Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ERI participou de evento da UEM e UFES sobre Internacionalização do Currículo - IoC

Na tarde de ontem (30/09) a equipe do ERI participou do workshop sobre Internacionalização do Currículo (IoC) com as palestrantes Anoek van der Berg (Universidad de Santiago – Chile) e Luciane Stallivieri (UFSC), promovido pelo Escritório de Cooperação Internacional da UEM em parceria com a UFES. As palestrantes apresentaram conceitos sobre internacionalização universitária e ressaltaram que a internacionalização começa e termina com o corpo docente. A vontade de internacionalizar deve partir de projetos e ideias de professores/as que desejam trazer perspectivas e experiências internacionais à sala de aula, encorajando o desenvolvimento do pensamento crítico e de metodologias cujo foco do ensino é o/a aluno/a. As duas palestrantes frisaram a preocupação com a formação ao apresentar um perfil de egresso com especial atenção à uma consciência global e ampla capacitação discente, citando práticas com metodologias ativas como o COIL (Collaborative Online Learning/Colaborações Internacionais Online) que têm apresentado resultados expressivos no engajamento de estudantes e favorecimento da internacionalização em tempos pandêmicos.

Desta forma, a internacionalização do currículo não deve ser associada apenas à mobilidade acadêmica tradicional, intercâmbios ou cursos de línguas, pois existem diversas outras maneiras de trazer a internacionalização para a sala de aula, a exemplo da utilização de referências bibliográficas internacionais na língua original ao invés de traduções, do uso de perspectivas internacionais acerca de conceitos desenvolvidos no Brasil, da mobilidade internacional virtual, da inclusão de disciplinas já pertencentes à grade curricular, porém ministradas em línguas estrangeiras, entre outras.

Há uma gama de possibilidades que podem fazer das universidades brasileiras ambientes mais próximos do universo acadêmico no exterior, mesmo dentro de nossas fronteiras. Assim sendo, o ERI convida a comunidade acadêmica a conhecer um pouco mais sobre o tema assistindo estas palestras e refletindo a respeito de possíveis ações de internacionalização em sala de aula e nos campi da Unespar com o objetivo de enriquecer os currículos de nossos/as estudantes e prepará-los/as para uma atuação acadêmica e profissional global.

A equipe do ERI está à disposição para auxiliar docentes e estudantes que desejem desenvolver projetos e ações que viabilizem estas oportunidades.

Confira a palestra aqui.