Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Curso de Administração participam de mobilidade internacional na Argentina

General

Estudantes do Curso de Administração participam de mobilidade internacional na Argentina

No intuito de fortalecer a internacionalização da Unespar, no dia 8 de março de 2023 os acadêmicos Karoll Depizzol (@karolldepizzol) e Luiz Victor de Morais (@luizvictormoraiss), do Curso de Administração do campus de Paranaguá, embarcaram no Aeroporto Afonso Pena, localizado a 18 km de Curitiba, rumo ao Aeroporto Internacional de Salta Martín Miguel de Güemes Salta, localizado a 10 km do centro da cidade Argentina, para realização de intercâmbio acadêmico durante um semestre na Universidade Nacional de Salta (UNSa).

A mobilidade com bolsas integrais para ambos os estudantes acontece no âmbito do Programa de Mobilidade Estudantil da Rede Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul Universitário (Zicosur Universitário), durante este primeiro semestre de 2023.

A Universidade Estadual do Paraná se responsabilizou pela aquisição das passagens de ida até a cidade Argentina e de retorno dos estudantes ao Brasil. A Universidade de Salta financiará, durante todo o período de permanência, o alojamento e a alimentação. Além disso, isentará os estudantes de todas as taxas relacionadas à atividade acadêmica, bastando a eles arcar com as despesas necessárias à obtenção do respectivo contrato de seguro de vida, acidentes, saúde e repatriamento  e outras despesas pessoais não cobertas pelo financiamento das universidades, durante o período de mobilidade.

Experiência internacional na parceira e vizinha Argentina

No dia 8 de março os estudantes foram recepcionados na cidade de Salta, Argentina, e na ocasião conheceram o Centro Histórico da cidade e os demais intercambistas do México e da Espanha. No dia 10 de março os estudantes foram recebidos pelas tutoras que integram o Departamento de Relações Internacionais, Belu Gauna e Ximena Ségon, na ocasião conheceram a UNSa e também sanaram algumas dúvidas que tinham em relação aos horários de aulas, inscrições nas matérias, projetos de extensão e demais atividades existentes no campus. No mesmo dia também conheceram os estudantes da Colômbia que estão em mobilidade na Universidade.

No dia 13 de março participaram da cerimônia de inauguração da Residência Estudantil da instituição, que pela primeira vez recebe intercambistas de diversos países como Colômbia, Espanha, Chile, México, França, Peru, China, Brasil e Noruega. Na cerimônia estavam presentes todas as autoridades da UNSa, bem como a Reitoria, a Direção de Relações Internacionais, a TV local da universidade, e coordenadores apoiadores (confira aqui um vídeo publicado pela UNSa). Na inauguração os alunos da Unespar falaram sobre o Brasil, sobre a universidade e seus projetos de extensão, bem como a UNATI, Empresa Júnior, AGITEC e outros projetos que chamaram muito a atenção das autoridades presentes, que demonstraram interesse em fortalecer ainda mais a parceria com a Unespar.

De acordo com o acadêmico Luiz Victor de Morais: “é uma honra ser um dos primeiros intercambistas a inaugurar esse local destinado para estudantes do mundo inteiro. Nessa cerimônia fomos muito bem recebidos, tive a oportunidade de apresentar folhetos que falam sobre opções turísticas da minha cidade natal, Guaratuba, e também um folheto informativo sobre a nossa capital paranaense, Curitiba. Foi um momento de conhecer a equipe administrativa da Universidade e também todos os intercambistas desse quadrimestre! Durante esses doze dias que estou aqui, já participei das disciplinas de Marketing Político e Social, Administração e Fazenda Pública, e Elementos da Ciência Política. Todos os professores até o momento foram muito flexíveis em relação ao canal de comunicação com eles e sempre dispostos a tirar qualquer dúvida, além de usar como referências, situações reais do Brasil, uma forma muito pedagógica de nos envolver na aula. Também me inscrevi no Centro de Línguas da Universidade, no curso de Inglês Intermediário-Superior. É um desafio aprender uma terceira língua que não seja pelo seu idioma nativo, mas vejo isso como uma oportunidade de desenvolver ainda mais o meu espanhol e romper limites pessoais. É uma honra representar internacionalmente a Universidade Estadual do Paraná na Argentina, tenho certeza que o conhecimento acadêmico e cultural que irei adquirir nesse intercâmbio fará a diferença na minha carreira profissional. Gratidão à Unespar por acreditar na internacionalização da educação pública, ao Escritório de Relações Internacionais da Unespar, pelo auxílio em todos os sentidos, desde o princípio, e também ao Campus de Paranaguá e ao Colegiado de Administração que apoiou essa oportunidade e nos incentivou a estar aqui nesse momento!”.

A aluna Karoll Depizzol também nos relatou como está sendo a experiência internacional: “Me inscrevi nas matérias de Marketing Social e Político, e Administração e Fazenda Pública. O que mais me chamou atenção foi que na matéria de AFP existem aulas práticas além das teóricas, o que nos proporciona um entendimento mais prático e sucinto da matéria. Todos os professores se mostraram muito acolhedores e disponíveis para sanar dúvidas, nos ajudar na interlocução da tradução e apoiar em todas as atividades. Dentro da UNSa existe um centro de línguas onde existem vários cursos de idiomas e eu escolhi fazer o francês porque, além de falar espanhol e inglês, é um idioma que me chama bastante atenção. Está sendo um desafio ter um quarto idioma inserido no meu vocabulário, pois como aqui existem pessoas de diversos países, acabamos falando todos no mesmo dia e isso é ótimo pois nos ajuda a estimular ainda mais o aprendizado. No dia 28 de  março haverá uma feira de internacionalização com vários estandes de cada país onde os alunos poderão apresentar um pouco mais de sua cultura, sobre sua universidade e outras curiosidades. Sem dúvidas essa é uma oportunidade maravilhosa que a Unespar nos ofereceu e me sinto muito honrada e orgulhosa em poder representar minha universidade mediante esse intercâmbio que será muito enriquecedor não só na minha vida acadêmica e profissional, mas na pessoal também, pois é uma miscigenação de culturas muito grande, onde todos os dias aprendemos uns com os outros sobre seus países, costumes, e também na própria Argentina que tem uma cultura muito enriquecedora”.

Reuniões de orientação antes do início da mobilidade internacional

No dia 06 de fevereiro de 2023, em formato remoto, a equipe do Escritório de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Paraná, representada pela Prof.ª Juliane D’Almas (Chefe da Divisão de Mobilidade e Convênio do ERI) e Daniel Pereira (Residente Técnico), se reuniu com os estudantes Karoll Depizzol e Luiz Victor de Morais, para orientações gerais sobre a documentação e trâmites necessários para consolidação da mobilidade internacional.

No dia 02 de março de 2023, em formato remoto, a Chefe da Divisão de Relações Internacionais da Universidade Nacional de Salta, Ximena Segón, se reuniu com a Prof.ª Juliane e com o Daniel, para alinhamento das mobilidades discentes de ambas instituições:, o envio dos dois estudantes da Unespar para a UNSa, e o recebimento pela Unespar de uma intercambista da UNSa, Valeria Gisela Borquez, no campus de Apucarana, para cursar disciplinas nos cursos de Licenciatura em Letras Espanhol, Licenciatura em Letras Português e Pedagogia.