Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigo sobre internacionalização em casa e o trabalho das ETAs no curso de Letras Inglês de Apucarana

O presente estudo teve como objetivo avaliar a experiência com English Teaching Assistants (ETAs) da comissão Fulbright na formação de professores de inglês após o primeiro ano de execução do projeto em uma universidade estadual do Paraná fazendo uma ponte com o conceito de internacionalização em casa. A universidade em questão teve sua primeira experiência com a participação dos ETAs no curso de Letras Inglês no ano de 2018 e, ao final do referido ano aplicou-se um questionário a respeito das atividades realizadas para que os acadêmicos avaliassem-nas e assim, fosse possível planejar as ações do ano seguinte com novos ETAs. Um total de 58 alunos responderam ao questionário e, para esta investigação, focamos nas respostas a duas perguntas cujo objetivo era compreender a contribuição (se alguma), da participação das ETAs para a formação linguística e docente dos acadêmicos. Concluímos que, a maioria dos estudantes, viu uma contribuição significativa para sua formação com a participação das ETAs no curso e esta ação contribuiu fortemente para os avanços do processo de internacionalização do campus onde foi executada.

O artigo está disponível na revista Miguilim Volume 10, número 4, nov-dez 2021.