Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PILAVirtual: Oportunidade de Intercâmbio Virtual para Estudantes da UNESPAR

PILAVirtual: Oportunidade de Intercâmbio Virtual para Estudantes da UNESPAR

O PILAVirtual é uma experiência aberta às instituições participantes do PILA (Programa de Intercâmbio Latino Americano) que desejam promover a internacionalização integral por meio do desenvolvimento do intercâmbio virtual de estudantes de graduação e pós-graduação.

A UNESPAR inaugura sua participação no programa na Convocatória PILAVirtual 2022-2, referente ao 2º semestre letivo de 2022, com a oferta de disciplinas da pós-graduação a estudantes estrangeiros, e com a candidatura de estudantes de graduação/pós-graduação da UNESPAR em disciplinas ofertadas por instituições de ensino superior da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Nicarágua, Paraguai e Uruguai.

A diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI), professora Nadia Luciani, salienta a importância da participação da UNESPAR no PILAVirtual para a consolidação do processo de internacionalização da universidade . Para a chefe da divisão de convênios e mobilidade do ERI, professora Juliane D’Almas, “o programa PILAVirtual é uma oportunidade para estreitar os laços com as universidades da América Latina e ainda impulsionar ações de internacionalização em casa, que aproximam a internacionalização universitária de todos os estudantes”.

Podem se candidatar ao programa os/as estudantes regularmente matriculados/as na UNESPAR (graduação e pós-graduação), e que tenham sido aprovados/as em no mínimo 20% do curso.

O prazo para envio de candidaturas a ser realizado pelos/as estudantes encerra em 06/06/2022.

Ressalta-se que os/as estudantes da UNESPAR devem seguir o procedimento de candidatura disponibilizado no site do ERI. Posteriormente, o Escritório se encarregará de encaminhar as candidaturas às instituições estrangeiras.

É importante frisar que a candidatura não garante a vaga dos/das estudantes nas disciplinas escolhidas. Cada disciplina possui um número limitado de vagas para a mobilidade virtual, sendo as instituições de ensino superior estrangeiras responsáveis por aplicar os critérios de seleção dos/das estudantes. O ERI comunicará o estudante, via e-mail, o resultado da candidatura.

As disciplinas virtuais que forem cursadas poderão constar no histórico escolar do estudante.

Para acessar as orientações para candidatura de estudantes da UNESPAR, CLIQUE AQUI.

Para consulta às disciplinas disponíveis, acesse a Plataforma do PILAVirtual (selecione Convocatoria 2022-2).

Para mais informações sobre o PILA, acesse o Site do Programa.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para mobilidade@unespar.edu.br.