Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Helmut-Schmidt de bolsas de mestrado

Programa Helmut-Schmidt de bolsas de mestrado

O DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) está com inscrições abertas para o programa Helmut-Schmidt, para formação de líderes de países em desenvolvimento que desejam promover a democracia e justiça social. As bolsas de estudo são para programas de mestrado em sete universidades, com aulas ministradas em inglês ou alemão.

As bolsas de estudo cobrem 100% das mensalidades e taxas dos programas, incluem a participação em eventos e seminários, seguro-saúde, custos com viagem, moradia, pesquisa e um subsídio mensal de 931 euros, cerca de R$ 4.700.

Os bolsistas também ganham um curso de alemão. Participam do programa Helmut Schmidt as universidades: Hochschule Bonn-Rhein-Sieg, Universidade de Duisburg-Essen, Universidade de Erfurt, Universidade Otto von Guericke, Universidade Magdeburg, Universidade de Ciências Aplicadas Osnabruck, Universidade de Passau e Universidade de Potsdam.

Podem se inscrever para o programa estudantes das áreas de Proteção Social, Desenvolvimento e Governança, Políticas Públicas, Estudos de Paz e Conflitos, Gestão em Organizações Sem Fins Lucrativos, Estudos de Desenvolvimento, Governança e Políticas Públicas e Gestão Pública. Os critérios de seleção incluem desempenho acadêmico, qualidade da carta de motivação e relação com os objetivos do programa e ter experiência prática relevante.

Para se inscrever, é necessário enviar o formulário de inscrição e documentação para a universidade do programa de mestrado desejado, não ao DAAD. O formulário de inscrição deve ser preenchido em inglês ou alemão. Nele, o candidato deve indicar os cursos escolhidos e priorizar as alternativas —é possível se candidatar a, no máximo, dois programas. Os programas têm início em setembro ou outubro de 2023. Mais informações e link para a inscrição no site do DAAD (disponível aqui). As inscrições começam em 1º de junho e encerram em 31 de julho de 2022.