Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participação da Unespar na Semana da Francofonia

General

Participação da Unespar na Semana da Francofonia

Semana da Francofonia

Na missão de celebrar a riqueza em torno da pluralidade da língua e das culturas francófonas, durante todo o mês de março, em diversos lugares do mundo, é comemorada a semana da Francofonia. Dessa forma, diversas instituições culturais e de ensino organizam eventos variados, no formato presencial e remoto.

Sobre a Francofonia

A Francofonia tem como cerne o conjunto de pessoas que partilham do francês como língua comum. Sendo uma das línguas da diplomacia e do comércio, o francês é um dos idiomas mais estudados no mundo. Como reforçado por Claudia Ozon e Benjamin Teulieres na abertura oficial da Semana da Francofonia em Curitiba, estima-se que o idioma francês conta com mais de 321 milhões de falantes em 36 países que o têm como língua oficial e são mais de 90 milhões de pessoas que aprendem o idioma a cada ano. Por isso, o objetivo do mês da Francofonia, e do dia 20 de março (Dia Internacional da Francofonia) é a celebração da língua francesa e dos valores de solidariedade e de diálogo entre as culturas em todo o mundo.

Em Curitiba, em conjunto com outras 16 instituições, a Unespar promoveu a Semana da Francofonia entre os dias 20 e 29 de março. Contando com exposições, palestras, mesas-redondas, mostra de filmes e outras atividades, participantes da comunidade em geral puderam se envolver em uma experiência imersiva e cultural no idioma e na cultura, com acesso de qualquer lugar, já que os eventos foram realizados tanto no formato presencial quanto remoto.

Atividades da Semana da Francofonia no campus de Curitiba II da Unespar

O dia 20 de março, considerado o Dia Internacional da Francofonia, foi marcado pelo início das atividades da Semana da Francofonia em Curitiba, no Campus de Curitiba II da Unespar, sede Boqueirão. Com uma programação das 14h até 18h30, o evento teve início com uma fala introdutória realizada pela Coordenadora do Projeto de Extensão Atelier de Théâtre de l’Unespar/AF de Curitiba e Diretora do Escritório de Relações Internacionais da Unespar, Prof.ª Dr.ª Nadia Moroz Luciani, pela Prof.ª Dr.ª Claudia Ozon (CALEM-UTFPR) e pelo Diretor da Aliança Francesa de Curitiba, Sr. Benjamin Teulieres, que comentaram sobre a importância da Semana da Francofonia no sentido de promover um olhar culturalmente mais afetivo e imersivo à língua. Além disso, foi abordado o processo de construção e consolidação da Semana entre as instituições. Esse momento também contou com a presença da Prof.ª Dr.ª Noemi Ansay Diretora do campus de Curitiba II, do Diretor de Pós-Graduação da Unespar, Prof. Dr. André Egg e da Prof.ª Dr.ª Letizia Osório Nicoli (LabEducine/UNESPAR), curadora da Mostra de Cinema da Semana, que elaboraram sobre a importância do evento para a comunidade em geral e para a universidade em seu processo de internacionalização.

O início do evento foi marcado também pela abertura das exposições “Fragmentos de uma antiga Indochina”, com fotografias de autoria do Prof. Dr. Wagner Belinato, coordenador institucional do PFF na UEM, que registrou os países que compõem esse território que um dia pertenceu ao império francês; “Influências Francesas no Teatro Universitário em Curitiba”, exposição elaborada em parceria entre a AF de Curitiba, a Unespar e a UTFPR com painéis informativos sobre autores dramaturgos franceses e suas influências nos espetáculos produzidos pelo TUT (Teatro da UTFPR), e “Cenas cotidianas em Paris”, um conjunto de fotografias da década de 80 de autoria de Françoise Boissy e Patrick Bourdet, da série “La Mode, Les Modes, La Rue...”, focados em registrar o comportamento da moda no período, cujo acervo foi cedido pela Prof.ª Dr.ª Claudia Ozon.

Em seguida houve uma roda de conversa sobre os desafios e perspectivas para o programa Paraná Fala Francês (PFF), da qual participaram as coordenadoras do PFF em suas respectivas instituições, Prof.ª Dr.ª Denise Gabriel Witzel (UNICENTRO), Prof.ª Dr.ª Nadia Moroz Lucini (Unespar), Prof.ª Dr.ª Caroline Rodovalho (UEL) e Prof.ª Dr.ª Monica Aguiar Moreira Gaberlini (UENP). Participaram também dois professores bolsistas do PFF da UENP, Grace Walelo Mutombo e Cohovi Eudes Nandjo, originários de Benin, país francófono localizado no Oeste da África, com relatos sobre a vida em seu país de origem, a vinda ao Brasil e suas experiências ministrando aulas pelo Programa.

Na sequência, após um breve intervalo com coffee break oferecido pelo Campus de Curitiba II da Unespar, foi realizada a atividade “Prática lúdica no ensino do FLE”, ministrada pelos professores bolsistas do PFF na UNESPAR, Ingrid Islabão da Rosa e Guilherme Ramos Quinta, e a apresentação do vídeo “L’Ébloui”, sendo esse o resultado do projeto de extensão da FAP/Unespar “Atelier de Théâtre de l’Unespar/Aliança Francesa de Curitiba”, desenvolvido durante o período da pandemia.

Por fim, as atividades do dia encerraram com a apresentação e lançamento dos livros francófonos “Panorama do Teatro Francês - de Corneille a Artaud”, escrito pelo Prof. Dr. Wagner Belinato, coordenador institucional do PFF na UEM, que participou remotamente via Google Meet; “A Muda”, de Chahdortt Djavann, traduzido pela Prof.ª Dr.ª Liliane Mendonça Duarte, e “Blecaute – Luz e Teatralidade”, de Véronique Perruchon (Universidade de Lille), traduzido pela Prof.ª Dr.ª Nadia Moroz Luciani.

Abertura oficial

No dia 21 de março, foi realizada a abertura oficial da Semana da Francofonia em Curitiba, no Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sede Centro. Foi apresentada a palestra “Oportunidades acadêmicas em países francófonos”, ministrada por Representantes do Escritório do Québec em São Paulo, Wallonie-Bruxelles, UNESPAR, PFF, Universidade Federal do Paraná, Aliança Francesa de Curitiba e UTFPR. A Prof.ª Dr.ª Nadia Moroz Luciani participou representando a Unespar como diretora do ERI e coordenadora do PFF na instituição, e descreveu como a universidade promove interações com culturas francófonas a partir de relações institucionais com outras universidades francesas e canadenses, programas de mobilidade estudantil a partir do ERI e desenvolve, apesar de não possuir curso de Letras Francês, projetos de pesquisa e cooperação acadêmica na área linguística por docentes dos cursos de letras e pedagogia. A professora Nadia Moroz Luciani ainda apresentou brevemente o Programa Paraná Fala Idiomas da SETI/UEF no Estado, representando a coordenadora estadual do programa, Prof.ª Dr.ª Eliane Segati Rios.

A abertura oficial do evento e demais atividades que ocorreram neste dia foram transmitidas pelo YouTube e ficaram gravadas no Canal na UTFPR.

Mostra de Filmes da Semana da Francofonia

Como parte das atividades da Semana da Francofonia em Curitiba, a UNESPAR, em parceria com a Aliança Francesa, organizou uma mostra de filmes francófonos na Cinemateca de Curitiba cuja curadoria foi realizada pelas docentes da Unespar Prof.ª Dr.ª Solange Stecz e Prof.ª Dr.ª Letizia Nicoli. Em 22/03 foi realizada a exibição do documentário “Film, mémoire vivante de notre temps” (Québec, 2021), dirigido por Inés Toharia, que contou com a presença de representantes Consulares do Québec, Bégica, Suiça e Luxemburgo. Na noite do dia 23/03 foi exibido o documentário “Une rivière métissée” (Canadá, 2020), com direção de Julien Cadieux. Em 24/03, por sua vez, foi a vez do filme “Last Dance” (Suíça, 2022), com direção de Delphine Lehericey, sessão comentada pela Profª. Gisele Onuki (UNESPAR/SETI) e que contou com a presença da Cônsul Honorária da Suíça em Curitiba, Manuela Merki. Em 25/03, último dia da Mostra, foram exibidos os filmes “Indes galantes” (França, 2021), dirigido por Philippe Béziat, e “Inexorable” (Bélgica, 2021), dirigido por Fabrice du Welz, sendo que a primeira sessão contou com um debate sobre o filme com o Prof. André Ricardo de Souza e a Profª. Renata Noyama, ambos da Unespar.