Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Bolsa de estudos para participar do “Summer Student Programme” na CERN em Genebra, Suíça

General

Bolsa de estudos para participar do “Summer Student Programme” na CERN em Genebra, Suíça

A Organização Internacional Ítalo - Latino-Americana (IILA) está ofertando bolsa de estudos a cidadão latino-americano para participação no "Summer Student Programme" da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN) em 2024. As inscrições devem ser realizadas até 31 de janeiro de 2024.

A vaga é dedicada a estudante de bacharelado ou mestrado em Física, Engenharia, Ciência da Computação ou Matemática. O selecionado realizará um estágio na Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), onde físicos e engenheiros estão investigando a estrutura fundamental do universo.

Saiba mais sobre a CERN em home.cern.

Durante um período de 8 semanas (de junho a setembro de 2024), o selecionado trabalhará em um projeto técnico avançado em uma equipe experimental ou de engenharia. Além disso, o estagiário poderá assistir a aulas ministradas por especialistas e cientistas de todo o mundo, sobre uma ampla gama de tópicos nas áreas de física de partículas teórica e experimental, engenharia e computação.

O programa também prevê visitas às instalações do CERN, bem como sessões de discussão e workshops. Saiba mais na página de informações do Summer Student. Ao final do programa, é esperado que o bolsista apresente um breve relatório sobre o trabalho e projeto que desenvolveu durante o estágio no CERN.

A bolsa de estudos a ser concedida pela Organização Internacional Ítalo - Latino-Americana (IILA) tem valor aproximado de 7 mil francos suíços (cerca de 7,3 mil euros) e prevê: (i) ajuda de custo para acomodação e alimentação; (ii) seguro-saúde; e (iii) 1436 francos suíços para custear passagens. A CERN oferecerá aos estudantes: contrato de associação de 8 semanas para trabalhar em projeto técnico avançado; programa de palestras de física e de tecnologia da informação; e informações sobre acomodação.

Requisitos:

  • Estudante de licenciatura ou mestrado (não doutoramento) em Física, Engenharia, Ciências da Computação ou Matemática

  • Deverá ter concluído, até ao Verão Europeu de 2024, pelo menos 6 semestres de estudos a tempo integral na área, a nível universitário.

  • O estagiário continuará registrado como estudante durante sua estadia no CERN. Assim, aqueles que pretendem se formar durante o verão europeu de 2024 (a partir de maio), também podem se inscrever.

  • Não ter trabalhado no CERN antes com qualquer outro status (Estudante Técnico, Estagiário, Usuário ou outro status) por mais de 3 meses e não ter sido um Estudante de Verão no CERN.

  • Ter bom conhecimento da língua inglesa (conhecimentos de francês são considerados uma vantagem).

 

Inscrição:

Para a inscrição, o candidato deverá anexar: currículo, cópia de histórico escolar recente e duas cartas de recomendação de professores ou de supervisores de estágios anteriores, com validade de até 12 meses.

Assim que a inscrição for enviada, será enviado um e-mail de confirmação que contém um link.

As inscrições estão abertas até 31 de janeiro de 2024, às 10h (horário de Brasília).


Mais informações e link de inscrição disponíveis em: https://www.smartrecruiters.com/CERN/743999941597816-cern-summer-student-programme-2024-member-and-non-member-state-