Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PEC do Espanhol aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

General

PEC do Espanhol aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

  Na tarde desta última terça feira (30/11) foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná, por nove votos a dois, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Espanhol (003/2021), que pode tornar o ensino da língua esoanhola como disciplina obrigatória na rede pública de ensino do Paraná.
  O deputado Arilson explica que o próximo passo será a criação da Comissão Especial, com cinco integrantes, para analisar o texto da PEC. “Só após aprovação na Comissão Especial é que a proposta segue para análise em plenário dos 54 deputados estaduais, que poderão sugerir emendas. A análise dessas emendas serão analisas pela Comissão Especial, que terá um prazo de dez sessões para apresentar o relatório final”, comenta.
  A professora universitária da UNESPAR Amábile Piacentine, de Apucarana e integrante do Movimento Fica Espanhol, também avalia a aprovação da admissibilidade como um avanço rumo à aprovação da PEC do Espanhol. “É uma conquista da Educação paranaense. Quem acompanha a luta sabe que não foi nada fácil chegar até aqui, agradecemos imensamente todos que, de algum modo, atuam em prol dessa causa. A educação tem o poder de transformar e aproximar pessoas e nações”, defende a professora.