Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Bolsa para trabalho remoto sobre direitos da população afrodescendente

General

Bolsa para trabalho remoto sobre direitos da população afrodescendente

A Organização dos Estados Americanos (OEA) congrega os 35 Estados independentes das Américas e constitui um dos principais fóruns governamentais políticos, jurídicos e sociais do mundo, com o objetivo de alcançar uma ordem de paz e de justiça, promover a solidariedade, intensificar a colaboração e defender a soberania, integridade territorial e independência do continente. 

A Comissión Interamericana de Derechos Humanos (CIDH), departamento responsável pela promoção e proteção dos direitos humanos no continente americano, está oferecendo um bolsa para trabalhar de forma remota na Relatoria sobre os Direitos das pessoas Afrodescendentes e contra a Discriminação Racial. A data limite para a inscrição no processo seletivo é 21 de abril de 2023. A duração da bolsa será de 11 meses, iniciando no dia 1 de maio de 2023 e finalizando em 31 de março de 2024. O valor contemplado pela bolsa é de US$3,200.00 mensais durante o período de duração do programa. 

O objetivo do programa é oferecer a jovens afrodescendentes, profissionais das áreas de direito, ciência política, relações internacionais e outras ciências sociais, a oportunidade de conhecer e aplicar os métodos de proteção do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na área de direitos das pessoas afrodescentes e eliminação de discriminação racial. 

A pessoa contemplada pela bolsa apoiará o trabalho da Relatoria sobre os Direitos das pessoas Afrodescendentes e contra a Discriminação Racial da CIDH, com supervisão de especialistas e coordernação da área, e ao final do período da bolsa deverá apresentar um relatório detalhando sobre as atividades realizadas. 

Os requisitos necessários para a participação no programa são:

  1. Ser cidadão/ã de um dos Estados Membros da OEA;
  2. Contar com diploma em uma das áreas de Direito, Ciência Política, Relações Internacionais ou outras Ciências Sociais, em uma universidade oficialmente acreditada;
  3. Possuir fluência em pelo menos 2 idiomas dos 4 oficiais da OEA (Espanhol, Inglês, Francês e Português);
  4. Ter recebido seu diploma dentro dos últimos sete anos;
  5. Possuir experiência profissional/acadêmica comprovada na área de direitos humanos, preferencialmente na área de grupos étnico-raciais;
  6. Contar com os equipamentos e serviços tecnológicos necessários para a realização dos trabalhos de maneira remota, incluindo uma conexão estável com a internet que permita a realização de videochamadas. 

Para mais informações sobre o programa de bolsas e acesso ao formulário de inscrição, acesse o link oficial da oportunidade: https://www.oas.org/es/cidh/jsForm/?File=/es/cidh/empleos/becas/2023/afro.asp

Prazo para inscrição: 21 de abril de 2023