento econômico e social da região. Nesse sentido, a educação e a cultura desempenham um papel fundamental nos processos de integração, visto que constituem os instrumentos ideais para a geração de uma identidade comum ou partilhada, alcançada através do conhecimento mútuo e do respeito à diversidade. Contribuindo como uma plataforma de informação o ZICOSUR fortalece o processo de integração por meio da promoção do conhecimento, do intercâmbio universitário e da cooperação acadêmica das regiões que compõem o ZICOSUR.

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização. A Abruem atende milhares de alunos, em todos os níveis do Ensino Superior nas modalidades presencial, semi-presencial e a distância, com assento em diversos conselhos e órgãos consultivos estaduais e federais. A Abruem igualmente é defensora da causa da internacionalização, promovendo anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação, encontros diplomáticos e muito mais. Ao adotar tais estratégias, a Abruem justifica plenamente sua razão de existir, sempre em favor da sociedade, em especial das regiões mais carentes e junto às camadas da população que mais necessitam de apoio do sistema estadual e municipal de Educação Superior. A UNESPAR faz parte da ABRUEM participando de diversos eventos e encontros.

Santander Universidades

Programa Santander Universidades mantém parceria com universidades públicas e privadas às quais oferecem apoios acadêmicos e concedem bolsas de estudos em instituições nacionais e internacionais por meio de programas de intercâmbio em diversas áreas. O Programa Santander Universidades já ajudou alunos da UNESPAR a conseguir bolsas de estudo no exterior.

PILAVirtual

O PILA - Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano é um programa que tem por objetivo promover o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como acadêmicos, pesquisadores e agentes das universidades e instituições de ensino superior participantes a fim de enriquecer sua formação acadêmica, profissional e integral, bem como promover a internacionalização do ensino superior e fortalecer os laços de cooperação.

O programa se iniciou no segundo semestre de 2018, quando foi realizada a primeira mobilidade no âmbito do Programa, a partir da aliança entre a Asociación Nacional de Universidades y Instituciones de Educación Superior (ANUIES), do México, a Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), da Colombia, e o Consejo Interuniversitario Nacional (CIN), da Argentina.

Com inspiração no PILA, o PILAVirtual surgiu para promover o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação em modo virtual e busca promover internacionalização do ensino superior e o fortalecimento dos laços de cooperação acadêmica entre Colômbia, México, Argentina, Nicarágua, Brasil, Cuba, Uruguai, Chile e Paraguai. Criado em 2020 devido às condições de restrição de circulação ocasionadas pela pandemia da COVID-19, sua rede de parcerias foi ampliada em 2021 e as universidades brasileiras puderam integrar o programa por meio da ABRUEM.

Após consulta de interesse à PRPPG e à PROGRAD, a UNESPAR ingressou no programa em 2022 com o comprometimento de oferta de disciplinas para estudantes estrangeiros e da divulgação da relação de disciplinas virtuais do consórcio de 224 IES dos 9 países da América Latina e Caribe participantes do programa disponíveis, por meio da plataforma virtual, aos estudantes regularmente matriculados na UNESPAR. Assim sendo, a participação da UNESPAR no programa se dá tanto pela oferta de disciplinas da graduação e da pós-graduação para estudantes estrangeiros quanto pela inscrição de estudantes da graduação e da pós-graduação nas disciplinas ofertadas pelas IES do México, Colômbia, Argentina, Nicarágua, Cuba, Uruguai, Chile e Paraguai.

Quanto à oferta de disciplinas, é importante ressaltar que não é necessária a criação de novas disciplinas, desde que os cursos já contem, em sua programação, com disciplinas ofertadas na modalidade virtual ou híbrida, com a possiblidade de participação integral à distância, para pleno reconhecimento acadêmico na instituição de origem de estudantes estrangeiros/as.

No tocante à participação discente, qualquer estudante regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UNESPAR poderá se inscrever para as disciplinas ofertadas na plataforma do programa pelas IES estrangeiras.