Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo de seleção para contratação de Professores do Estado do Paraná para lecionar no Estado de Utah (EUA)

General

Processo de seleção para contratação de Professores do Estado do Paraná para lecionar no Estado de Utah (EUA)

A cooperação internacional entre os Estados do Paraná e Utah (EUA) promove a contratação de professores para lecionar por até 3 anos no Ensino Fundamental nos Estados Unidos.

Acesse aqui o Edital - UTAH 2022 na íntegra e o modelo de currículo editável para inscrição.

I. Requisitos:
1.
Licenciatura em Pedagogia, Letras ou áreas afins;
2. Experiência comprovada nos 03 (três) últimos anos na função de professor do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental;
3. Proficiência em língua inglesa equivalente a B1, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. (Descrição: É capaz de compreender as questões principais, quando é utilizada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares - temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc. É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto);

4. Disponibilidade para residir no Estado de Utah por um período de até 03 (três) anos


II. Processo seletivo:
O processo seletivo é de responsabilidade do Estado de Utah, sob a gerência da Sra. Silvia Juhas – coordenadora do Programa de Educação Imersão em Língua Portuguesa, Estado de Utah, Estados Unidos, e será realizado em 03 (três) etapas eliminatórias:

1ª Etapa: Análise de documentos para a seleção dos candidatos, encaminhado via formulário de inscrição disponível em https://forms.gle/uHRrpcXEcqsGUMJV8
2ª Etapa: Entrevista em inglês, conduzida pela diretora do programa de Imersão de Língua Portuguesa do Estado de Utah, Sra. Shauna Winegar e pela Sra. Silvia Juhas.
3ª Etapa: Avaliação de uma experiência didática com alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, gravada em vídeo pelo candidato. Somente os candidatos aprovados na entrevista (2ª. Etapa) deverão enviar o vídeo de uma atividade em sala de aula.


III. Documentos exigidos:
1.
Diploma e histórico escolar de todas as titulações citadas no formulário de inscrição;
2. Currículo atualizado, em inglês (Anexo II);
3. Uma carta de apresentação pessoal, em inglês.
4. Duas a 03 cartas de apresentação, em inglês, de preferência redigida por um profissional que relate a experiência do candidato na Educação (diretor de escola, supervisor, orientador, coordenador, chefes).
5. Cópia de Carteira de trabalho, com a comprovação da experiência exigida (Experiência comprovada dos 03 (três) últimos anos na função de professor do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental). Em se tratando de funcionário público apresentar o termo de posse, com a comprovação da experiência exigida (Experiência comprovada de 03 (três) anos na função de professor do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental).

IV. Descrição do trabalho:

  •  Professor (a) de português (aulas na modalidade de imersão em língua portuguesa) para o Ensino Fundamental (1ª a 6º ano), na rede pública dos Estados Unidos, no Estado de Utah.
  • Contrato de trabalho em tempo integral, 40 horas semanais, sendo 30 horas em sala de aula e 10 horas para preparação.
  • Ano letivo tem início no mês de agosto, término em maio, com férias junho e julho.
  • O Professor selecionado deverá estar apto para o ensino das seguintes disciplinas:

1. Português
2. Matemática
3. Estudos Sociais
4. Ciências
5. Educação Física e Artes (quando necessário)

V. Condições oferecidas:
1.
Treinamento de uma semana no início do mês de Agosto/2022. Oportunidade de aperfeiçoamento profissional e proficiência em língua inglesa em uma escola americana, por meio de interação com o corpo docente da escola e comunidade.
2. Salário* padrão, de acordo com os requisitos de experiência da formação profissional e nível, conforme definido pelos distritos escolares do Estado de Utah.
*O salário não será definido até que o candidato receba uma proposta oficial de trabalho do distrito escolar.

Abaixo estão alguns exemplos de salários:
a. Bacharelado – entre $29,000 a $39,000 dólares anualmente (renda bruta)
b. Mestrado – entre $33,000 a $43,000 dólares anualmente (renda bruta)
c. Doutorado – entre $34,000 a $44,000 dólares anualmente (renda bruta)
Os salários acima referidos serão divididos mensalmente e pagos durante o ano letivo, iniciando na segunda metade do mês de setembro e finalizando na segunda metade do mês de agosto; mesmo que o ano escolar termine no final do mês de maio.

1. Plano de saúde e plano odontológico, com contribuição mensal do professor;
2. Moradia - moradia provisória em casa de uma família da escola, pelo período máximo de duas semanas; moradia permanente a critério e custo sob responsabilidade do professor, a partir da 3º semana.
3. Oportunidade de acompanhante (esposo/a e filhos) incluindo visto de trabalho em tempo parcial para o cônjuge; matrícula em escola pública no Estado de Utah, para os filhos entre as idades de 5 e 21 anos.

VI. Inscrição e prazo
1.
Todas as Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM, UEPG, UNIOESTE, UNICENTRO, UENP e UNESPAR), por meio de suas Assessorias e Escritórios de Relações Internacionais, farão a divulgação do edital e seus anexos, bem como a Superintendência-Geral de Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI), por meio de seus sites e redes sociais virtuais.
2. O formulário de inscrição e todos os documentos deverão ser enviados até o dia
25/02/2022, através do link
https://forms.gle/uHRrpcXEcqsGUMJV8
3. Não serão aceitas inscrições fora do período divulgado no cronograma.
4. Os candidatos selecionados na primeira etapa serão entrevistados de forma online em dia e horário a ser divulgado.
5. O resultado dos candidatos selecionados para a entrevista será divulgado na página eletrônica da SETI (www.seti.pr.gov.br) e nas páginas eletrônicas das assessorias e escritórios de Relações Internacionais das Universidades, mencionadas no cap. VI, item 1, segundo cronograma abaixo.

Cronograma:

Período Etapa
08/02/2022 a 25/02/2022 Início e término das inscrições e divulgação pelo site da SETI e
das Assessorias e Escritórios de Relações Internacionais das
Universidades indicadas no item VI.
28/02/2022 a 10/03/2022 Avaliação de documentos pelo Estado de Utah, EUA.
11/03/2022 Divulgação dos aprovados na 1ª etapa e que irão para entrevista (Etapa 2).
14/03/2022 a 25/03/2022 Entrevistas (Etapa 2) a partir das 14h (candidatos serão
entrevistados seguindo ordem alfabética).
28/03/2022 Divulgação dos aprovados na entrevista.
04/04/2022 Envio das aulas gravadas.
05/04/2022 a 22/04/2022  Avaliação das aulas gravadas.
25/04/2022 Resultado final, no site www.seti.pr.gov.br e nos sites das
Assessorias e escritórios de Relações Internacionais das
Universidades Estaduais do Paraná, mencionadas no item VI.


VIII. Informações Adicionais:
Os aprovados no processo seletivo deverão providenciar todos os documentos para a aquisição do visto, conforme solicitado pelo consulado americano em São Paulo.
1. *O visto J-1 abrange o candidato e sua respectiva família.
2. *Os custos da(s) passagem(s) e visto(s) devem ser providenciados pelo candidato.
3. A SETI e as instituições parceiras apoiam e auxiliam o processo de seleção, nos termos do Acordo de Cooperação Paraná-Utah, assinado em 2014 e renovado em 2018.
4. Cabe às Assessorias e Escritórios de Relações Internacionais das Universidades informadas no item VI, auxiliar com divulgação.
5. Compete à SETI auxiliar com o processo seletivo e oferecer espaços para as entrevistas e reuniões caso sejam necessários.
6. Demais informações deverão ser obtidas diretamente pelo e-mail utah.seti@gmail.com.