Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Bolsas para Mestrado e Doutorado promovidas pela OEA com prazo de inscrição até 22 de março de 2024

A Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou o edital que permite que estudantes brasileiros, matriculados ou interessados em cursar mestrado e doutorado em universidades de outros países do continente, se candidatem a bolsas de estudo. Os mestrados e doutorados devem ter início entre 01/01/2024 e 31/12/2024.

No processo de seleção deste ano, os bolsistas poderão candidatar-se a cursos em tempo integral, exceto para as áreas de Ciências Médicas e de aprendizagem de idiomas, realizados de maneira presencial, virtual ou mista. De acordo com a OEA, será dada preferência à solicitação de bolsas para estudos a distância.

Bolsa

O valor máximo da bolsa é de USD 10.000,00/ano, benefício que poderá ser utilizado para:

• Mensalidades e taxas obrigatórias
  • Seguro saúde
  • Subsídio complementar mensal de subsistência
  • Passagem aérea de ida e volta
  • Subsídio anual de livros

Requisitos para Candidatura

• Ser cidadão ou residente permanente de um Estado Membro da OEA, incluindo o Brasil
  • Possuir competência linguística no idioma do programa e país de estudo.
  • Ter obtido o primeiro diploma universitário (curso superior) no momento da candidatura à bolsa.
  • Ter uma média de notas (GPA) acima do padrão mínimo exigido pela universidade.
  • Estar em boa saúde física e mental que permita concluir o programa com sucesso.

Na primeira fase da seleção, a pedido da OEA, três candidatos serão pré-selecionados pela Divisão de Cooperação Educacional do Ministério das Relações Exteriores (DCE/MRE). A escolha final será por um desses três nomes, a critério da OEA, no segundo semestre de 2024.

Inscrições

Para se inscrever, os interessados deverão preencher o formulário e fazer o "upload" da documentação no sistema online da OEA.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE

Após essa primeira etapa, o candidato deverá enviar, para o endereço eletrônico "", até 22 de março de 2024, versões escaneadas do formulário de inscrição datado e assinado, das duas cartas de recomendação e dos demais documentos (diploma, certificados de notas, comprovante de matrícula ou carta de admissão, curriculum vitae de até duas páginas e identidade oficial). O título da mensagem deverá dizer "Candidatura OEA 2024".

*Recomenda-se o preenchimento do formulário de inscrição no idioma em que pretendem estudar. Os demais documentos podem estar em qualquer dos idiomas oficiais da OEA, inclusive português.

Resultado

A OEA prevê a divulgação do resultado final no segundo semestre de 2024, no seguinte endereço: www.oas.org/es/becas.

Mais informações procedimentais podem ser encontradas nos seguintes links:

EDITAL COMPLETO EM INGLÊS

EDITAL COMPLETO EM ESPANHOL