Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNESPAR participou da 33ª Plenária da Rede Zicosur Universitário

UNESPAR participou da 33ª Plenária da Rede Zicosur Universitário

A UNESPAR esteve presente na 33ª Plenária de Reitores e Assembleia de Assessores Internacionais da Rede Zicosur Universitário, representada pela Diretora do Escritório de Relações Internacionais da UNESPAR, Prof.ª Dr.ª Nadia Moroz Luciani, e a reitora da UNESPAR, Prof.ª Dr.ª Salete Machado Sirino. O evento foi sediado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Foz do Iguaçu, e na Universidad Nacional del Este (UNE), no Paraguai, e reuniu representantes de universidades do Brasil, Argentina e com o objetivo de alinhar e definir os novos rumos da Rede. A Prof.ª Dr.ª Gisele Miyoko Onuki, ex-diretora do ERI e docente da UNESPAR, também esteve presente acompanhando o Coordenador de Internacionalização da SETI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Sr. Paulo Afonso Schmidt.

No primeiro dia de evento, dia 16 de março de 2023, foi realizada a Assembleia de Assessores Internacionais, ocorrida na UNIOESTE e conduzida pela Prof.ª Dr.ª Sulany Silveira dos Santos, diretora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Secretária Interina da atual gestão da Rede Zicosur Universitário, cujo Presidente é o reitor da referida universidade, Prof. Dr. Miguel Sanchez Neto. Nela estiveram presentes a Prof.ª Dr.ª Nadia Moroz Luciani e a Prof.ª Dr.ª Gisele Miyoko Onuki.

Compondo a mesa de abertura do evento estavam o Presidente e a Secretária Interina da Rede Zicosur (UEPG), o Coordenador de Relações Internacionais e Interinstitucionais da SETI/PR, o Diretor Geral de Relações Públicas e Interinstitucionais da Reitoria da UNE, Prof. Abg. Ronald Miguel Villalba Aguilera, e o Assessor Chefe de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIOESTE, Prof. Dr. Rafael Matiello, representando o reitor da referida Universidade. A Assembleia foi transmitida pelo YouTube e acompanhada remotamente pelos demais integrantes da equipe do ERI/UNESPAR.

No dia 17 de março, por sua vez, ocorreu a Plenária de Reitores, que contou com a presença, entre demais reitores e reitoras das universidades integrantes da rede, da reitora da UNESPAR, Prof.ª Dr.ª Salete Machado Sirino, além da Diretora do ERI. Durante o evento foram discutidos projetos futuros de mobilidade e parcerias interinstitucionais, estratégias de condução e gerenciamento da rede e outras ações relacionadas ao Zicosur Universitário.

Em sua fala na Plenária de Reitores, a reitora salientou as características da Unespar como instituição multicampi distribuída por todo o estado, as recentes mobilidades estudantis entre a Unespar e a Universidade de Salta e a importância da rede para as parcerias da Unespar com as universidades da América Latina em seu processo de internacionalização, que conta com total apoio da atual gestão da universidade.

De acordo com Prof.ª Dr.ª Nadia Luciani, “a participação na Rede Zicosur Universitário tem importância fundamental para o processo de internacionalização da Unespar, principalmente no que diz respeito às Conexões Sul-Sul e a cooperação com instituições de ensino superior dos países da América Latina, que se fortalece e se consolida cada vez mais nos encontros presenciais da Plenária de Reitores/as e Reunião dos/as Assessores/as Internacionais das IES integrantes da rede”. Segundo Paulo Schmidt, “os avanços da Rede Zicosur Universitário e o seu desenvolvimento pela participação ativa das Universidades integrantes da rede representam oportunidades e estímulos crescentes ao fortalecimento do trabalho de docentes e pesquisadores, produzindo também uma conexão de grande importância da pesquisa e da extensão aos projetos de desenvolvimento da região Centro-Oeste da América do Sul”.

* Créditos das fotografias 1-5, 8 e 9: Jéssica Natal