Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião trata de parcerias luso-brasileiras na área da Educação Inclusiva

Reunião trata de parcerias luso-brasileiras na área da Educação Inclusiva

Os estudos da Educação Inclusiva são o foco para alavancar futuras parcerias de colaboração mútua entre o Brasil e Portugal, por meio da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e universidades portuguesas. A predisposição e primeiro passo para viabilizar a parceria aconteceu no Escritório da Reitoria da Unespar, dia 5 de dezembro, e envolveu representantes de todos os setores que têm relação com o tema no contexto da Universidade.

A coordenadora do programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), professora Roseneide Cirino, reforçou o potencial de expansão e internacionalização da pós-graduação por meio do campo de estudos da Educação Inclusiva.

Durante a reunião, o representante do Conselho Nacional de Educação de Portugal, professor David Antônio Rodrigues, destacou a importância do Profei para a disseminação da formação de mestres em Educação Inclusiva no Brasil. Rodrigues lembrou ainda do potencial da Unespar, em sua característica multicampi (sete campi ao todo, em seis municípios), para o avanço do processo de inclusão educacional brasileiro, tanto pela ampliação e democratização do acesso de professores que atuam na Educação Básica à formação em nível de pós-graduação na área, como no efeito multiplicador da produção de estudos e pesquisas que colaboram com o processo de formação continuada de docentes nesse campo de atuação.

Durante a reunião, David Antônio fez um relato sobre o alto nível dos estudos produzidos no âmbito do Profei e propôs o desenvolvimento de uma publicação internacional com pesquisas teóricas e experiências práticas no campo da Educação Inclusiva, produzidas por pesquisadores do Brasil e de Portugal.

Na coordenação da reunião estava a reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino, que ressaltou o interesse da Unespar na ampliação de ações em parceria com universidades portuguesas e, de pronto, acatou a sugestão de criar uma publicação internacional e sugeriu que fosse por meio Editora da Unespar, projeto que será iniciado em 2023.

Além da publicação conjunta, foi planejada a realização de uma visita técnica de pesquisadores e gestores brasileiros a Portugal para uma agenda de reuniões entre a Unespar e institutos de educação e universidades portuguesas. O objetivo seria expandir e criar novos programas de pós-graduação na Unespar por meio da parceria luso-brasileira.

A pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH), professora Andréa Sério, destacou a importância do trabalho do professor David no avanço conceitual dos estudos da Educação Inclusiva na perspectiva dos Direitos Humanos.

A diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI), professora Nádia Luciani, aproveitou o momento para destacar o potencial do campo de estudos da Educação Inclusiva e dos Direitos Humanos para a efetivação de novas ações em parceria internacional.

A reunião também contou com a presença do representante da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o diretor de Pós-Graduação professor André Egg.

Ao final, o professor David presenteou a Unespar com um livro de sua autoria sobre o tema da Educação Inclusiva e os Direitos Humanos.

Para concluir, Salete Sirino reiterou a vocação da Unespar, como uma universidade pública e democrática, para fortalecer conceitos e práticas inclusivas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.