Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Internacionalização da Unespar 2023 ocorreu de 16 a 20 de outubro

Seminário de Internacionalização da Unespar 2023 ocorreu de 16 a 20 de outubro

Entre os dias 16 e 20 de outubro ocorreu o Seminário de Internacionalização da Unespar 2023, em modalidade online. Foram 5 dias de seminário organizado pela equipe do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar em colaboração com o Comitê de Internacionalização (COMINT).

Em cada um dos dias foram abordados temas sobre mobilidade, intercâmbio virtual, internacionalização em casa, convênios internacionais, oferta de disciplinas em língua estrangeira e programas linguísticos na Unespar. Cada sessão contou com a participação de apresentadores e convidados que apresentaram o tema proposto pela pauta e relataram suas experiências.

No primeiro dia (16) houve uma conversa sobre mobilidade estudantil, os caminhos para a mobilidade e seus impactos na vida dos estudantes. A sessão foi apresentada pela diretora do ERI, Prof.ª Dr.ª Juliane D’Almas, com mediação do residente técnico Daniel Pereira, e contou com  a participação do estudante de Licenciatura em Matemática do campus de União da Vitória, Felipe Menoncin, que compartilhou sua experiência como intercambista na Birmingham City University (BCU), no Reino Unido, no 2º semestre de 2022.

No segundo dia (17) a pauta foi sobre conceitos e exemplos de internacionalização em casa, com foco na mobilidade virtual, abordando o Programa de Intercâmbio Latino-Americano (PILA). A apresentação ficou por conta do residente técnico do ERI, Daniel Pereira, com mediação da Prof.ª Dr.ª Juliane D’Almas. Também houve relatos de três estudantes da Unespar que participaram do PILA em modalidade virtual: Fernanda Gnatta Sureck, estudante de Licenciatura em Artes Visuais do campus de Curitiba II (PILA 2023/1 e 2023/2); Etienne Jordânia Maronez Rocha, estudante de Direito do campus de Paranavaí (PILA 2023/1); e Edivana de Albuquerque Canto Volante, estudante de mestrado do PPGSeD do campus de Campo Mourão (PILA 2023/1).

O terceiro dia de seminário (18) foi dedicado aos convênios internacionais da Unespar, procedimentos para formalização, e exemplos de cooperação Sul-Sul. A sessão foi apresentada pela Prof.ª Juliane D’Almas, com mediação da  Geissa Franco, agente técnica do ERI, e contou com relatos acerca de projetos de parceria realizados e em andamento com instituições de ensino superior estrangeiras: Prof.ª Dr.ª Nadia Moroz Luciani, docente do colegiado de Artes Cênicas do campus de Curitiba II, ex-diretora do ERI, e gestora do acordo de cooperação com a Universidade de Luanda, de Angola; Prof. Dr. Michel Kobelinski, docente do PPGHP do campus de União da Vitória e do PROF HISTORIA do campus de Campo Mourão, e gestor do acordo de cooperação com a Universidade Nacional de Quilmes, da Argentina, que apresentou também sobre sua participação como membro do corpo editorial da revista científica Public History Weekly, da Universidade de Viena; e Prof.ª Dr.ª Cyntia Simioni França, docente do colegiado de História e do PROF HISTORIA do campus de Campo Mourão, e gestora do acordo de cooperação com o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, de Angola, que está em processo de formalização na Unespar.

No quarto dia de evento (19) foram discutidas as ofertas de disciplinas em línguas estrangeiras na Unespar e como elas vêm ocorrendo na universidade, abordando sobre o projeto piloto ODELE (Oferta de Disciplinas em Línguas Estrangeiras), com apresentação realizada pela Geissa Franco e mediação pelo Daniel Pereira e pela Prof.ª Dr.ª Juliane  D’Almas. Posteriormente, a sessão contou com relatos das experiências de professoras que lecionam disciplinas em língua estrangeira, bem como de estudantes que cursam essas disciplinas: Prof.ª Maria Izabel Rodrigues Tognato, que ministra a disciplina Inglês como Meio de Instrução (perspectiva do EMI) na pesquisa interdisciplinar no PPGSeD, e Clarice Bomdaruk, que cursou a disciplina no 2º semestre de 2021; e Prof.ª Nadia Luciani, que ministra a disciplina optativa de Iluminação Cênica em língua inglesa para estudantes do campus de Curitiba II, por meio do projeto piloto ODELE, e Gabriela Vieira, discente do curso de Artes Cênicas que cursa a disciplina este ano.

O último dia de seminário (20)  foi dedicado à apresentação do programa linguístico Paraná Fala Idiomas (SETI) e seus respectivos subprojetos presentes na Unespar: o Paraná Fala Inglês (PFI), Paraná Fala Francês (PFF) e Paraná Fala Espanhol (PFE). A sessão contou com apresentação realizada pela Prof.ª Dr.ª Juliane D’Almas, diretora do ERI e coordenadora pedagógica do PFI/Unespar, com mediação da Geissa Franco. Como convidados estiveram presentes os respectivos coordenadores institucionais dos programas, Prof. Gabriel Jean Sanches (PFI/Unespar), Prof.ª Nadia Luciani (PFF) e Prof.ª Silvana Malavasi (PFE/Unespar), além de estudantes dos programas, que contaram sobre suas experiências participando dos cursos: Vanis Saint Victor (PFI), estudante do curso de Administração do campus de Campo Mourão; Kaoana Santos (PFF), egressa do curso de Artes Cênicas do campus de Curitiba II (depoimento gravado); e Rosicléia Castro (PFE), mestranda do PROFEI do campus de Apucarana.

Os seminários foram transmitidos em formato de live no Canal do YouTube do ERI, com certificação para aqueles que acompanharam em tempo real. Para quem não pôde assistir nos dias, as gravações dos seminários encontram-se disponíveis no Canal do YouTube do ERI, na aba “Ao Vivo”.

Acesse o Canal do Youtube do ERI: https://www.youtube.com/@eriunespar7924