Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana da Francofonia em Curitiba de 20 a 29 de março

General

Semana da Francofonia em Curitiba de 20 a 29 de março

De 20 a 29 de março de 2023 acontece a Semana da Francofonia em Curitiba. Um evento organizado para celebrar a língua francesa e toda sua multiplicidade. Dentro da programação estão exposições, palestras, gastronomia, mesas-redondas, mostra de filmes e muito mais!

O evento é uma parceria entre Consulado da Bélgica, Consulado Honorário da França em Curitiba, Consulado Honorário de Luxemburgo no Paraná, Consulado Geral do Canadá em São Paulo, Escritório do Québec em São Paulo, Consulado Honorário da Suíça em Curitiba, Embaixada da França no Brasil, Wallonie-Bruxelles International (WBI) no Brasil, Aliança Francesa de Curitiba, Universidade Estadual do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Estadual de Maringá, Associação dos Professores de Francês do Paraná, Associação dos Professores de Francês do Rio Grande do Sul, Paraná Fala Francês, ERI - Escritório de Relações Internacionais da UNESPAR, Associação Ler.com e a Federação Brasileira de Professores de Francês.

A programação será realizada de forma online, via YouTube e Google Meet, e também presencial, em diversos espaços da cidade: UTFPR (Unidade Sete de Setembro), UFPR (Campus Reitoria), UNESPAR (Campus Curitiba II - sede Boqueirão), Cinemateca de Curitiba e na Aliança Francesa de Curitiba.

> No dia 20/03 (segunda-feira) as atividades da Semana da Francofonia ocorrerão no Campus de Curitiba II da UNESPAR, sede Boqueirão, das 14h00 às 18h30 (confira a programação nas imagens desta notícia). Serão emitidas declarações de participação.

A programação completa pode ser conferida aqui: PROGRAMAÇÃO FRANCOFONIA CURITIBA 2023

Na aba 1 é possível ver a Programação Geral organizada por horários. E na aba 2 você consegue conferir todos os detalhes de cada evento: local de realização, convidados e organizadores, links de acesso (caso o evento seja virtual).

As atividades são gratuitas e abertas ao público - com exceção dos Ateliers Gastronômicos, com vagas limitadas, cuja inscrição e pagamento será feita pela plataforma Sympla (link na tabela).

 

Saiba um pouco mais sobre o que te espera na Semana da Francofonia em Curitiba:

Atividades acadêmicas: Com uma grande variedade de temas, as atividades acadêmicas da Semana da Francofonia são direcionadas para alunos e curiosos sobre a língua francesa e sobre a francofonia. Com atividades presenciais e virtuais, você poderá assistir a aulas focadas em temas como preparação de cursos de Francês, fonética, uso de Literatura em Sala de Aula, conhecer a Suíça e a Francofonia em si. Também teremos atividades artísticas, como o “Dis-moi dix mots” e um Sarau. Ficou curioso? Acesse a programação completa para saber os horários e links de acesso.

Palestra: Quem está focado em oportunidades acadêmicas em países francófonos não pode perder a palestra que será realizada na UTFPR, com a presença de representantes do Escritório do Québec em São Paulo, Wallonie-Bruxelles, UNESPAR, Paraná Fala Francês, Universidade Federal do Paraná, Aliança Francesa de Curitiba e UTFPR. Confira data e horário na programação geral.

Cursos Gastronômicos: Se você gosta de cozinhar, não perca a chance de aprender a preparar receitas francófonas com representantes oficiais de consulados e instituições francófonas! Na cozinha pedagógica da Aliança Francesa de Curitiba, Jason Naud (Cônsul e Diretor do Escritório do Québec em São Paulo) ensinará a preparar uma Poutine, prato típico do Québec; Benjamin Teulieres (Diretor da Aliança Francesa de Curitiba) vai preparar a receita francesa Croque Monsieur; Manuela Merki (Cônsul Honorária da Suíça em Curitiba) vai fazer um Pão Trançado, típico da Suíça; e Vera Rauen Abage (Convidada da Cônsul Honorária de Luxemburgo, Andrea Vianna) vai preparar um Kniddelen, prato típico de Luxemburgo. Venha aprender e degustar essas receitas do mundo francófono! Acesse o link de inscrições na tabela.

Exposições: Dentro da programação da Semana da Francofonia será possível visitar exposições presencialmente e virtualmente! Durante o evento teremos a abertura de três exposições: “Fragmentos de Uma Antiga Indochina”, organizada por Wagner Belinato; “Influências Francesas no Teatro Universitário em Curitiba”, criada em uma parceria entre a UTFPR, UNESPAR e AF de Curitiba; e a exposição “Cenas cotidianas em Paris” disponibilizada pela Profª. Claudia Ozon. A visita virtual à exposição “Proust à la Bibliothèque François Mitterrand” será realizada pela Profª Ana Stella Duarte (APFESP), via Google Meet.

Mesas Redondas: Você poderá participar de conversas com profissionais da área, em Mesas Redondas virtuais e presenciais. Dentre os temas estão os Desafios e Perspectivas do programa Paraná Fala Francês; Prática lúdica no ensino de Francês como Língua Estrangeira; a Literatura em Francês produzida no mundo, com destaque para autores contemporâneos de Quebec: Kim Thúy e Régine Robin; a Língua, exílio e postura autoral para escritoras do Caribe francófono e as obras da brasileira Clarice Lispector traduzidas em francês. Saiba os detalhes sobre horários e formatos na programação geral.

Mostra de Filmes: Essa é para os amantes de cinema! A Aliança Francesa de Curitiba e o Curso de Cinema da Universidade Estadual do Paraná, em parceria com o Consulado da Bélgica, Consulado Geral do Canadá em São Paulo, Escritório do Québec em São Paulo, Consulado Honorário da Suíça em Curitiba e Wallonie-Bruxelles International (WBI) no Brasil, vão promover uma Mostra de Filmes Francófonos na Cinemateca de Curitiba. Será possível assistir a filmes gratuitamente, com títulos do Canadá, Québec, Suíça, França e Bélgica. Confira as datas, horários, títulos e sinopses na tabela!

E mais!

Você ainda poderá assistir ao vídeo L’Ébloui, um filme produzido como resultado do Projeto de Extensão da FAP/Unespar, em parceria com a AF de Curitiba.

Também te convidamos para prestigiar o lançamento de três livros francófonos: “Panorama do Teatro Francês”, de Corneille a Artaud – do Prof. Dr. Wagner Belinato – PFF UEM; “A muda”, de Chahdortt Djavann – com Tradução da Prof. Me. Liliane Mendonça Duarte; e “Blecaute”, de Véronique Perruchon (Universidade de Lille) – com Tradução Prof.ª Dr.ª Nadia Moroz Luciani.

Acesse a programação completa na tabela abaixo e já reserve a agenda!

PROGRAMAÇÃO FRANCOFONIA CURITIBA 2023

*Importante: Haverá certificado de participação nas atividades acadêmicas.