Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de desenvolvimento das habilidades orais em língua espanhola ofertado a docentes da rede municipal de ensino de Apucarana por meio de projeto de extensão da UNESPAR

Desde 06 de junho de 2023 está sendo ofertado o curso  “Hablando de Oralidad” aos professores de língua espanhola das escolas municipais de Apucarana, que atuam em turmas do Infantil IV ao 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de aperfeiçoar seus conhecimentos e oralidade no idioma estrangeiro. Este curso, promovido pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em parceria com a Autarquia de Educação Municipal de Apucarana (AME), está sendo ministrado pela Prof.ª Dr.ª Silvana Malavasi Huszcz, docente do Colegiado de Letras Espanhol do campus de Apucarana da UNESPAR, por meio de um projeto de extensão universitária do qual é coordenadora. As aulas ocorrem em regime quinzenal na sede da AME e serão ofertadas até o dia 21 de novembro de 2023.

Em conjunto com a Prof.ª Silvana, a estudante intercambista Valeria Gisela Borquez, da Universidad Nacional de Salta (Argentina), ministrou as três primeiras aulas. A estudante esteve na UNESPAR durante o primeiro semestre de 2023 pelo programa de mobilidade da rede Zicosur Universitário, e continuará participando do projeto de extensão, em modalidade remota, ministrando algumas das aulas.

Confira o depoimento da estudante Valeria acerca do curso ministrado: “Para nuestro primer encuentro, quisimos presentarles a los profesores un poco de la cultura argentina. Con la profesora Silvana creemos que la mejor forma de aprender una lengua es a través de los sentidos: la música, la comida, las artes, etc. Por ello, luego de presentarnos y conocernos entre todos, degustamos empanadas argentinas. A partir de esto intercambiamos opiniones y costumbres de ambos paises. Luego, escuchamos y cantamos canciones de artistas de mi país. Esto no solo generó un ambiente animado, sino que fue una manera también de practicar la pronunciación de las palabras y crear un espacio en el que conversamos sobre nuestras dudas y certezas acerca de la variaciones linguísticas del español. Me sentí muy bien al poder aportar mis conocimientos y también aprendí mucho de los profesores que, a traves de sus experiencias, plantearon los desafios que implica la enseñanza del español en las escuelas. Considero que esta experiencia fue muy importante para mi porque me permitió presentar a los profesores una parte fundamental de mí; esa dimesión cultural que todas las personas tenemos y que define nuestra identidad e historia personal. Muchísimas gracias a todos por hacer este proyecto posible.”.

Segundo a Prof.ª Silvana Malavasi, “este projeto de extensão retrata o verdadeiro papel da universidade, que é contribuir com a formação de professores de língua espanhola do município de Apucarana. Sou grata pela parceira da universidade com AME.”.