Você está aqui: Página Inicial > PILA

PILA

PILA - Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano é um programa que tem por objetivo promover o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como acadêmicos, pesquisadores e agentes das universidades e instituições de ensino superior participantes a fim de enriquecer sua formação acadêmica, profissional e integral, bem como promover a internacionalização do ensino superior e fortalecer os laços de cooperação.

O programa se iniciou no segundo semestre de 2018, quando foi realizada a primeira mobilidade no âmbito do Programa, a partir da aliança entre a Asociación Nacional de Universidades y Instituciones de Educación Superior (ANUIES), do México, a Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), da Colombia, e o Consejo Interuniversitario Nacional (CIN), da Argentina.

Com inspiração no PILA, o PILAVirtual surgiu para promover o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação em modo virtual e busca promover internacionalização do ensino superior e o fortalecimento dos laços de cooperação acadêmica entre Colômbia, México, Argentina, Nicarágua, Brasil, Cuba, Uruguai, Chile e Paraguai. Criado em 2020 devido às condições de restrição de circulação ocasionadas pela pandemia da COVID-19, sua rede de parcerias foi ampliada em 2021 e as universidades brasileiras puderam integrar o programa por meio da ABRUEM.

Após consulta de interesse à PRPPG e à PROGRAD, a UNESPAR ingressou no programa em 2022 com o comprometimento de oferta de disciplinas para estudantes estrangeiros e da divulgação da relação de disciplinas virtuais do consórcio de 224 IES dos 9 países da América Latina e Caribe participantes do programa disponíveis, por meio da plataforma virtual, aos estudantes regularmente matriculados na UNESPAR. Assim sendo, a participação da UNESPAR no programa se dá tanto pela oferta de disciplinas da graduação e da pós-graduação para estudantes estrangeiros quanto pela inscrição de estudantes da graduação e da pós-graduação nas disciplinas ofertadas pelas IES do México, Colômbia, Argentina, Nicarágua, Cuba, Uruguai, Chile e Paraguai.

Quanto à oferta de disciplinas, é importante ressaltar que não é necessária a criação de novas disciplinas, desde que os cursos já contem, em sua programação, com disciplinas ofertadas na modalidade virtual ou híbrida, com a possiblidade de participação integral à distância, para pleno reconhecimento acadêmico na instituição de origem de estudantes estrangeiros/as.

No tocante à participação discente, qualquer estudante regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UNESPAR poderá se inscrever para as disciplinas ofertadas na plataforma do programa pelas IES estrangeiras.

Acesse as informações sobre a >>CONVOCATÓRIA PILAVirtual 2022-2<< e a >>CONVOCATÓRIA PILAVirtual 2023-1<<.

Programa PILA