Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes do Campus de Curitiba II publicam livro em inglês

Docentes do Campus de Curitiba II publicam livro em inglês

A obra dos professores da Unespar Luiz Fernando Pereira, Marcos Henrique Camargo e Solange Straube Stecz, intitulada "Arte e conhecimento: tudo a ver", foi traduzida para o inglês pela editora Austin Macauley Publishers™ com Art - The Path To Knowledge e publicada no final do mês de março de 2023.

Segundo o autor Marcos Camargo, o livro é uma feliz aglutinação das pesquisas dos três colegas. Luiz Fernando é biólogo e contribuiu com importantes insights sobre os sentidos físicos e sua ligação com o cérebro, que formaram a base da tese do livro de que o desenvolvimento dos sentidos físicos é crucial para entender mesmo os conceitos mais abstratos em disciplinas como a linguagem verbal e a matemática. Solange Stecz demonstrou, por meio de um estudo de caso sobre o cinema, que as artes são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico e do discernimento, sem os quais os estudantes não podem receber uma boa educação. O autor, por sua vez, fez uma conexão entre estética e lógica, demonstrando a interdependência entre essas formas de pensamento e conhecimento, o que implica na necessidade de aplicação das artes nas escolas e em todo o processo de aprendizagem dos estudantes.

O livro, portanto, faz uma ponte entre arte e ciência, deixando claro suas inter-relações e natureza interdisciplinar. Segundo Marcos, não foi sem desafios que o processo de tradução e publicação aconteceu, mas os editores foram capazes de encontrar soluções e a obra passa a ter um alcance internacional com essa tradução.

Parabéns aos três autores por essa conquista notável!