Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participação do educador português José Francisco Pacheco no IV COLI (Congresso das licenciaturas)

General

Participação do educador português José Francisco Pacheco no IV COLI (Congresso das licenciaturas)

Entre os dias 22 e 25 de novembro de 2022 ocorreu, no campus de Apucarana da Unespar, a quarta edição do Congresso de Licenciaturas (COLI). O evento contou com 3 dias de atividades presenciais e uma noite de atividades remotas.

O Congresso de Licenciaturas (COLI) é um projeto de natureza científica organizado como um espaço de discussão de temas educacionais relacionados, em especial, ao que tange a assuntos concernentes à licenciatura. 

Como evento, é uma proposta que nasceu no Centro de Ciências Humanas e da Educação, da UNESPAR. Em sua 4ª edição alargou suas fronteiras e une-se à UTFPR, campus de Apucarana e à UFPR, campus de Jandaia do Sul, para estimular  ainda mais o diálogo entre diferentes cenários  sociais que se voltam para a educação, ao agenciar o contato com as distintas áreas do conhecimento.

Nesta quarta edição tivemos a participação do Professor José Francisco Pacheco, ilustre educador português, autor de numerosas obras dedicadas à Educação. Mestre em Educação pela Universidade do Porto, José Pacheco é o idealizador da Escola da Ponte, uma proposta inovadora e diferenciada, baseada em três valores fundamentais: liberdade, responsabilidade e solidariedade. Seus projetos priorizam o ensino fundamentado na autonomia dos estudantes, o que permite a valorização dos interesses comuns e individuais. A palestra foi realizada após a abertura do evento.

José Francisco de Almeida Pacheco, ilustre educador português, autor de numerosas obras dedicadas à Educação. Mestre em Educação pela Universidade do Porto, José Pacheco é o idealizador da Escola da Ponte, uma proposta inovadora e diferenciada, baseada em três valores fundamentais: liberdade, responsabilidade e solidariedade. Seus projetos priorizam o ensino fundamentado na autonomia dos estudantes, o que permite a valorização dos interesses comuns e individuais.

Coordenou o projeto "Fazer a Ponte", de 1976 a 2004 – coroado no 1º Prêmio do “Concurso Experiências Inovadoras no Ensino", promovido pelo Ministério da Educação. Ademais, foi membro do Conselho Nacional de Educação e pela sua sobressalente contribuição para uma Educação de qualidade, recebeu da Presidência da República a "Comenda da Ordem da Instrução Pública". No Brasil, acessora vários projetos para uma nova educação. Entre eles: EM Amorim Lima (SP), EE Campos Sales (SP), Projeto Âncora (SP) e CAP (DF). No IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), no quadro do Projeto Brasília 2060 - Plano Estratégico para uma Cidade Sustentável, coordenou a pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal. No MEC (Ministério da Educação) integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. Foi facilitador do Gaia Brasil, de 2009 a 2016.