Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do curso de Turismo e Negócios do campus de Apucarana participa de mobilidade internacional na Colômbia

No dia 28 de fevereiro de 2024, o estudante Gabriel Miguel da Silva, do curso de Turismo e Negócios do campus de Apucarana da Unespar, embarcou para cursar durante um semestre disciplinas do curso de “Turismo Sostenible” na Universidad Tecnológica de Pereira (UTP), em Pereira, Colômbia. A mobilidade está ocorrendo no âmbito do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA) Presencial de 2024/1. Confira como foi a experiência do Gabriel em sua primeira semana de intercâmbio.

Segundo o Gabriel, na primeira semana ele pôde conhecer um pouco da cidade de Pereira, que se mostrou ser muito bem estruturada,  receptiva e com muitas atividades para se fazer. Ademais, no processo de ambientação dentro da faculdade, o intercambista  conheceu a estrutura completa da universidade e os outros intercambistas, construindo amizades já num primeiro momento.

“O processo de ambientação na universidade foi muito lindo de se fazer pois além de ter a oportunidade de conhecer os outros intercambistas e já fazer várias amizades, consegui mergulhar de cabeça no mundo da interculturalidade de cada intercambista. A universidade é gigante e tivemos a oportunidade de conhecer cada detalhe que ela tem a nos oferecer, desde a infraestrutura até as atividades sociais que a universidade presta para a comunidade local.”

Gabriel relatou que nos primeiros dias teve receio e foi difícil se adaptar, principalmente quanto ao idioma: “As pessoas falam bem rápido, em alguns momentos tive que pedir para eles falarem devagar para eu conseguir compreender”.

De acordo com o intercambista, o curso que escolheu, “Turismo Sostenible”, é um dos maiores dentro da universidade. Gabriel conta que tanto os alunos quanto os professores foram receptivos com ele e com os outros intercambistas, auxiliando quanto aos horários e organização das salas.

“As trocas feitas nas conversas com os professores foram genuínas e me fizeram sentir seguro para pedir auxílio em qualquer coisa que eu necessitar. Creio que ainda tenho muito para viver, mas posso dizer que eu já vivi muito em uma semana!”.