Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participação do ERI na reunião referente à Convocatória do Programa de Mobilidade PILA 2023-2

No dia 14 de março de 2023 o Escritório de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Paraná (ERI-Unespar), representado pelo residente técnico Daniel Pereira, participou da reunião virtual referente a Convocatória 2023-2 do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA), para discutir assuntos relacionados a mobilidade discente.

Na reunião foram abordadas boas práticas na gestão da plataforma de mobilidade, além de informadas as recomendações de melhoramento sugeridas na Primeira Reunião do Programa PILA realizada em Mar del Plata, em Novembro de 2022, que foram incluídas nesta convocatória. As demais contribuições serão incorporadas a médio e longo prazo. O encontro foi gravado e será subsequentemente disponibilizado no canal da Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) no YouTube e no website PILA (www.programapila.lat) em “multimídia”.

O PILA – Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano é um programa que tem por objetivo promover o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como acadêmicos, pesquisadores e agentes das universidades e instituições de ensino superior participantes, a fim de enriquecer sua formação acadêmica, profissional e integral, bem como promover a internacionalização do ensino superior e fortalecer os laços de cooperação. Para mais informações sobre o programa: eri.unespar.edu.br/pila-1; www.programapila.lat

A Unespar participou anteriormente das Convocatórias PILAVirtual 2022-2 e 2023-1, por meio da oferta de vagas para estudantes estrangeiros/as em disciplinas da pós-graduação. Como contrapartida, nossos estudantes puderam se candidatar para cursar disciplinas nas universidades participantes do programa. Na Convocatória 2022-2 tivemos 9 estudantes aceitos, sendo 3 da pós-graduação e 6 da graduação, enquanto na Convocatória 2023-1 contamos com 11 estudantes aceitos, sendo 5 da pós-graduação e 6 da graduação.

Convocatória PILAVirtual 2-2023

A Convocatória PILAVirtual 2023-2, referente ao 2º semestre letivo de 2023, encontra-se aberta para a proposição de oferta de vagas para estudantes estrangeiros/as em disciplinas da Pós-graduação (Etapa 1), por parte dos docentes da UNESPAR, até o dia 18 de abril de 2023.

Em maio será aberta a candidatura de estudantes de graduação e pós-graduação da UNESPAR em disciplinas ofertadas por instituições de ensino superior da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Nicarágua, Paraguai e Uruguai (Etapa 2). Além disso, alunos/as das IES participantes do PILAVirtual destes países poderão se candidatar às disciplinas ofertadas pela UNESPAR na atual Convocatória. A consulta às disciplinas disponíveis poderá ser realizada a partir de 02 de maio de 2023.

Confira a notícia publicada no site do ERI acerca da Convocatória PILAVirtual 2023-2 em 24/03: https://eri.unespar.edu.br/intercambio/convocatoria-pilavirtual-2023-2/view

Fiquem atentos às mídias sociais do ERI para não perder nenhuma novidade a respeito dessa convocatória!