Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente da Unespar participará do4º Ciclo Internacional de videoconferencias "Quando a Ciência e a Tecnologia se cruzam com a Arte e as Letras" em 14 de novembro

Na próxima terça-feira, dia 14 de novembro de 2023, o Prof. Dr. Michel Kobelinski (UNESPAR) realizará a conferência "Historias, arte y público: oportunidades y retos" (Histórias, arte e público: oportunidades e desafios), como parte do Ciclo Internacional de videoconferencias "Quando a Ciência e a Tecnologia se cruzam com a Arte e as Letras", organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade de Évora (Portugal) e pelo Instituto de Humanidades da Universidad Nacional del Sur (Argentina).

Sinopse da conferência:

A arte pública envolve formas sensíveis e criativas de comunicação e interação com o público. Romper com a visão de que o público é um mero espectador da sua própria história e expressão artística é uma necessidade emergente.

A história pública e as artes públicas podem ajudar-nos a refletir sobre estes processos criativos, associados à arte tradicional e aos novos formatos digitais, valorizando os sujeitos do fazer, do comunicar e do interagir.

Essas artes podem surpreender as pessoas, também podem dar a impressão de inclusão e pertencimento, despertar o desejo por justiça e reparação, ou mesmo levá-las a interagir com públicos cada vez mais amplos.

As ações e mediações dos historiadores públicos, os artistas públicos e profissionais de diversas áreas do conhecimento requerem o envolvimento social e a promoção de práticas artísticas e históricas comprometidas nos espaços públicos.

Sobre o orador:

O Prof. Dr. Michel Kobelinski é doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2008) e pós-doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2014-15). Realizou pesquisas participativas (Antropologia) e desenvolveu uma coleção de objetos antropológicos (Museologia) para o Museu Regional de Iguazú (Companhia Paranaense de Energia Elétrica - COPEL, Reserva do Iguaçu-PR).

É professor titular no programa de Mestrado em História Pública (PPGHP), do campus de União da Vitória, no programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), do campus Campo Mourão. Além disso, é editor da revista Public History Weekly (Brasil). Suas pesquisas se concentram em patrimônio, museus, monumentos e comunidades.

A videoconferência será realizada pela plataforma Zoom na terça-feira, 14 de novembro, às 15h00 (horário de Brasília)

Segue Link e ID para participar da reunião:

Link: https://us02web.zoom.us/j/81773847505?pwd=dTNiMENsazBJS2xmekdFZFBWaHZ6dz09

ID da reunião: 817 7384 7505

Senha: 642324