Você está aqui: Página Inicial > Oportunidades > Chamada para submissão de artigos, imagens, fotografias, audiovisuais e histórias de ficção para a “Revista Diversidad de las Culturas” aberta até 15 de novembro

A revista Diversidad de las Culturas, parceria entre a Universidade Federal de Goiás e a Universidad Nacional de Jujuy (Argentina), convida a comunidade a contribuir para sua nova edição (2023/2), organizada por Sabrina Costa Braga (Universidade Federal de Goiás), Vinícius Bivar (Freie Universität Berlin) e Murilo Gonçalves (Universidade Federal de Goiás). O objetivo é reunir colaborações em torno do tema “Ditaduras na América Latina: história, historiografia e memória”.

Os estudos sobre os regimes ditatoriais na América Latina durante o século XX apresentam uma considerável variedade de reflexões que procuram pensar não apenas as especificidades nacionais, mas também seus impactos regionais e globais, valendo-se de abordagens comparadas ou transnacionais, as quais permitem identificar semelhanças em relação tanto aos regimes ditatoriais instaurados como às políticas de memória implantadas nos processos de redemocratização. Mesmo décadas após o fim das ditaduras, a consolidação democrática ainda se revela como um desafio para a região, o que reitera a temática como atual e necessária, a despeito dos muitos estudos já empreendidos. A necessidade de continuar a explorar esse contexto histórico se torna inegável diante do avanço recente e em escala global de uma extrema direita que recorre, muitas vezes, ao ideário dessas ditaduras. Assim, tratar da história e memória da contemporaneidade latino-americana é essencial para que pensemos as vias da própria construção (ou reconstrução) dessas democracias, bem como seus limites e impasses.

Com isso em mente, o dossiê pretende acolher trabalhos em espanhol, português e inglês advindos de pesquisas que procurem apresentar novos problemas e abordagens sobre esse conturbado período da história latino-americana. Assim, o objetivo é reunir pesquisadores de diferentes domínios das humanidades que se
dediquem ao estudo da história e da memória recente das diversas ditaduras latino-americanas. Tópicos e abordagens de interesse neste dossiê incluem, mas não estão limitados a: história da historiografia (por exemplo, as diferentes gerações e fases da historiografia, com suas abordagens e perspectivas particulares etc.), história dos
conceitos e das ideias (como, por exemplo, os conceitos de crise, golpe, revolução, democracia, ditadura etc.), estudos sobre memória, esquecimento e trauma (ligados, dentre outros, aos temas dos testemunhos, das políticas de memória, bem como das produções artísticas e das relações entre história e psicologia e psicanálise
etc.), história dos intelectuais (como, por exemplo, a relação entre intelectuais e Estado), estudos sobre arquivo (os diversos acervos das ditaduras e as lutas pelo acesso à informação), história comparada (em suas diversas escalas: regional, nacional e global), estudos sobre a tribunalização e a judicialização da história (com as comissões de justiça e verdade e os tribunais internacionais de crimes de violação dos direitos humanos) entre outros.

Sujeito às regras editoriais, serão recebidos:

*Artigos correspondentes ao tema da chamada (não exclusivos de outros temas).

*Imagens de obras pictóricas e fotografias latino-americanas.

*Audiovisuais relacionados com questões latino-americanas.

*Histórias de ficção.

Os textos devem ter entre 10 a 30 páginas, espaçamento simples, fonte Times New Roman, 12, e podem ser escritos em espanhol, português, francês, italiano ou inglês.

Para mais informações sobre normas editoriais, clique no link a seguir:

Prazo final para envio de originais: 15 de novembro de 2023

Para mais informações, entrar em contato pelos e-mails: / /