Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participação do ERI/UNESPAR no Workshop Acadêmico Brasil/Japão em julho de 2023

Participação do ERI/UNESPAR no Workshop Acadêmico Brasil/Japão em julho de 2023

Entre os dias 10 e 11 de julho de 2023 aconteceu, na cidade de Curitiba, a missão japonesa organizada em parceria com a Study in Japan Global Network South America, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Universidade Federal do Paraná. Um dos objetivos desse encontro foi mostrar a possibilidades de estudantes brasileiros realizarem uma graduação ou pós-graduação em universidades japonesas.

Na abertura do evento, ocorrida na noite do dia 10 de julho, o Escritório de Relações Internacionais da UNESPAR foi representado pela então diretora, Prof.ª Dr.ª Nadia Moroz Luciani, em uma recepção na residência do Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Keiji Ramada.  Na ocasião, representantes do Governo do Paraná apresentaram o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para professores e autoridades diplomáticas japonesas.

O Escritório de Relações Internacionais da UNESPAR participou também das atividades do dia 11 de julho, representado pela Prof.ª Dr.ª Nadia Luciani, e pela bolsista técnica Geissa Franco. As atividades do dia tiveram início com uma cerimônia de abertura, e, na sequência, das 09h30 às 12h30, ocorreu o Workshop de Colaboração Acadêmica, que contou com a presença de representantes de universidades japonesas: Prof. Etsuaki Yoshida (Doshisha Business School), Prof Igor de Almeida (Kyoto University), Prof. TakemuraYasunori (Nishinippon Institute of Technology), Leon Wong (Ritsumeikan Asia Pacific University), Prof. Sengoku Yu (Shinshu University), Leonardo Brescia de Sousa Henriques (Tokyo University of Foreign Studies), Prof. Morio Takahiro (University of Tsukuba), Prof. Osamu Ohneda (University of Tsukuba), e Prof. Marcos A. Neves (University of Tsukuba). O objetivo do workshop foi a troca de experiências por meio da apresentação de projetos desenvolvidos dentro de universidades japonesas e brasileiras. A partir dessa troca foi possível discutir estratégias de internacionalização e networking para troca de informações acadêmicas.

No período da tarde do dia 11 de julho, estudantes brasileiros de diferentes universidades puderam ouvir relatos de como funciona a entrada na graduação e na pós-graduação nas universidades japonesas. Estudantes brasileiros que fizeram graduação e pós-graduação no Japão puderam trazer suas experiências pessoais e acadêmicas no Japão. Paralelo a isso, ocorria na parte de fora do auditório a feira Estude no Japão, que tinha como intuito apresentar as universidades japonesas e as possibilidades de bolsas disponíveis.