Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora vinculada a programa norte-americano propicia contato e conhecimento aprofundado sobre língua inglesa à comunidade da Unespar e de Apucarana

Madeline Grasso, do estado da Geórgia (EUA), está em Apucarana desde março para desenvolver atividades relacionadas ao ensino da Língua inglesa

A professora de língua inglesa Madeline Grasso, do Estado da Geórgia (EUA), está no Brasil, mais especificamente em Apucarana, desde o dia 22 de março para atividades com estudantes da Unespar. Vinculada ao programa English Teaching Assistant (ETA) Capes-Fulbright, que tem como principal propósito aprimorar o ensino de inglês e promover a cultura estadunidense no território brasileiro, Madeline tem desenvolvido diversas atividades com estudantes de Letras Inglês e de outros cursos, como Turismo e Secretariado.

Com supervisão dos professores Juliane D’Almas (em licença-maternidade), Ana Paula Trevisani e Rogério Sáber, o maior benefício é o contato com professora nativa dos EUA e a possibilidade de aprimorar capacidade gramatical e oral da língua.

Atividades

Entre as atividades desenvolvidas, estão participação em disciplinas vinculadas a tópicos culturais estadunidenses, desenvolvimento, em parceria com a Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana, de oficinas para o aprimoramento das habilidades orais dos professores de língua inglesa da rede municipal, além de atividades bem práticas, como Conversation Club e English Talks.

O Conversation Club é um encontro semanal que oportuniza a participação de estudantes e de interessados da comunidade local em uma roda de conversa sobre tópicos gerais contemporâneos. “A ideia é viabilizar o estabelecimento de um espaço em que a conversação em língua inglesa seja a atividade central”, explica o professor Rogério Sáber, do curso de Letras Inglês do campus de Apuicarana. Essa é uma proposta que, apesar de ser focada nos alunos de Letras Inglês, estende-se a qualquer graduando da Unespar.

Já as English Talks têm como objetivo a organização de uma palestra mensal relacionada a um tópico de interesse das comunidades acadêmica e local, aberta tanto ao público interno quanto externo.

Outra contribuição da professora Madeline tem sido em reuniões de formação pedagógica organizadas pelo NRE – Núcleo Regional de Educação. Em visitas a escolas locais, a professora norte-americana tem dialogado com a comunidade escolar a respeito da cultura estadunidense e da língua inglesa. Uma delas foi ao Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, onde Madeline conversou com alunos do Ensino Fundamental II a respeito da língua inglesa. Nessa visita, inclusive, houve acompanhamento de estagiários do curso de Letras Inglês da Unespar Apucarana.

“Com apoio de nossa equipe da Unespar, as propostas desenvolvidas pela professora Madeline têm garantido benefícios ímpares às comunidades acadêmica e externa, uma vez que sua dedicada participação tem confirmado a importância da língua inglesa em nosso cenário educacional contemporâneo”, ressalta Ana Paula Trevisani, professora do curso de Letras Inglês da Unespar Apucarana.

Segundo os professores que supervisionam as atividades, a educação para a cidadania global, defendida pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar, abrange o conhecimento de idiomas estrangeiros modernos, por isso programas como da ETA Capes-Fulbright são cada vez mais bem-vindos no ambiente universitário.

Acompanhe o perfil do Instagram desse projeto, e fique por dentro das atividades: @fulbrightapucarana