Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa do 34º Encontro da Rede Zicosur Universitário, em Campo Grande

De 4 a 6 de outubro ocorreu o 34º Encontro da Rede Zicosur Universitário, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Estiveram presentes representantes de 15 universidades que integram a rede, dentre reitores, vice-reitores e assessores de relações internacionais, incluindo a Unespar e as demais universidades estaduais do Paraná. A equipe do Escritório de Relações Internacionais participou dos 3 dias de evento, sendo representada pela Prof.ª Dr.ª Juliane D’Almas, diretora do ERI, e pela bolsista técnica Clarisse Di Núbila, que também atuou como membro da comissão organizadora do II Seminário Internacional Zicosur Universitário (SIZU).

No dia 4 ocorreu o cerimonial de abertura, que contou com uma apresentação musical e com a palavra do Prof. Dr. Marcelo Augusto Santos Turine, Reitor da UFMS, e do Prof. Dr. Miguel Sanches Neto, Presidente da Zicosur Universitário e Reitor da UEPG. Em seguida, foi realizada a reunião técnica aberta “Promovendo a Ciência Forense na Rede Zicosur: cases, desafios e cooperações internacionais”, coordenada pelo Prof. Marcio Fernandes (Unicentro) e pela Prof.ª Caroline D’Oca (UFPR). Posteriormente aconteceu a 9ª Assembleia de Assessores Internacionais, em dois momentos distintos: no período da manhã foi discutido o assunto de Mobilidade, conduzido por Ximena Segón e, no período da tarde, acerca de Boas práticas de internacionalização, mediada pela Sandra Carolina Romano Buryaile, ambas da Secretaría de Cooperación Técnica y Relaciones Internacionales da Universidad Nacional de Salta (UNSa), Argentina, e da Secretaria Permanente da rede Zicosur Universitário. Encerrando as atividades do dia, houve um ato simbólico de plantio de árvores no Bosque Central da UFMS, onde um representante de cada universidade plantou uma muda de ipê.

O dia 5 de outubro foi dedicado ao II Seminário Internacional Zicosur Universitário (SIZU), que ocorreu em conjunto com a Conferência UFMS Internacional 2023. As atividades tiveram início com uma apresentação cultural e com a palavra do reitor da UFMS. Na sequência o Presidente da Rede Zicosur Universitário realizou uma fala sobre Boas práticas de Extensão e, em seguida, houve a palestra “Ações da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU-MEC)”, proferida pela coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (MEC), Jaqueline Schultz. Posteriormente, ocorreu a exposição dos trabalhos submetidos ao II SIZU, por meio de pôsteres. Os trabalhos que representaram a Unespar foram “Práticas de Extensão e Internacionalização Universitária por meio de um projeto para ensino de língua inglesa”, da Prof.ª Drª. Juliane D’Almas (Lic. Letras Inglês, campus de Apucarana), e “Mapeamento das Artes Visuais em Curitiba”, da Prof.ª Drª. Lilian Hollanda Gassen e 93 estudantes do 1º ano (Bacharelado em Artes Visuais, campus de Curitiba I). Ambas as professoras estiveram presentes na sessão, apresentando seus respectivos pôsteres.

Sobre sua participação no evento, a Prof.ª Lilian Gassen comenta que foi uma experiência bastante importante para ela, e complementa: “Lá pude compreender as estratégias que as universidades conveniadas estão adotando para o fortalecimento do Sul Global. Igualmente importante foi ver e participar do SIZU, com o projeto de ensino, pesquisa e extensão Mapeamento das Artes Visuais em Curitiba, em que cada universidade participante mostrou 3 de seus melhores projetos extensionistas. Com essa experiência, sinto reforçadas minhas convicções no ensino superior público e nas incríveis possibilidades de intercâmbio entre as universidades latino-americanas abertas por essa experiência”.

Para a professora Juliane D’Almas a experiência significou um avanço importante nos contatos com outras instituições e o reconhecimento de um trabalho feito há alguns anos: “Poder conversar com outros docentes sobre as ações de extensão e internacionalização de meu projeto foi muito gratificante, pois pude notar interesse desses professores em replicar as ações em suas universidades, impulsionando a internacionalização e o ensino de idiomas”.

As atividades da tarde tiveram início com uma apresentação musical e, na sequência, foi ministrada a palestra “Internacionalização do percurso acadêmico: descubra quais oportunidades na França podem contribuir nessa decisão”, por Laís Cardim representante da agência de fomento Campus France no Brasil. Posteriormente, ocorreram as mesas “Gestores de Projetos Internacionais: UFMS em foco” e “Mobilidade acadêmica UFMS: relatos de experiências”, e à noite foi oferecido um jantar pela UFMS aos participantes do evento.

O dia 6, último dia de evento, foi dedicado à 34ª Plenária de Reitores. As atividades do dia novamente tiveram início com uma fala do reitor da UFMS e do Presidente da Rede Zicosur Universitário e reitor da UEPG. Em seguida, foi proferida uma palestra sobre projetos em desenvolvimento pela Itaipu Binacional e, na sequência, ocorreu a Plenária, da qual a Prof.ª Juliane D’Almas, diretora do ERI/Unespar, participou representando a reitora Salete Machado Sirino. Na ocasião a Universidade Federal da Grande Dourados foi apresentada para unir-se à Rede, e teve sua adesão aceita. Além disso, foi definido que o 35º Encontro da Rede Zicosur Universitário ocorrerá em abril de 2024, na Universidad Nacional de Salta (UNSa), Argentina.

A participação da Unespar no 34º Encontro foi de grande importância para impulsionar novos projetos, novas parcerias e consolidar ações já realizadas, como a mobilidade presencial que ocorreu entre a Unespar e a Universidad Nacional de Salta em 2023.

* Créditos das fotos 4, 8, 9 10 e 11: Domitila González (ERI UEPG).