Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participação do ERI/Unespar no 57º Congresso Internacional de Americanistas em julho de 2023

De 17 a 21 de julho de 2023 ocorreu a 57ª edição do Congresso Internacional de Americanistas (International Congress of Americanists – ICA 2023), na cidade de Foz do Iguaçu, região de fronteira com Argentina e Paraguai, no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC). A partir do tema central “A América e suas fronteiras: múltiplas vozes, múltiplos encontros”, docentes, estudantes e investigadores de mais de 50 países tiveram a oportunidade de socializar seus conhecimentos, intercambiar experiências e vivenciar excelentes momentos de interculturalidade, em uma das zonas mais singulares de todo o continente americano.

O ICA é o congresso mais antigo em operação, cuja primeira edição ocorreu em 1875 em Nancy (França), e é considerado um dos eventos científicos mais importantes do mundo, reunindo centenas de cientistas para o compartilhamento pesquisas em estudos multidisciplinares das Américas, incluindo antropologia, arqueologia, arte, educação, economia, geografia, história, direitos humanos, direito, filosofia, linguística, sociologia, estudos urbanos, entre outras.

A edição de 2023 do evento teve como presidente o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona, e, como secretário geral, o Prof. Marcio Fernandes (Unicentro); a Coordenação Científica foi realizada pela Prof.ª Gisele Onuki (Unespar/SETI), e a Co-Coordenação, pelo Prof. Jorge Kulemeyer (UNPA, Argentina).

A Prof.ª Dr.ª Nadia Moroz Luciani, diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar à época do evento, e a Clarisse Di Núbila, bolsista técnica do ERI, participaram do congresso como membros do Comitê Cultural do ICA, integrado também pelo Prof. Dr. Fábio Salvatti (Unila), pelo Prof. Dr. Jorge Kulemeyer (UNPA) e pela Prof.ª Dr.ª Márcia Moraes (PROEC/Unespar).

A programação cultural incluiu a apresentação musical da orquestra de salsa Herencia Latina, de Foz do Iguaçu, que conta com integrantes de diferentes países latino-americanos, na cerimônica de abertura do evento ocorrida no dia 17 de julho; a exposição de obras da artista Cleise Vidal, de Foz do Iguaçu, que ocorreu de 18 a 21 de julho; e a Conferência e Oficina “Vivências de Capoeira – Origem e evolução, ritual (cânticos, instrumentos e responsórios) e contato com a Corporeidade-Movimentos básicos”, com os mestres Kléber Galvão de Siqueira Jr e Valdenor Silva dos Santos, no dia 20 de julho.

A Clarisse Di Núbila também participou do congresso mediando uma das sessões de lançamento de livros, juntamente com a Prof.ª Dr.ª Larissa dos Santos (Unipampa), no dia 19 de julho, que contou com a apresentação dos títulos a seguir, pelos seus respectivos autores:

1. Khipu. Instrumento de gestión, memoria y poder (Lydia Fossa)
  2. Indigenous Churches: Anthropology of Christianity in Lowland South America (Elise Capredon; César Ceriani Cernadas; Opas Minna)
  3. Antropologías del cristianismo. Perspectivas situadas desde el Sur (Esteban Rozo; César Ceriani Cernadas)
  4. Diccionario Escolar del Cabécar de Chirripó (Guillermo González; Freddy Obando)
  5. Ritual dos Mortos (Florencio Rekayg Fernandes)
  6. A lenda do fogo (Florencio Rekayg Fernandes)
  7. Cinquenta tons de racismo: mestiçagem e polarização racial no Brasil (Janaína Bastos)
  8. Salesianos lingüistas en la Patagonia y Tierra del Fuego (Marisa Malvestitti; Verónica Domínguez)

Confira o site do evento e o perfil do Instagram: