Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigos traduzidos pelo CALE/AWARD foram publicados em periódicos científicos em 2023

O Centro Acadêmico de Letramento e Escrita (CALE) da Unespar é um projeto institucional que visa a ofertar um espaço acadêmico para assessorar discentes, docentes e agentes em sua escrita científica, nas línguas inglesa, espanhola e francesa, para publicação internacional. Lançado na Unespar em 2022, o CALE é uma iniciativa do projeto AWARD - Academic Writing and Research Development, coordenado pelo prof. Dr. Ron Martinez (UFPR), com fomentos da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Governo do Estado do Paraná e da Embaixada dos Estados Unidos.

No ano de 2023, foram publicados 3 artigos que passaram pela assessoria de tradução em língua inglesa do CALE/AWARD, os quais foram escritos por docentes da Unespar em coautoria com colegas de outras instituições.

Em agosto de 2023 foi publicado o artigo First record of the heart urchin Plagiobrissus grandis (Gmelin, 1791) (Echinodermata: Echinoidea) in the coastal region of Paraná, southern Brazil / Primeiro registro do ouriço-coração Plagiobrissus grandis (Gmelin, 1791) (Echinodermata: Echinoidea) na região costeira do Paraná, sul do Brasil, na revista Papéis Avulsos de Biologia, da Universidade de São Paulo (USP), submetido por docentes que atuam no Centro de Educação, Humanidades e Ciências Biológicas do campus de Paranaguá, Prof. Dr. Pablo Damian Borges Guilherme, Prof.ª Maristela de Lima Bueno, Prof. Dr. Rafael Metri, Prof.ª Dr.ª Cassiana Baptista Metri e Prof.ª Dr.ª Yara Aparecida Garcia Tavares, em coautoria com Robin Hilbert Loose, profissional da Associação MarBrasil, de Pontal do Paraná.

Também no mês de agosto foi publicado o artigo From teacher development to teaching in Early Childhood Education: the male teaching taboo / Da formação à atuação docente na Educação Infantil: o tabu da docência masculina, em português e inglês, no periódico Ensino em Revista, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), submetido pelo egresso do Programa de Pós-graduação - Curso de Mestrado em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) do campus de Paranavaí, em coautoria com o orientador Prof. Dr. Adão Aparecido Molina, docente do Colegiado de Pedagogia e do PPIFOR do referido campus.

E no mês de setembro foi publicado o artigo Morphofunctional variations of the Echinometra lucunter (Echinoidea) on Bahia Coast, Brazil / Variações morfofuncionais do Echinometra lucunter (Echinoidea) no litoral da Bahia, Brasil, na revista estadunidense Academia Biology, da Academia.edu, submetido pela Prof.ª Dr.ª Yara Aparecida Garcia Tavares, docente do colegiado de Bacharelado em Ciências Biológicas do campus de Paranaguá, em coautoria com o Prof. Dr. Walter Ramos Pinto Cerqueira e a estudante Daniele Nascimento de Jesus, ambos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e da Natalie Petrovna Semanovschi, doutoranda da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante do Laboratório de Biologia Marinha (LABMAR) da Unespar, campus de Paranaguá.