Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretora do ERI/Unespar participa de evento na França

Diretora do ERI/Unespar participa de evento na França

A professora Drª. Juliane D’Almas, diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar, participou, nos dias 17 a 20 de setembro da Conferência da Associação Europeia de Educação Internacional (EAIE – European Association for International Education) em Toulouse, na França.

O evento contou com mais de 7 mil pessoas e mais de 250 universidades de todo o mundo que participaram de atividades como: workshops, palestras, plenárias, encontros entre parceiros, stands para divulgação, entre outros.

Este é um dos maiores eventos da área de educação internacional e acontece todos os anos no continente europeu, sendo o ponto de encontro de universidades, centros de estudos, empresas que trabalham com intercâmbios e agências de fomento. Ou seja, é uma oportunidade importante para estreitar relações com instituições parcerias e conseguir novas parcerias.

A Unespar esteve presente do stand da Associação Brasileira para Educação Internacional (FAUBAI) juntamente com mais de 40 outras universidades brasileiras e neste espaço, teve a oportunidade de estar disponível para divulgar a instituição e também conduzir reuniões in loco com possíveis parceiros.

Outra atividade importante foram as ações organizadas pela FAUBAI com parceiros específicos como um encontro entre a Campus France e a CAPES, onde foram divulgadas atividades em conjunto realizadas nos últimos anos entre os países e apresentadas as prospecções de parcerias para os próximos anos. Aconteceu ainda uma fala com representantes da CAPES, cujo objetivo era detalhar um novo programa de incentivo à internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, em substituição do Programa CAPES Print, o Programa CAPES Global.

Foi a primeira vez que a Unespar enviou um representante para a conferência e, de acordo com a professora Juliane, foi uma ótima chance de levar o nome da instituição para o conhecimento das universidades estrangeiras. Na ocasião, a professora conversou com representantes de universidades do Peru, México, Colômbia, Costa Rica, França, Malásia, Itália, Portugal, Holanda, Índia, África do Sul, Estados Unidos e muitos outros. Outro ponto importante destacado pela professora foi a oportunidade de socializar com as universidades brasileiras presentes no stand da FAUBAI e por meio de conversas, trocar ideias e aprender sobre práticas de internacionalização que acontecem nas demais IES, principalmente com aquelas que possuem um processo de internacionalização mais consolidado.

A diretora do ERI espera que, a partir desses encontros, sejam marcadas reuniões a fim de encontrar pontos em comum e projetos que possam levar as instituições a firmarem um termo de cooperação internacional. Sendo assim, atividades como mobilidades estudantis, docentes e de agentes, pesquisas em conjunto, grupos de estudos, visitas técnicas e demais ações poderão ser realizadas por toda a comunidade da Unespar.

O ERI agradece a reitoria pelo apoio constante aos esforços de internacionalização na nossa instituição e a aprovação para a ida a eventos de grande porte como este.

Informamos ainda que estamos sempre à disposição da comunidade acadêmica para conversarmos sobre parcerias com IES internacionais e demais atividades exercidas pelo nosso setor.