Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta a chamada para submissão de artigos para a "Revista Diversidad de las Culturas" parceria entre a Universidade Federal de Goiás e a Universidad Nacional de Jujuy (Argentina)

A Revista Diversidad de las Culturas é fruto da consolidação do projeto binacional entre Argentina e Brasil por meio das Universidades UNJu e UFG. O intuito é superar as tradicionais barreiras nacionais e se abrir ao "outro" que não se encaixa nos estereótipos hegemônicos nacionais como o "carioca" para o Brasil e o "portenho" para a Argentina. A fim de articular duas realidades acadêmicas que tem em comum o pertencimento a regiões geopolíticas não-protagonistas, ou seja, localizadas longe das grandes cidades de seus países, a Revista surgiu como um espaço para representatividade de outras vivências. A primeira edição contou com a participação de pesquisadores e estudantes da UNESPAR.

Portanto, está aberta a chamada para submissão de artigos para a nova edição até 15 de março de 2022, que focará em Vínculos do patrimônio e sua gestão com o Estado e/ou diferentes expressões e setores sociais. Será especialmente apreciada a proposta de temas e casos propostos como: as interpretações da história e seus espaços no presente e no futuro, o esquecimento, os silêncios e os ausentes, as conotações dos usos da memória coletiva, a representatividade, a dignidade do cidadão e a construção da cidadania, da democracia, e o papel do poder nos grupos (des) vinculados ao patrimônio, e usos por diferentes atores / setores da sociedade.

O objetivo deste segundo número é refletir sobre a problemática do patrimônio, sua gestão e as formas como é utilizado e concebido, presentes em todas as comunidades, para ampliar as visões de diferentes disciplinas que atuam direta ou indiretamente com o patrimônio, apresentar propostas e resgatar a experiência gerada em casos particulares de estudo para a comunidade em geral, formando laços e vínculos entre os pesquisadores e o público interessados em promover e tornar acessível este tipo de investigação. Os textos devem ter entre 10 a 30 páginas, espaçamento simples, fonte Times New Roman, 12, e podem ser escritos em espanhol, bem como em português, francês, italiano ou inglês.

Sujeito às regras editoriais, serão recebidos:

• Artigos correspondentes ao tema da chamada;
  • Imagens de obras pictóricas e fotografias latino-americanas;
  • Audiovisuais relacionados com questões latino-americanas;
  • Histórias de ficção.

Informações sobre as regras editoriais no link:
Para informações adicionais entre em contato com o e-mail: diversidadcultural@unju.edu.ar