Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento Conexão Brasil-África

Evento Conexão Brasil-África

Ocorreu nesta segunda-feira (10 de outubro de 2022) o Evento Conexão Brasil-África: Panoramas futuros para a cooperação acadêmica entre universidades brasileiras e africanas, organizado pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) da UNESPAR, com apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O evento foi 100% hibrido e ocorreu, presencialmente, no Auditório da Biblioteca Pública do Paraná  (Curitiba-PR) com transmissão para o canal ERI UNESPAR no YouTube.

O evento contou com a presença na abertura da Chefe de Gabinete da Reitoria, Profª Dra. Ivone Ceccato - representando a Reitora Profª Dra Salete Machado Sirino, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes e da Pró-Reitora de Graduação, Profª Dra. Marlete dos Anjos Silva Schaffrath.

O evento contou com duas palestras, sendo elas: Fundamentos para cooperação Sul-Sul entre as Instituições de Educação Superior no Paraná (Brasil) e em Luanda (Angola). Ministrante: Prof. Dr. Alfredo Gabriel Buza (Reitor da UniLuanda; Prof. do ISCED Luanda) e Processos e produtos a partir  da cooperação Brasil (Bahia-Paraná) e PALOP. Ministrantes: Prof.ª Jardelina Bispo do Nascimento (UNEB) e Prof.ª Catarina  Ferreira Silveira (IFBA). Contou ainda com uma mesa redonda, que contou com a participaçao dos palestrantes, da Prof.ª Dr.ª  Áurea Andrade Viana com mediação da Prof.ª Dr.ª Nadia Luciani (ERI/Unespar), onde foram apresentadas e discutidas ações de parceria entre instituições de ensino superior do Brasil e países do continente africano, bem como possibilidades de futuras ações conjuntas.

A idealização do evento é um dos resultados da participação, no 1º semestre de 2022, da Prof.ª Dr.ª Nadia Moroz Luciani, diretora do ERI/UNESPAR, do Prof. Alfredo Gabriel Buza e da Prof.ª Jardelina Bispo do Nascimento, no curso História e Filosofia do Ensino Superior na África, promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), ministrado pelo Prof. Dr. Jamisse Taimo, do Instituto de Governação, Paz e Liderança (IGPL) de Moçambique.

O evento encontra-se disponível na íntegra no canal do YouTube do ERI UNESPAR.