Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participação do ERI-Unespar no Primeiro Encontro Universitário do PILA e FIESA na Argentina

Entre os dias 14 e18 de novembro de 2022 a Profª.Drª. Juliane D'Almas, chefe da divisão de convênios e mobilidade do ERI, esteve representando o escritório no Primeiro Encontro Universitário do Programa de Intercâmbio Latinoamericano (PILA) e na Feira Internacional de Educação Superior da Argentina 2022 (FIESA).

O PILA  é um programa que tem por objetivo promover o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como acadêmicos, pesquisadores e agentes das universidades e instituições de ensino superior participantes a fim de enriquecer sua formação acadêmica, profissional e integral, bem como promover a internacionalização do ensino superior e fortalecer os laços de cooperação. O primeiro encontro do PILA aconteceu para avaliar o programa tanto na sua modalidade presencial quanto virtual e pensar as futuras ações para os próximos anos.

A FIESA tem como objetivo  projetar internacionalmente a Educação Superior, gerar redes de cooperação entre os participantes, inovar e desenvolver valores que permitam criar uma plataforma de vinculação com o mundo. A segunda edição ocorreu entre os dias 15 e 18 de novembro de 2022 na Provincia de Mar del Plata na Argentina e teve a Universidade Nacional de Mar del Plata como anfitriã. Neste espaço confluíram capacitações, seminários e mesas redondas com o principal tema sendo a internacionalização. Cooperação internacional, financiamento e projetos internacionais, redes e convênios foram alguns dos tópicos tratados na FIESA 2022.

Como representante da Unespar a Profª. Juliana  conversou com representantes de diversas instituições de ensino superior com o objetivo de reestabelecer convênios já firmados e buscar novos possíveis acordos de cooperação. Além disso a professora conversou também com estudantes  que tem interesse em realizar mobilidade acadêmica na Unespar e também esteve presente no estande da Associação Brasileira de Educação internacional (FAUBAI) para divulgar a Unespar.

Em resumo foram dois eventos de grande importância e que trazem novas oportunidades para a internacionalização universitária na Unespar, gerando novos contatos, reestabelecendo convênios já firmados e principalmente divulgando a universidade para o a América Latina e para o mundo.