Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Viagem Acadêmica Internacional: Córdoba-Argentina, em julho de 2023

Viagem Acadêmica Internacional: Córdoba-Argentina, em julho de 2023

De 07 a 16 de julho ocorreu a Viagem Acadêmica Internacional: Córdoba-Argentina, um projeto de extensão idealizado pela Prof.ª Dr.ª Amabile Piacentine Drogui  e  coordenado pela Prof.ª Dr.ª Silvana Malavasi Huszcz, docentes do colegiado de Letras Espanhol do campus de Apucarana, realizado em parceria com a Universidad Nacional de Córdoba.

O projeto contemplou 3 oficinas destinadas à formação linguístico-cultural em espanhol, de 10 a 14 de julho, com carga horária total de 30 horas, ofertadas pelas professoras Elisa Verónica Segui e Fanny Bierbrauer, da Universidad Nacional de Córdoba (1. El español argentino, 2. Elementos gramaticales del español, e 3. Aspectos culturales de Argentina), que contou também com visitas guiadas a museus, patrimônios públicos e pontos turísticos da cidade. Participaram dessas atividades professores, estudantes e egressos/as do curso de Letras Espanhol da UNESPAR, membros da comunidade interna de outros cursos e setores professores de Língua Espanhola que atuam na Educação Básica, dentre eles professores da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana, e também membros da comunidade externa, totalizando 34 pessoas.

Além disso, as professoras da UNESPAR, Prof.ª Dr.ª Patricia Ormastroni Iagallo, docente do colegiado Letras Português do campus de Apucarana, e a Prof.ª Dr.ª Silvana Malavasi Huszcz ministraram oficinas para argentinos que estudam português como língua estrangeira, sendo eles alunos da “Facultad de lenguas” e da “Escuela Superior de Comercio Manuel Belgrano” (ESCMB) da Universidade Nacional de Córdoba. O projeto contou também com a participação de discentes da UNESPAR que atuaram como monitores e também de dois estudantes que realizaram uma apresentação artística no primeiro dia de aula, Eduardo Tosatto da Matta (voz), do curso de Letras Espanhol, e Alana Morial da Silva (violão), do curso de Letras Português, ambos do campus de Apucarana. Na aula de encerramento, os estudantes argentinos puderam aprender e vivenciar uma das celebrações típicas da cultura brasileira, a Festa Junina, participando da organização, dançando e degustando comidas típicas.

Além das atividades de ensino, no dia 12 de agosto as professoras Elisa Verónica Segui e Fanny Bierbrauer, representantes da Comissão de Intercâmbio da ESCMB, reuniram-se com a Prof.ª Silvana Malavasi e com a agente técnica do Escritório de Relações Internacionais da UNESPAR, Clarisse Di Núbila, para discutir sobre possibilidades de parcerias futuras e procedimentos para formalização de um convênio específico entre as instituições.