Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Debates sobre reestruturação dos cursos continuam no próximo ano

General

Debates sobre reestruturação dos cursos continuam no próximo ano

Últimas Notícias

Debates sobre reestruturação dos cursos continuam no próximo ano

Em função da recente conjuntura que resultou nos movimentos grevistas das universidades estaduais e de ocupação de alguns campi, atividades do Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) que estavam agendadas foram suspensas. Entre elas, o IV Encontro Geral e Encontros de Cursos Afins e reuniões com docentes em todos os campi, por áreas de conhecimento e por centros de áreas.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Junior, a medida impossibilitou a continuidade da etapa de proposições dos novos PPCs dos cursos. Portanto, em documento destinado à comunidade universitária, o pró-reitor informa que os trabalhos permanecerão suspensos e serão retomados no início do próximo ano letivo. “Neste momento, a necessidade principal é a reorganização do Calendário Acadêmico, a fim de assegurar a reposição das aulas aos nossos estudantes”, destaca.

Além disso, a orientação é para que os colegiados que se organizem para cumprirem desde já a etapa interna de discussão e sistematização conceitual de seus PPC’s, a fim de prosseguir com a etapa de proposições curriculares no retorno das atividades

Programa
Iniciado em agosto de 2015, o Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da Unespar tem possibilitado debates e análises sobre os 67 cursos de graduação em encontros de estudos nos colegiados de cursos, encontros de cursos afins e de oferta única, reuniões com representantes dos grupos de trabalho e encontros gerais.

De acordo com o pró-reitor, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, o programa é fundamental para pensar os rumos da graduação na universidade. “Cada etapa tem sido construída coletivamente com a valiosa contribuição de docentes e estudantes de todos os campi em discussões específicas e gerais acompanhadas pela equipe da pró-reitoria e com a colaboração de professores externos”, detalha.

Neste período, já foram produzidos diagnósticos específicos de cada curso e outro mais geral, que detectaram as demandas da universidade como um todo, subsidiando as discussões em andamento.

registrado em: