Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota Pública de Esclarecimento – Unespar Campus de Paranavaí

General

Nota Pública de Esclarecimento – Unespar Campus de Paranavaí

A Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí, vem a público, com o devido respeito à comunidade acadêmica e à sociedade, para esclarecer os recentes acontecimentos envolvendo as tratativas para a realização de um evento artístico em nossas dependências.

Recentemente, a direção do campus foi contatada para a locação de seu auditório. Após conversas iniciais, e antes que qualquer processo formal de contratação ou autorização fosse concluído — um procedimento padrão e indispensável para qualquer instituição pública —, o artista envolvido iniciou, de forma unilateral e precipitada, a divulgação e a suposta venda de ingressos para o evento.

Não houve, portanto, a celebração de contrato de locação do espaço com a Direção de Campus. Além do fato de que o Conselho de Campus da Unespar/Paranavaí não aprovou a locação para o referido evento no dia e horário solicitado.

Ademais, no dia em questão está programada uma ação do Curso de Educação Física do Campus, priorizando as atividades acadêmicas, que é a missão principal da Universidade.

Estranhamente, desde que não confirmada a data, o artista passou a enviar mensagens dizendo que, caso não fosse confirmada a agenda solicitada, gravaria um vídeo na terça-feira, dia 12 de agosto. Em resposta a estas ameaças, a Direção do Campus de Paranavaí, em conjunto com a Procuradoria Jurídica, no dia 11 de agosto, enviou ao artista um ofício reafirmando que: “Autorização prescinde de ato formal/contrato, o que não se tem no caso, sem prejuízo de observar que, por ser uma autarquia pública, pode recusar a realização de um show em suas instalações, dentro de sua autonomia administrativa: a decisão de permitir ou não um evento, em suas dependências, compete à administração da Instituição, que pode ter critérios próprios baseados em sua política interna, segurança, infraestrutura e outros fatores.”

Cumprindo com a sua ameaça, o artista optou por uma abordagem hostil. Utilizando suas redes sociais, passou a proferir ataques de cunho pessoal contra a diretora do campus e a incitar seus seguidores a fazerem o mesmo, o que resultou em uma série de mensagens inverídicas e ofensivas direcionadas à gestora do Campus de Paranavaí. O conteúdo demonstra sério ataque a uma mulher, servidora pública, no exercício de suas funções, buscando a desqualificar não somente como gestora, como também como profissional de enfermagem, dentre outras que beiram o assédio moral e a misoginia.

A Unespar manifesta seu total repúdio a essa conduta, pautada por ataques pessoais e pela busca de engajamento digital, contra o Campus de Paranavaí, o qual há seis décadas tem contribuído sobremaneira com o desenvolvimento de Paranavaí e de toda a região.